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Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de comunicação e cultura nas organizações, julgue os itens a seguir.
No composto da comunicação integrada, as relações públicas se ocupam especificamente da comunicação massiva em larga escala para promover a troca de produtos e serviços entre produtor e consumidor.
A pauta é um conjunto de assuntos que uma editoria está cobrindo para determinada edição do jornal como a série de indicações transmitidas ao repórter, não apenas para situá-lo sobre algum tema, mas, principalmente, para orientá-lo sobre os ângulos a explorar na notícia. Ou, nas palavras de um conhecido pauteiro da imprensa carioca: No começo de tudo, está a pauta. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na redação da notícia, o jornalista deve recorrer ao discurso das fontes antes de publicá-la como forma de garantir a objetividade e a imparcialidade indispensáveis à prática do jornalismo contemporâneo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.
No âmbito institucional, os assessores de imprensa exercem a função de promotores de notícia, ou seja, tentam promover a publicação de notícias que favoreçam a imagem da instituição que representam. Para obter êxito nessa tarefa, uma rede eficiente de relacionamento com jornalistas e editores de veículos convencionais é imprescindível.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de relações públicas, planejamento, técnicas e ferramentas, julgue os itens que se seguem.
Entre outras, as funções de relações públicas incluem a de mediadoras entre os interesses da organização e os interesses dos públicos estratégicos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Valéria Castro Lopes utiliza a tipologia de Ernest para classificar as empresas com forte comunicação e suscetíveis às necessidades e aos interesses de funcionários e consumidores e as empresas inábeis nas relações com os empregados e clientes. Do cruzamento dessas duas dimensões, a tipologia para a cultura organizacional que é reativa e não-participativa denomina-se
empresarial.
sistematizada
interativa.
integrada
alternativa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.
Entre as atribuições de assessoria de imprensa estão o acompanhamento de entrevistas e o apoio à divulgação de eventos corporativos/organizacionais. Em ambos os casos, as atividades são exclusivas de profissionais da área de marketing pessoal, os quais devem, obrigatoriamente, integrar a equipe da assessoria de imprensa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de relações públicas, planejamento, técnicas e ferramentas, julgue os itens que se seguem.
A comunicação dirigida é frequentemente utilizada pelas relações públicas para atingir grupos heterogêneos e não identificados.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Apontado como um dos pais fundadores da pesquisa em comunicação, Paul Lazarsfeld
identificou as funções básicas da comunicação, estabelecendo um modelo que se tornou um paradigma da área (Quem, diz o quê, em que canal, a quem, com que efeito?)
dedicou-se ao estudo das audiências dos meios de comunicação de massa, à caracterização dos efeitos e processos de formação da opinião pública
desenvolveu estudos sobre a comunicação em pequenos grupos e sobre líderes de opinião
trabalhou com pesquisas experimentais sobre influências e mudanças de atitude
escreveu uma espécie de enciclopédia sobre o jornalismo (conhecida como teoria do diário)
Com base nessas afirmações, julgue os itens de 64 a 70.
Para entender as notícias em toda a sua complexidade de formas simbólicas, é desnecessário compreender o papel das fontes de informação e sua relação com os jornalistas, visto que o mais relevante é o produto final.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.
Caso uma assessoria de imprensa prepare um documento escrito com um elenco de 20 temas com potencial para tratamento jornalístico e o distribua aos jornalistas dos principais veículos de circulação nacional e local, esse documento caracterizará o chamado plano de divulgação jornalística.
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