Questões de Comunicação Social

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O planejamento de comunicação de uma organização deve situar a organização na sociedade e no contexto em que está inserida. A partir deste diagnóstico, relaciona-se com seus agentes ou grupos (internos e externos), ou seja, os públicos, a opinião pública e a sociedade. As propostas deste planejamento devem considerar o uso de um mix de comunicação organizacional integrada formado por

  • A. definição de produto, preço, praça e promoção.
  • B. objetivos de neuromarketing, endomarketing, promoção e merchandising.
  • C. previsão de cobertura, frequência, intensidade e continuidade.
  • D. comunicação administrativa, interna, institucional e mercadológica.
  • E. reconhecimento de fatos, formas de relatar, organização do trabalho e publicação.

Na maioria das vezes, o produtor de telejornal está subordinado às chefias de reportagens e edição, tendo um destacado papel na realização das matérias. Em sua rotina diária na realização de pautas sua função compreende a

  • A. pesquisa, levantamento de informações e agendamento de reportagens externas.
  • B. redação do teaser da matéria que será veiculada no telejornal.
  • C. operação da câmera nas reportagens externas realizadas pelos repórteres.
  • D. operação da câmera somente nas reportagens realizadas no estúdio.
  • E. elaboração da apresentação dos standups nos telejornais noturnos.

O maior investimento que uma organização pode fazer para minimizar o efeito de crises junto à opinião pública, através da empresa, consiste em:

  • A. melhorar os procedimentos operacionais para que não haja falhas nos processos da organização;
  • B. estabelecer uma política que centralize as informações em um setor específico de comunicação;
  • C. realizar um treinamento específico para crises com o corpo técnico-gerencial;
  • D. fazer uma pesquisa de imagem regular para orientar as publicações institucionais da organização;
  • E. manter um bom relacionamento profissional entre a assessoria de imprensa com os jornalistas dos veículos externos.

Para Figueiredo e Cervellini, a opinião pública pode ser entendida como “todo fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito a toda a sociedade), esteja sendo expresso publicamente, seja por sujeitos individuais em situações diversas, seja em manifestações coletivas”.

A partir dessa perspectiva, é correto afirmar que a opinião pública

  • A. pode ser expressa individualmente, mas deve refletir a opinião de um grupo.
  • B. pode versar sobre qualquer assunto independente de sua relevância.
  • C. não necessita de visibilidade nem de ser expressa publicamente.
  • D. é o somatório de diversas opiniões individuais aferidas por pesquisas de opinião.
  • E. pode se constituir por meio do debate público ou por uma crença individual não manifesta.

Considere as afirmações abaixo sobre o jornalismo digital.

I. Para fazer sucesso, não é suficiente que uma reportagem seja boa; ela também precisa ser publicada no horário certo.

II. Os relatórios de audiência são importantes, mas não apresentam grande influência no que será publicado no site.

III. A arquitetura da informação mostra em que área do site devem ser publicados os vários tipos de matérias.

IV. É necessário saber por que determinada seção está disposta naquele espaço da tela.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. III e II, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

No trato da informação produzida por instituições públicas, é facultativo disponibilizar na internet, em tempo real, informações

  • A. concernentes a procedimentos licitatórios, editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados.
  • B. sobre competências, estrutura organizacional, endereços, telefones e horários de atendimento ao público.
  • C. relativas à execução orçamentária e financeira em municípios com menos de dez mil habitantes.
  • D. de dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades públicas.
  • E. sobre respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

Como recurso usado por uma organização pública, este canal corporativo tem como finalidade integrar serviços e informações, disponíveis apenas internamente, para promover acesso externo, também inclui conexão a servidor de e-mails, comunicadores via web, consulta a documentos, busca com operadores booleanos, interatividade com setores específicos etc. Esta é a definição de

  • A. website.
  • B. portal.
  • C. mídia social.
  • D. help desk.
  • E. digital call center.

Uma instituição pública que decida atuar nas redes sociais digitais deve atentar para os seguintes procedimentos:

I. O analista de mídias sociais não pode polemizar com o público com o qual a instituição se relaciona pela internet. Todas respostas devem ser elaboradas de forma neutra e postadas mediante aprovação do setor responsável por tratar do respectivo tema.

II. Quando o analista de mídias sociais não tiver a resposta solicitada de imediato deve pesquisar e somente depois de obter uma informação satisfatória responder ao internauta. Nenhum retorno deve ser dado ao público antes disso.

III. Uma mensagem enviada por um internauta pode ser usada nas campanhas da organização, desde que se obtenha autorização do seu autor.

IV. Se um internauta solicitar via rede social um serviço disponível no site, deve-se encaminhar a mensagem ao setor responsável e fornecer ao remetente da mensagem o link adequado para obter o serviço.

V. Nas redes sociais é necessário manter a mesma formalidade usada em veículos institucionais, tais como site, boletins, atendimento telefônico etc.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. III, IV e V.
  • C. I, IV e V.
  • D. II, III e V.
  • E. II e III.

Após avaliar os canais de comunicação de uma Defensoria Pública, constatou-se que há a necessidade de criar um jornal mural para ser fixado em áreas de circulação do público interno, cujo conteúdo será informativo sobre questões administrativas do órgão. O objetivo de lançar mão desse instrumento será alcançar

  • A. as equipes de recursos humanos, finanças e controladoria.
  • B. os responsáveis pelo atendimento ao público externo.
  • C. os defensores públicos vinculados ao órgão.
  • D. as pessoas que não têm acesso a meios digitais, como o e-mail.
  • E. os cidadãos que demandam os trabalhos da Defensoria Pública.

Os conceitos de agenda setting formulados por Mawell McCombs, nos quais aponta a força dos meios de comunicação na veiculação de notícias visam a, fundamentalmente, que o público

  • A. consuma novos produtos promovidos pela publicidade e propaganda.
  • B. tenha um espírito crítico frente a tudo que é divulgado pela mídia.
  • C. compre sempre o mesmo jornal ou revista, tornando-o fiel leitor.
  • D. discuta e fale exatamente os temas propostos pela mídia.
  • E. pense que tudo que a mídia veicula é completamente descartável.
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