Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na década de 60 do século XX, o entendimento que existia sobre inovações na área da comunicação girava em torno do que era comunicado por certos canais, em um tempo determinado, entre membros de um sistema social. Algumas décadas depois, principalmente após o advento dos sistemas tecnológicos complexos de comunicação, esse entendimento se deslocou para a

  • A. convergência, processo no qual os participantes criam e partilham a informação para alcançar uma compreensão mútua
  • B. dispersão, artifício no qual a informação é criada e transmitida com o objetivo de que cada participante tenha uma mensagem única.
  • C. objetividade, metodologia na qual toda a informação é transmitida de forma concisa para que todos possam ter a mesma compreensão
  • D. transformação, demanda na qual a informação é constantemente codificada com o objetivo de gerar interpretações diferentes.
  • E. transparência, ação que permite que a informação chegue a todos os participantes de maneira uniforme e sem ruídos

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

A escolha do veículo de mídia apropriado leva em consideração fatores como o target, a natureza do assunto e a visibilidade do veículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao fotojornalismo, à produção e ao tratamento de imagens no jornalismo, julgue os itens seguintes.

A fotografia, em matéria de jornal ou revista, chama a atenção do usuário para determinado aspecto do fato, mas não contribui para a credibilidade do relato jornalístico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de produção gráfica, julgue os itens a seguir.

O padrão usual de diagramação orienta que o diagramador deve preferir fotos horizontais e verticais, em detrimento das fotos quadradas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre reportagem assistida por computador, ou RAC, analise as informações a seguir.

I - RAC é uma forma de trabalho que se aplica estritamente às áreas científica, econômica e esportiva.

II - Trata-se de um recurso destinado a qualquer área da atividade humana.

III - Diz respeito a um modo de produzir reportagens a partir de base de dados, demandando conhecimento sobre como acessar e como interpretar esse tipo de informação.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

O item custos, por meio do qual é feito o levantamento e o planejamento da utilização da verba disponível para divulgação de determinado produto, deve contemplar a definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção, distribuição, e veiculação na mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao fotojornalismo, à produção e ao tratamento de imagens no jornalismo, julgue os itens seguintes.

Segundo vários autores, a fotografia relaciona-se a três tipos de textos no contexto do jornalismo impresso: as manchetes (títulos e subtítulos), as legendas e o texto das matérias jornalísticas em si.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de produção gráfica, julgue os itens a seguir.

Linografia é qualquer processo de impressão sobre a pedra.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, o profissional da área compromete-se a fazer uso de técnicas profissionais voltadas a campanhas que visem consumir mais os bons produtos, utilizar mais os bons serviços, o progresso das boas instituições e a difusão de ideias sadias. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

As campanhas voltadas ao progresso das instituições públicas são aquelas que induzem a opinião do público na direção desejada pela organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao fotojornalismo, à produção e ao tratamento de imagens no jornalismo, julgue os itens seguintes.

Para Jorge Pedro Sousa, o tema principal de uma fotografia deve ser realçado de forma que a imagem transmita uma única ideia ou sensação. Para causar esse efeito há várias soluções, tais como usar grande profundidade de campo, colocar o motivo contra um fundo colorido, criar um pequeno contraste cromático etc.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...