Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de marketing bancário, assinale a opção correta.

  • A.

    Enquadra-se no marketing de serviços, não sendo aplicáveis a ele os quatro elementos do composto mercadológico (produto, preço, praça e promoção).

  • B.

    As instituições financeiras agregam características de serviço como intangibilidade, inseparabilidade e perecibilidade, mas não variabilidade, pois sofrem regulamentação do governo.

  • C.

    Devido à grande concorrência, a clientela é motivada pelas constantes inovações e lançamento de novos produtos, mantendo relação instável com as instituições bancárias.

  • D.

    A relação permanente (desde a juventude até a maturidade) faz com que a maior parte da clientela seja grande conhecedora dos produtos bancários.

  • E.

    Os bancos sofrem concorrência dupla: como fornecedores e aplicadores de capitais e como tomadores de recursos.

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de 108 a 114.

Para identificar o eventual interesse de um veículo pela pauta proposta em um release, deve ser considerada a disponibilidade de informações suficientes sobre um assunto, tais como fontes disponíveis e acessíveis e material adaptado à natureza do veículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à agência de comunicação, julgue os próximos itens.

Para o profissional de planejamento, é importante conhecer as diferentes áreas da agência e é fundamental ter atuado como fornecedor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do Direito Autoral sobre a Imagem é correto afirmar que

  • A.

    o adquirente de licença de uma obra fotográfica não necessita de autorização do autor para fazer adaptações.

  • B.

    o fotógrafo não poderá retirar de circulação a obra fotográfica licenciada, mesmo que a sua utilização implique em afronta à reputação e a imagem do seu autor.

  • C.

    o autor da obra fotográfica licenciada tem de ser citado todas as vezes que a obra for publicada.

  • D.

    o prazo de proteção de uma foto, na legislação brasileira de direito autoral, é de 120 anos.

  • E.

    de acordo com a legislação em vigor, todos os fotógrafos devem guardar o negativo por 12 anos.

A respeito de endomarketing, ou marketing interno, assinale a opção correta.

  • A.

    Um dos benefícios do endomarketing é proporcionar aos colaboradores do BB a compreensão de que não estão trabalhando para os clientes externos, e sim para o banco.

  • B.

    Por meio de uma pesquisa de benchmarketing funcional, o BB pode conhecer as boas práticas internas do próprio banco e facilitar o relacionamento entre colaboradores.

  • C.

    Os funcionários do banco fazem parte do ambiente interno, mas não constituem um mercado para o BB.

  • D.

    O endomarketing é importante para motivar os clientes internos do BB porque eles afetam o serviço bancário prestado aos clientes externos (inseparabilidade).

  • E.

    O endomarketing é voltado para os funcionários de carreira do BB, não se estendendo aos terceirizados, fornecedores e parceiros comerciais, que fazem parte do mercado externo do banco.

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de 108 a 114.

Um release padrão deve ser objetivo e apresentar lide e não precisa trazer detalhes. Deve-se caracterizar pelo uso da técnica jornalística e deve ser notícia do ponto de vista da publicação a que se destina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às características e funções dos jornalistas, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, observa-se a tendência de contratar revisores para cuidar da versão final dos textos publicados pelas empresas jornalísticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na relação entre cliente, designer e público alvo, estabelecem-se vínculos de compromissos e responsabilidades, de modo que a atividade projetual é antes de tudo uma solidariedade dirigida ao bem-estar da convivência humana, na medida em que as circunstâncias permitam. Alguns profissionais assim declaram: "design é a atividade interdisciplinar que se ocupa da configuração de objetos de uso e sistemas de informação"; ou "design é intervenção cultural no espaço"; e ainda "o design é sempre uma forma de planejar uma saída". Com base no supracitado, podemos deduzir CORRETAMENTE que:

I. É de atribuição exclusiva e intransferível do designer ser responsável pelas conseqüências sócio-político-econômicas de seus projetos. 

II. O processo projetual trata de saber identificar problemas e equacionar soluções viáveis que ganham forma material.

III. A função social do design está em propiciar a interação homem-meio com o máximo de eficiência e o mínimo de recursos.

IV. Estar atento às necessidades humanas, naturais como culturais, para oferecer otimizações comunicativas e instrumentais é o diferencial que o design desempenha.

V. A gestão em design dos processos industriais tem por finalidade melhorar a ambiência de ação dos indivíduos, de dificuldades para facilidades.

 

Segundo o contexto oferecido, portanto:

  • A.

    A dedução I não é permitida.

  • B.

    A dedução II não é permitida.

  • C.

    A dedução III não é permitida.

  • D.

    A dedução IV não é permitida.

  • E.

    A dedução V não é permitida.

A propaganda pode ser dividida de acordo com a sua natureza. Uma das suas divisões é a propaganda corporativa, que tem, dentre seus propósitos específicos, o objetivo de

  • A. elevar as vendas internas e externas, desenvolver estabilidade financeira e aumentar a prática de determinadas ações sociais.
  • B. divulgar e informar ao público as políticas e normas da empresa, criar uma opinião favorável e desenvolver uma imagem confiável para os investidores
  • C. divulgar os lançamentos da empresa, convocar funcionários da organização para eventos e captar novos fornecedores para os produtos recém-lançados.
  • D. levar o consumidor à compra, prestar contas aos acionistas da empresa e alcançar novos mercados para os lançamentos da organização.
  • E. otimizar e reduzir os custos dos produtos, associar outros produtos à empresa e demonstrar a qualidade dos produtos por meio de certificações públicas.

No que se refere à qualidade de serviços no BB, assinale a opção correta.

  • A.

    Os custos promocionais do BB, como os do programa Ponto para Você, aumentam progressivamente para manter a fidelização do cliente.

  • B.

    O visual merchandising das agências do BB é um dos atributos de qualidade avaliados pelo cliente.

  • C.

    Para não comprometer o pronto-atendimento nas agências, o BB deve incentivar a evasão de clientes-problema.

  • D.

    Para recuperar a satisfação do cliente desapontado e evitar a comunicação boca a boca negativa, o BB pode efetuar a devolução do serviço.

  • E.

    Por ter pouca familiaridade com o serviço bancário, o cliente potencial do BB não cria expectativas ao chegar à agência.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...