Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Algumas empresas de comunicação vêm optando pela convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Um dos meios atuais de divulgação de conteúdo jornalístico é a Internet, que demanda do profissional de imprensa que irá atuar no jornalismo online as mesmas habilidades que demanda do profissional de jornal, de rádio ou de TV.

  • C. Certo
  • E. Errado

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de 108 a 114.

Desde que gravadores analógicos deixaram de ser utilizados, o audio-release perdeu a importância.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das características de pauta, da reportagem, da notícia e dos principais software de produção e edição de textos e imagens, julgue os itens a seguir.

A leitura do texto em voz alta é uma das técnicas utilizadas para descobrir problemas com a sonoridade das palavras, concordância, cacófatos e frases sem sentido, que podem comprometer a qualidade da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do texto acima e levando em consideração questões técnicas e teóricas relativas a padronização editorial e a textos em meio digital, julgue os itens de 105 a 115.

O agrupamento de referências que compõe o hipertexto evidencia o caráter metalinguístico predominante nesse tipo de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Desde a década de 70 do século passado que emissoras brasileiras de TV têm feito inserções de ações que são desempenhadas por personagens em telenovelas, de modo a advogarem causas humanitárias, sociais e públicas. Acerca desse tipo de prática, julgue os itens a seguir.

Trata-se de ação social das empresas, prática restrita à autopromoção das emissoras de TV sem qualquer impacto na população.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de formação da identidade de uma empresa é resultado de diversos fatores, tais como:

  • A. divulgação de seus produtos e resultados em todos os meios de comunicação; utilização das redes sociais para se aproximar de seu público-alvo e direcionamento de altas verbas para a propaganda.
  • B. elaboração de um canal de comunicação com os clientes e fornecedores; treinamento rígido dos funcionários e utilização de matérias-primas ecologicamente sustentáveis.
  • C. utilização de meios alternativos para divulgação da filosofia da empresa; resposta rápida em momentos de crise institucional e grande investimento de recursos em aperfeiçoamento tecnológico
  • D. efeito cumulativo da comunicação feita sobre seus produtos e serviços; soma dos efeitos da comunicação espontânea e esforços de propaganda para conferir uma identidade própria para a instituição.
  • E. lançamento de novos produtos e serviços antes de seus concorrentes; número de vezes em que a empresa aparece na mídia televisiva e distribuição correta e abrangente de seus produtos e serviços.

Tendo como referência inicial o texto acima, assinale a opção correta a respeito dos conceitos do mix de marketing.

  • A.

    Os custos para o cliente se resumem ao preço do produto que é pago no processo de troca.

  • B.

    O preço fixado pela empresa para um bem equivale ao custo da produção.

  • C.

    O preço de um produto distingue-se no mix de marketing pelo fato de gerar custos para a empresa.

  • D.

    A demanda por um produto é menos elástica quando a percepção do valor pelo cliente justifica o preço maior.

  • E.

    O lucro é o único fator para o estabelecimento do preço de determinado serviço.

 

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

O noticiário na Web não precisa ser pontual e relevante para o usuário, o que permite que notícias que não são publicadas pelos jornais, devido a sua pouca importância, se tornem importantes na Web, como, por exemplo, a notícia de uma ameaça de bomba em uma escola que depois se revelou um alarme falso.

  • C. Certo
  • E. Errado

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de 108 a 114.

O release segmentado é produzido para determinado grupo de jornalistas, levando em consideração suas características específicas de interesse. Exemplos de releases segmentados são aqueles produzidos especialmente para jornalistas que atuam em editorias como agropecuária ou cultura.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das características de pauta, da reportagem, da notícia e dos principais software de produção e edição de textos e imagens, julgue os itens a seguir.

O principal processador de texto utilizado nas redações jornalísticas é o Windows Vista.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...