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Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima e levando em consideração questões técnicas e teóricas relativas a padronização editorial e a textos em meio digital, julgue os itens de
105 a 115.O traço básico do hipertexto está em sua capacidade de estabelecimento de redes textuais e conexões entre textos escritos e outras formas de comunicação, tais como o vídeo e o áudio.
O planejamento estratégico é um instrumento que permite à direção da empresa acompanhar os fatores externos que atuam sobre ela, como, por exemplo, as mudanças tecnológicas. Quanto a esse aspecto, a liderança na categoria será alcançada pelas empresas que
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue os itens seguintes.
A respeito da relação entre massa e público, no campo dos estudos empíricos destaca-se a escola de Chicago, que emergiu nas primeiras décadas do século XX, sob a liderança intelectual de Robert Park e Ernest Watson Burgess. Ambos usaram material de imprensa para estudar problemas urbanos, tais como as consequências da imigração da sociedade norte-americana e a dinâmica entre periferia e áreas centrais.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Muito se tem discutido a respeito da restrição de publicidades de bebidas alcoólicas para o público em geral e de bebidas com baixo teor nutricional e de alimentos não saudáveis dirigidas às crianças. Os veículos de comunicação, as empresas e as agências publicitárias defendem que tais publicidades, como toda e qualquer publicidade comercial, consubstanciariam manifestações dos direitos de informação e de expressão. Por isso, impor restrições às manifestações publicitárias seria um atentado à democracia. Por outro lado, instituições e grupos sociais que estudam e analisam a influência da publicidade na sociedade defendem que a publicidade é ato puramente comercial e não a manifestação do pensamento, criação, expressão ou informação.
A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Toda e qualquer publicidade que incite seus destinatários a um consumo prejudicial a sua saúde é considerada inconstitucional, sem que isso signifique censura ou qualquer outra forma de atentado ao estado de direito democrático.
Com relação à segmentação de mercado adotada pelo BB, assinale a opção correta.
A segmentação comportamental e o modelo de relacionamento são os critérios de segmentação utilizados para o mercado de pessoas físicas.
A segmentação do setor público agrega as administrações dos três poderes federais, excluindo-se as esferas estaduais e municipais.
As fundações privadas ligadas ao setor público fazem parte do segmento de pessoas jurídicas.
Indústria, comércio e serviços são os três segmentos econômicos que compõem o terceiro setor.
Na segmentação comportamental do mercado de pessoas físicas, não é considerada a renda mensal dos clientes.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
A escrita para a Web é similar à reportagem feita para uma agência de notícias, devendo o repórter preocupar-se mais em mandar informes parciais atualizados que em transmitir a matéria completa. Em certo sentido, é mais similar ao modelo de noticiário na televisão do que ao modelo impresso.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O release é um dos principais instrumentos de assessoria de imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de 108 a 114.
Um artigo assinado enviado a diversas redações é um tipo de release.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a edição e revisão da informação jornalística, julgue os itens a seguir.
A edição, em um veículo impresso, é a exposição hierárquica e contextualizada das notícias e a distribuição espacial correta e interessante do material que constitui o produto jornalístico, o que não implica, contudo, que o editor seja o único responsável pela seleção do que será publicado.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima e levando em consideração questões técnicas e teóricas relativas a padronização editorial e a textos em meio digital, julgue os itens de
105 a 115.Ao contrário do texto tradicional, o formato do hipertexto exige do leitor uma postura mais ativa, em razão das inúmeras possibilidades de expansão do núcleo textual informativo.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando que o produto da atividade jornalística é geralmente materializado em textos, os quais resultam de diferentes técnicas de redação e recebem diferentes nomenclaturas de acordo com sua natureza e objetivos, julgue os itens de 78 a 83, acerca das características da linguagem usada em jornalismo.
Ao redigir um texto com base na fórmula da pirâmide invertida, o jornalista deve citar as informações mais importantes no início da matéria, na parte do texto denominada lide, cuja função é atrair a atenção do público para o relato jornalístico, além de resumir o fato. Assim, o jornalista precisa, necessariamente, em qualquer tipo de matéria jornalística, responder a seis perguntas básicas no lide: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.
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