Questões de Comunicação Social

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Mesmo com as narrativas transmídia, os veículos de comunicação são especializados para diferentes situações. Por exemplo: I) para a divulgação de uma campanha emergencial de vacinação que ocorrerá no dia seguinte em uma área de reserva florestal para a população de trabalhadores ribeirinhos; II) para uma empresa em que os colaboradores não atuam em postos fixos e necessita divulgar um aviso da área de RH.

  • A. radiofônica e impressa, via quadros de aviso.
  • B. radiofônica e digital, via intranet acessada dos terminais.
  • C. impressa para ambos os casos.
  • D. impressa e radiofônica.
  • E. digital e impressa, via quadros de aviso.

I. Em uma visão mais apocalíptica, os meios de comunicação de massa, ao homogeneizar e padronizar as informações, não estariam preocupados com a difusão de conteúdos, mas na formação de um gosto médio, ideal para obter lucro com grandes audiências.

PORQUE

II. nos estudos de filmes, revistas especializadas, histórias em quadrinhos, ficção na TV, entre outras produções, percebe-se forte circulação de imagens, símbolos e ideologias referentes tanto à vida prática, quanto à imaginária, em um sistema de identificações e projeções.

Essa questão contêm duas afirmações sobre a difusão da Ciência e Tecnologia pelos meios de comunicação. Assinale:

  • A. Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. Se a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. Se a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. Se as duas afirmações são falsas.

Cada rede social tem características próprias, mas todas elas servem para, entre outras finalidades, armazenar informações e conhecimento. Para transformar um conjunto de perfis em um ecossistema de difusão de conteúdo e relacionamento com usuários em uma dinâmica de comunicação em rede é necessário

  • A. utilizar alta tecnologia de produção audiovisual para oferecer aos meios digitais a mesma qualidade usada na mídia eletrônica, como a TV e o rádio, potencializando a atratividade.
  • B. fazer com que estas redes se retroalimentem, aproveitando conteúdo de uma para a outra, como por exemplo incorporar vídeos de um site de compartilhamentos em um blog etc.
  • C. escolher a rede social com maior potencial tecnológico e de publicação, o que tornará mais provável a concentração em serviços de compartilhamento de imagens.
  • D. construir um website completo e que consiga competir tecnologicamente e suprimir a necessidade de uso das redes sociais.
  • E. evitar o uso de redes sociais de relacionamento para não gerar a necessidade de produzir conteúdos distintos dos veiculados no website oficial da organização.

Este comportamento do público que se comunica em redes, as das mídias digitais de uma organização devem ser exploradas

  • A. concentrando todas as formas de contato e divulgação de conteúdo em um website para facilitar a gestão e o controle da informação.
  • B. usando as redes sociais digitais de maior penetração, tais como rede social de relacionamentos e microblog, como canal de comunicação web poupando gastos com a manutenção de um website.
  • C. somente quando é necessário e inevitável realizar contatos com o público da organização por meios digitais para privilegiar o contato humano.
  • D. em forma de comunidade, realizando a gestão de contatos, atendimentos, relacionamento, curadoria e publicação de conteúdo etc., em diversos canais, de forma integrada.
  • E. em atividades que não envolvam vendas a varejo, comércio de bens de consumo e no setor de serviços.

Relacione as categorias de mercado listadas a seguir às suas respectivas características.

1. Marketing de segmento

2. Marketing de massa

3. Micromarketing

4. Marketing de nicho

( ) baseia-se na produção, distribuição e promoção do mesmo produto, da mesma maneira, para todos os consumidores.

( ) oferece às pequenas empresas oportunidade de competir, pois ao buscarem atingir um grupo definido mais estreitamente, cujas necessidades de consumo precisam ser bem conhecidas, pode reduzir o número de concorrentes.

( ) isola amplos setores que constituem o mercado, para trabalhar de maneira mais eficiente, concentrando produtos ou serviços, canais e programas de comunicação somente nos consumidores que pode atender melhor e de maneira mais lucrativa.

( ) inclui o marketing local e o individual, também conhecido como customizado ou one-to-one e caracteriza-se pela capacidade de desenvolver produtos e programas sob medida para atender as preferências de pessoas e locais específicos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 2–1–4–3
  • B. 1–2–3–4
  • C. 3–1–4–2
  • D. 1–3–2–4
  • E. 2–4–1–3

Analise o fragmento a seguir.

“A perda de clientes lucrativos pode ser um grande problema para as empresas. Por isso, reconquistá-los torna-se uma importante atividade de marketing. Geralmente é mais _____ reter do que atrair novos clientes e a chave para reter os clientes lucrativos é _____. Os cinco níveis de investimento na construção do relacionamento são: básico, reativo, responsável, pró-ativo e _____. Entre as estratégias para formar fortes vínculos com os clientes está o acréscimo de benefícios _____, sociais e estruturais na relação empresa-cliente.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima

  • A. difícil – o marketing de produto – impessoal – econômicos
  • B. caro – o database marketing – global –intangíveis
  • C. barato – o marketing de relacionamento – de parceria – financeiros
  • D. demorado – a publicidade de massa –de exceção – culturais
  • E. rápido –o marketing viral – impositivo – tangíveis

Na perspectiva da comunicação integrada, assinale a opção que apresenta exemplos de comunicação mercadológica e de comunicação institucional, respectivamente.

  • A. Propaganda institucional e jornalismo empresarial.
  • B. Venda pessoal e merchandising.
  • C. Marketing cultural e assessoria de imprensa.
  • D. Marketing direto e marketing social.
  • E. Promoção de vendas e feiras de produtos.

Atualmente, cada vez mais as empresas e instituições estão preocupadas com o público interno. Em função disso, têm investido e dado atenção especial para o endomarketing, que pode ser definido como

  • A. um sinônimo para a comunicação interna.
  • B. a forma pela qual divulgam seus produtos ou serviços.
  • C. a estratégia de promoção do corpo diretivo da empresa.
  • D. a fórmula de baixo custo para conscientizar empregados.
  • E. as ações de marketing realizadas para o público interno.

A digitalização dos sinais dos sistemas televisivos e o advento de microcomputadores gerou mudanças na prática do telejornalismo. Entre essas mudanças está a edição:

  • A. customizada;
  • B. não-linear;
  • C. descentralizada;
  • D. não-profissional;
  • E. segmentada.

Um emissora de televisão, próximo ao final do ano, realiza uma reportagem falando sobre o consumismo exacerbado nas compras de Natal, por mais que a área comercial da emissora desaconselhasse a veiculação dessa matéria. Ao desenvolver o senso crítico e estimular o debate, nesse caso a emissora pratica um jornalismo:

  • A. político;
  • B. engajado;
  • C. militante;
  • D. econômico;
  • E. cívico.
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