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Essa é a definição para a elaboração
Considere as afirmativas abaixo.
I. O release, assim como a tradução da palavra em inglês, lançamento, é utilizado para divulgar acontecimentos que sejam considerados interessantes para a organização.
II. O objetivo do release é ser reproduzido na íntegra pelos veículos de imprensa.
III. O objetivo do release é servir como pauta e não como matéria pronta para os veículos de imprensa.
IV. Nas coletivas de imprensa, pode ser oferecido aos jornalistas um press kit, contendo o release e, necessariamente, um presente em agradecimento aos jornalistas que aceitaram participar.
V. Notas oficiais são releases para temas negativos.
VI. Uma maneira criativa de medir a eficiência do release é fazer o monitoramento com a clipagem das notícias publicadas que tenham relação com o release produzido.
Está correto o que se afirma APENAS em
Na entrevista radiofônica, quando se está no ar, espera-se que o entrevistador
Se comparada com a notícia, a reportagem apresenta um certo grau de extensão e/ou aprofundamento do relato, na busca do entendimento mais amplo da questão em exame.
Nessa perspectiva, assinale a opção que apresenta as características de uma reportagem.
Sobre o envio de brindes ou de presentes como estratégia de relacionamento entre empresas e jornalistas, aconselha-se que
Com a diminuição do número de jornalistas nas redações, é cada vez mais comum a produção de notícias baseadas em releases enviados por assessorias de imprensa, ocorrendo, inclusive, a reprodução integral ou parcial destes.
Nesse contexto, assinale a opção que indica o procedimento a ser adotado, caso a informação publicada estiver incorreta,
A presença do repórter no vídeo serve para dar um corte de tempo em meio a uma reportagem e chamar a atenção do telespectador para alguma informação relevante. Esse recurso pode ser usado para descrever algum fato sobre o qual não se tem imagem.
Esse recurso televisivo é denominado
Considere:
I. A diferença entre o jornalismo e a ciência está no formato textual, pois enquanto um busca se comunicar com um público amplo, o outro se dirige somente à comunidade científica.
II. A informação jornalística e o conhecimento científico estão em níveis distintos de trabalho cognitivo, sendo que somente o segundo depende de validação em método válido e reprodutível.
III. A finalidade do jornalismo e da editoração na popularização do conhecimento é tornar a ciência e a filosofia compreensíveis para o público não especializado.
IV. O jornalismo trata de forma científica os seus textos em todas as editorias, desde política, economia e esportes até cultura e astronomia.
V. Na divulgação científica o jornalista não reproduz experimentos ou análises empíricas realizadas por cientistas, mas pode analisar os procedimentos de pesquisa para verificar a credibilidade da fonte, ou seja, do pesquisador e os resultados de sua pesquisa.
Está correto o que se afirma APENAS em
A previsão das reportagens e notas cobertas em uma futura edição de um telejornal dá-se o nome de
A produção de vinheta e chamadas para o rádio devem ser cercadas de certos cuidados tais como:
I. Os trechos de músicas não devem lembrar outros programas.
II. A incorporação de ruídos e efeitos sonoros é obrigatória.
III. A originalidade sonora é uma marca esperada.
IV. O ouvinte deve identificar rapidamente o programa.
Está correto o que consta APENAS em
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