Questões de Comunicação Social

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A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

O marketing direto integrado envolve a utilização intensiva e altamente focada de companhas com poucos veículos, poucos estágios e muitas mídias.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto que se seguem. e suas implicações, julgue os itens

O texto demonstra claramente todas as etapas do processo de produção publicitária: atendimento, criação, planejamento e mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de redação, julgue os próximos itens.

Um editorial expressa a opinião da organização jornalística e tem como uma de suas características a impessoalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo o Artigo 12 do Código Brasileiro de Auto- Regulamentação Publicitária, a publicidade governamental, bem como a de empresas subsidiárias, autarquias, empresas públicas, departamentos, entidades paraestatais, sociedades de economia mista e agentes oficiais da União, dos Estados, dos Territórios, dos Municípios e do Distrito Federal, salvo proibição legal, deve:

  • A.

    ser normatizada por instrumento oficial específico que atente para as especificidades de seus fins.

  • B.

    se conformar a esse código da mesma forma que a publicidade realizada pela iniciativa privada.

  • C.

    ter como agenciador profissional reconhecidamente especializado ou empresa devidamente qualificada.

  • D.

    firmar contrato para planejamento, execução e veiculação somente por meio de licitação pública.

  • E.

    se eximir desse código, por ser distinta tanto da publicidade comercial quanto da propaganda partidária.

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Embora existam várias novas teorias com relação ao marketing, os 4P originais (produto, posicionamento, preço e propaganda) ainda são úteis como ferramentas para ordenar a estratégia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Campanhas de endomarketing são muito utilizadas no contexto das organizações para estimular os funcionários em seu ambiente de trabalho. O veículo mais indicado, entre os relacionados abaixo, para a divulgação desta ação é a(o)

  • A.

    Intranet, por fornecer uma infra-estrutura que facilita a comunicação corporativa.

  • B.

    Internet, pela abrangência global e instantânea.

  • C.

    EDI, pela facilidade de contato direto com fornecedores.

  • D.

    jornal de bairro, por incentivar o relacionamento com a comunidade local.

  • E.

    rádio peão, pela sua característica informal e de alta credibilidade.

O plano de comunicação social da Rhodia constituiu um dos documentos de maior relevância para a comunicação empresarial dos anos 80 do século passado. Apresentando mudanças profundas ao papel da comunicação, apontou caminhos para o rompimento com os guetos corporativistas da comunicação organizacional.

O jornalista, o publicitário, o profissional de relações públicas, os gestores de recursos humanos, marketing e administração, isoladamente, passaram a não ser mais capazes de fazer face aos novos desafios de comunicação propostos.

                                                                   

Com base no texto, julgue os itens que se seguem.

A comunicação organizacional é praticada apenas pelo profissional de relações públicas, que comanda e extrai recursos das áreas de publicidade, jornalismo, recursos humanos e marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à redação jornalística, julgue os seguintes itens.

Informativo, opinativo e interpretativo são diferentes gêneros jornalísticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numere a Coluna II de acordo com a Coluna I, associando devidamente os termos técnicos ligados à publicação e divulgação de informações:

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A. 1, 2, 3, 4
  • B. 2, 3, 4, 1
  • C. 3, 4, 1, 2
  • D. 4, 1, 2, 3

O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, em seu Artigo 41, protege a criatividade e a originalidade, condenando o anúncio que tenha por base o plágio ou a imitação, ressalvados os casos em que:

  • A.

    o recurso se refere a tema folclórico que integra o patrimônio cultural do país.

  • B.

    a obra reproduzida ou interpretada está prestes a se tornar de domínio público.

  • C.

    a imitação é comprovadamente um deliberado e evidente artifício artístico.

  • D.

    a referência cita marcas ou conceitos concebidos e empregados fora do país.

  • E.

    a confusão proposital está reconhecidamente relacionada a outro anunciante.

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