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Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O plano de comunicação social da Rhodia constituiu um dos documentos de maior relevância para a comunicação empresarial dos anos 80 do século passado. Apresentando mudanças profundas ao papel da comunicação, apontou caminhos para o rompimento com os guetos corporativistas da comunicação organizacional.
O jornalista, o publicitário, o profissional de relações públicas, os gestores de recursos humanos, marketing e administração, isoladamente, passaram a não ser mais capazes de fazer face aos novos desafios de comunicação propostos.
Com base no texto, julgue os itens que se seguem.
O plano da Rhodia foi um marco na comunicação empresarial por apresentar proposta inovadora em uma época em que a visão da comunicação era limitada e segmentada.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.
A venda de um bem representa o momento mais importante no processo de relacionamento com o cliente.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O estudo das fontes de informação se reveste de especial importância na sociologia dos emissores, área da teoria da comunicação que estuda o processo de produção da informação jornalística (newsmaking). Nessa perspectiva de estudos, quem fornece dados, informações e declarações é encarado como emissor, chegando a exercer, algumas vezes, maior importância do que os próprios jornalistas, visto que esses dependem de bons informantes para publicarem notícias que lhe conferem reconhecimento e prestígio profissional.
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.No caso de textos analíticos de responsabilidade de um jornal ou revista, como os editoriais, é correto afirmar que o veículo atua simultaneamente como emissor (meio) e como fonte.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
No jargão jornalístico, a pauta pode ser entendida como o primeiro roteiro para a produção de notícias e de material iconográfico (fotos e imagens). Trata-se de um guia para orientar o trabalho do repórter.
Não é infração praticada na execução dos serviços de radiodifusão:
interromper a execução dos serviços por 10 dias consecutivos, exceto quando houver justa causa.
destruir os textos dos programas, inclusive noticiosos, devidamente autenticados, antes de decorrido o prazo de 10 dias contados a partir da data de sua transmissão.
transmitir ou utilizar total ou parcialmente as emissões de estações congêneres, nacionais ou estrangeiras, sem estar por elas previamente autorizada.
criar situação que possa resultar em perigo de vida.
não retransmitir os programas oficiais dos Poderes da República.
A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.
Considerando o planejamento como um processo sistematizado, o plano, o programa e o projeto são documentos diferentes desse processo.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Cada vez mais, as organizações precisam ter consciência do impacto que suas ações causam à comunidade. A importância das ações de responsabilidade social para o desenvolvimento da sociedade é inquestionável. Fernarda Gabriela Borger. Pressupostos teóricos e aplicados da responsabilidade social corporativa. In: Margarida M. Krohling. Kunsch, Waldemar Luiz (Orgs.).
A partir do texto e no que se refere a empresa e a responsabilidade social, julgue os próximos itens.
O termo responsabilidade social implica a obrigação da organização de responder pelas suas próprias ações junto à sociedade. Sendo assim, infere-se que responsabilidade social envolve ética.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Olá, Chicago! Se alguém aí ainda duvida que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força da democracia, esta noite é a sua resposta. Considerando o trecho do discurso do presidente recém-eleito dos Estados Unidos da América (EUA) apresentado acima e a aspectos da comunicação social, julgue os itens a seguir.
A retórica e a argumentação política são similares às utilizadas em campanhas publicitárias, sendo a verdade mais provável do que realmente fruto da razão pensante sobre os fatos que acontecem, o que não lhes tira o mérito e justifica que, em termos de marketing, a argumentação utilizada para se vender um produto se identifique com a utilizada para se vender um político.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Conforme o texto, a comunicação governamental, uma modalidade de comunicação institucional, tem o objetivo de fornecer informação de qualidade ao cidadão acerca do que ocorre no âmbito governamental. Essa informação qualificada deve ser entendida como informação isenta, apartidária e de interesse público.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Nas rotinas de produção jornalísticas existem as pautas corriqueiras e as pautas especiais. As primeiras são entendidas como os assuntos factuais a serem cobertos a fim de permitir ao leitor acompanhar os temas da ordem do dia. Já as pautas especiais se referem a coberturas diferenciadas, com aprofundamento e planejamento mais amplo, como no caso de matérias para cadernos especiais, encartes, suplementos etc.
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