Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o enfrentamento por parte de uma instituição de situações graves, indique com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas:

( ) Crise é o estágio no qual acontecimentos futuros que afetam uma pessoa ou organização serão determinados. É um ponto de encontro (ou desencontro) que resulta em mudança.

( ) Um assunto público é um item referente a acordo estabelecido entre a organização e outros setores da sociedade em função de interesses coletivos.

( ) As posturas e medidas para enfrentamento de emergências são as mesmas para as situações de crises.

( ) Um assunto público pode transformar-se em emergência.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A. F, V, F, V
  • B. F, F, V, V
  • C. V, F, F, V
  • D. V, V, F, F

O par de softwares abaixo que não é orientado para construção de imagens matriciais é:

  • A.

    Adobe Photoshop e Corel Draw.

  • B.

    Painter e InDesign.

  • C.

    Corel Draw e Painter.

  • D.

    InDesign e Corel Draw.

  • E.

    Adobe Photoshop e Painter.

A pesquisa em relações públicas tem por objetivo conhecer a organização, seus públicos e a opinião desses públicos sobre a organização, além de proceder a uma avaliação sobre os ambientes interno e externo para identificar implicações que possam afetar os relacionamentos. Dados resultantes da aplicação dessas pesquisas são utilizados na elaboração de propostas de comunicação.

Pesquisas podem ser qualitativas ou quantitativas, e as técnicas aplicadas na coleta dos dados envolvem entrevistas pessoais, questionários de auto-preenchimento e grupos focais, entre outros.

                                  

Acerca do assunto abordado no texto e com relação a pesquisa de opinião, julgue os itens que se seguem.

Grupos focais são grupos de discussão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da aplicação dos gêneros de redação publicitária, com base nos textos I e II, julgue os itens que se seguem.

No texto II, "Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece", tem-se um exemplo de função emotiva ou poética da linguagem aplicada à redação publicitária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na atual economia globalizada, as empresas estão cada vez mais suscetíveis às forças do ambiente de marketing, adaptando suas estratégias aos constantes desafios, assim como às oportunidades que o mercado oferece. Com relação ao ambiente de marketing, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    as forças do microambiente que influenciam a empresa são o ambiente físico-natural, o ambiente legal e o tecnológico.

  • B.

    a coleta sistemática de informações sobre clientes, mercado e concorrência auxilia a tomada de decisões estratégicas.

  • C.

    a empresa pode monitorar as forças do macroambiente e, dependendo de sua capacidade estratégica, responder a elas de modo a aproveitar as oportunidades de mercado.

  • D.

    o ambiente de marketing da empresa também inclui diversos públicos, que devem ser monitorados e atendidos.

  • E.

    o microambiente é constituído de forças que afetam diretamente a capacidade da empresa de atender seus clientes e criar valor para eles.

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

A pauta constitui um dos gêneros de redação jornalística caracterizado pela objetividade, clareza, concisão e atualidade. Um exemplo de pauta são as notas publicadas em jornais diários, resultantes da cobertura de eventos locais como campeonatos esportivos, inaugurações de obras públicas e realização de espetáculos e eventos culturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à Cable News Network, fundada por Ted Turner e assimilada pela Time Warner, é correto afirmar que:

  • A.

    suas técnicas de noticiário são amplamente rejeitadas pelos canais locais americanos, que buscam a regionalização.

  • B.

    sua concorrência na Ásia, onde transmite um noticiário televisivo para 38 países, é nula em termos de informação jornalística.

  • C.

    seu serviço noticioso 24 horas deu nova dimensão às notícias eletrônicas, especialmente nas coberturas de última hora.

  • D.

    sua expansão, nos últimos anos da década de 90, se deu pela imitação que fez dos noticiários do ABCNews e do FoxNews.

  • E.

    sua atuação jornalística e sua cobertura noticiosa nas capitais européias se deram pela criação do canal de notícias Euronews.

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Mercado-alvo consiste em um grupo de compradores com necessidades e características comuns às quais a empresa decide atender.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos primeiros softwares de criação de páginas ou editoração eletrônica foi o Aldus Pagemaker, lançado em meados dos anos 80. Também nessa mesma época, difundiu-se uma linguagem vetorial de descrição de páginas que permitia a sua impressão nas recém-lançadas (no mercado) impressoras a laser.

Essa linguagem é chamada:

  • A.

    Lingo.

  • B.

    C++.

  • C.

    Java.

  • D.

    TrueType.

  • E.

    PostScript.

A pesquisa em relações públicas tem por objetivo conhecer a organização, seus públicos e a opinião desses públicos sobre a organização, além de proceder a uma avaliação sobre os ambientes interno e externo para identificar implicações que possam afetar os relacionamentos. Dados resultantes da aplicação dessas pesquisas são utilizados na elaboração de propostas de comunicação.

Pesquisas podem ser qualitativas ou quantitativas, e as técnicas aplicadas na coleta dos dados envolvem entrevistas pessoais, questionários de auto-preenchimento e grupos focais, entre outros.

                                  

Acerca do assunto abordado no texto e com relação a pesquisa de opinião, julgue os itens que se seguem.

A opinião dos públicos nas pesquisas envolve julgamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...