Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de redação, julgue os próximos itens.

Iceberg é a parte inicial de um texto que continua após uma grande foto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos gêneros e técnicas de redação e composição jornalística, julgue os itens seguintes.

A principal diferença entre charge e caricatura está no assunto abordado. A charge é mais apropriada para assuntos de natureza mais leves, como esportes e cultura, enquanto a caricatura é típica do noticiário político.

  • C. Certo
  • E. Errado

As campanhas publicitárias podem ser caracterizadas por: unidade, padronização, continuidade e repetição. Seus argumentos devem ser muitos, porém a síntese deve ser uma só. Existem diversos tipos de campanhas, para atender objetivos diversificados. Acerca desses aspectos, julgue os próximos itens.

A campanha cooperada visa estabelecer mobilização para um evento considerado de interesse comunitário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à assessoria de imprensa de uma empresa, é correto afirmar que

  • A.

    escreve reportagens sobre a empresa.

  • B.

    reserva espaços na mídia para a empresa.

  • C.

    divulga apenas internamente os resultados da empresa.

  • D.

    é responsável pela divulgação da empresa na mídia.

  • E.

    é contratada para corrigir os textos da empresa.

Com relação ao conceito contido em Kunczik, (1997:103) sobre o "Jornalismo de Precisão", é correto afirmar que:

  • A.

    As notícias devem enfocar principalmente temas econômicos que tenham sido analisados com técnicas empíricas.

  • B.

    As notícias devem enfocar principalmente temas sociais que tenham sido analisados com técnicas empíricas.

  • C.

    Ao investigar temas de atualidade, os jornalistas devem usar métodos empíricos de pesquisa social para poder prestar declarações comprovadas sobre os temas sociais, ou seja, para poder relatá-los subjetivamente.

  • D.

    Ao investigar temas de atualidade, os jornalistas devem evitar métodos científicos de pesquisa social para poder prestar declarações não comprovadas sobre os temas sociais, ou seja, para poder relatá-los objetivamente.

  • E.

    Ao investigar temas de atualidade, os jornalistas devem usar métodos científicos de pesquisa social para poder prestar declarações comprovadas sobre os temas sociais, ou seja, para poder relatá-los objetivamente.

A comunicação integrada é aquela em que diversas subáreas atuam de forma sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna, que forma o composto da comunicação organizacional. 

                                               

A partir do texto, julgue os itens a seguir.

A comunicação organizacional é o conjunto de subáreas da comunicação que atuam separadamente e com objetivos distintos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, a divulgação institucional no setor privado surgiu nos anos 50 com empresas estrangeiras trazendo a experiência de seus países de origem. Essas empresas eram principalmente dos ramos

  • A.

    automobilístico e de higiene.

  • B.

    farmacêutico e de higiene.

  • C.

    alimentício e de serviços.

  • D.

    farmacêutico e de serviços.

  • E.

    alimentício e automobilístico.

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de redação, julgue os próximos itens.

Coluna, como gênero jornalístico, também é chamada de crítica e, nos cadernos culturais, orienta o leitor para a aquisição de produtos culturais disponíveis no mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Promoção de vendas é um conjunto de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas ou serviços durante um período de tempo determinado. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes.

Sorteios, vale-brindes, descontos temporários, junte e troque, embalagem como brinde são exemplos de tipos de promoção de vendas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa que deseja atrair os jornalistas para o lançamento de um produto deve produzir um press-release do tipo

  • A.

    exclusivo.

  • B.

    especial.

  • C.

    convocação.

  • D.

    boletim de pauta.

  • E.

    pré-pauta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...