Questões de Comunicação Social

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A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O texto utiliza o modelo da pirâmide invertida, que resultou no formato lide e sublide.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à opinião pública, há uma antiga controvérsia não resolvida nas Ciências Sociais, não só sobre o próprio conceito, mas também quanto a sua formação. A teoria mais conhecida é aquela que tenta explicar o processo de formação da opinião pública por meio do chamado modelo cascata.

A opinião pública se formaria a partir de pequenos grupos, situados no topo da pirâmide social, e depois viria descendo, por degraus, até a base da pirâmide. No primeiro degrau dessa cascata, estaria o pequeno grupo das elites econômicas e sociais; no segundo, estaria o das elites políticas e, no terceiro, a mídia, seguida pelos chamados formadores de opinião — intelectuais, religiosos, artistas, educadores, líderes empresariais e sindicais, jornalistas —; finalmente, no último degrau, a grande maioria que constitui a base da população.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

Atualmente, as instituições públicas utilizam técnicas jornalísticas para interferir na opinião pública, o que fez do jornalismo institucional um sistema híbrido, que combina técnicas de jornalismo, de relações públicas e de divulgação institucional, a fim de conferir visibilidade às atividades da instituição e fortalecer sua imagem pública. Sob esse ponto de vista, a notícia é vista como estratégia de promoção da imagem institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

O release-cobertura deve informar acerca dos fatos relativos a determinado evento aos veículos que não compareceram.

  • C. Certo
  • E. Errado

O momento do século XX em que, nos EUA, surgiram as primeiras teorias modernas da comunicação foi:

  • A.

    nos anos 50, com especial destaque conferido à formação da communication research, que teve K. Lewin, C. Hovland, E. Katz e P. Lazarsfeld entre seus pioneiros.

  • B.

    em fins da década de 40, quando os engenheiros de telecomunicações Cl. Shannon e W. Weaver demonstraram sua teoria matemática da comunicação.

  • C.

    nas duas primeiras décadas, com a instrumentalização técnica de análises de conteúdo de jornais e revistas, assim como da programação radiofônica.

  • D.

    dos anos 20 aos 50, quando as teorias se ocuparam da influência de meios massivos no comportamento coletivo, sobretudo no que se refere às questões de ordem política.

  • E.

    nos anos 50, com a vinda dos sociólogos alemães Th. W. Adorno e M. Horkheimer, autores de uma teoria crítica da cultura americana e do conceito de indústria cultural.

Ao redigir um release, é preciso levar em conta as características do texto noticioso. Por isso, ele deve apresentar:

  • A.

    criatividade no texto, que, a despeito da informação, chame a atenção dos editores e garanta espaço noticioso na mídia.

  • B.

    um autor responsável, claramente expresso, bem como as fontes de informação, com nome e função ou cargo na instituição.

  • C.

    cerca de 10 páginas de informação diversificada para que, em face à redução do número de jornalistas nas redações, elimine a possibilidade de apuração direta.

  • D.

    poucas fontes de informação e usar preferencialmente o discurso direto, a fim de eliminar o trabalho do jornalista em entrevistar diretamente a fonte.

  • E.

    títulos e entretítulos com pelos menos 15 palavras centralizadas e em itálico, a fim de chamar a atenção do jornalista.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Um briefing publicitário, feito pelo anunciante no contato com a agência publicitária que o atende, demonstra problemas de comunicação em momentos de crise econômica que ele pretende resolver na instituição, também com o auxílio da publicidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma notícia sobre um acidente automobilístico, o sobrevivente desse desastre é considerado uma fonte

  • A.

    secundária.

  • B.

    indireta.

  • C.

    primária.

  • D.

    autorizada.

  • E.

    fixa.

A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

As pesquisas de opinião, para serem consideradas válidas, devem seguir critérios como amostragem probabilística (segundo normas estatísticas), pré-teste e uso criterioso de instrumentos de coleta de dados, de acordo com o perfil do público pesquisado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

Pós-pauta é um alerta, avisando para o jornalista sobre um assunto que posteriormente será divulgado para a imprensa em geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

A hipótese do agenda setting, formulada na década de 70, por meio de estudos sobre os efeitos da mídia, refere-se ao (à):

  • A.

    influência da mídia na opinião dos cidadãos acerca dos assuntos que devem ser prioritariamente tratados por autoridades políticas.

  • B.

    rejeição de mensagens que entrem em conflito com as normas do grupo ao qual pertença o consumidor de produtos da mídia.

  • C.

    capacidade atribuída à mídia de se dirigir a indivíduos isolados com poucas possibilidades de exercer influências mútuas.

  • D.

    ação modeladora da mídia ao priorizar estereótipos como forma simplificada e distorcida de entender e projetar a realidade social.

  • E.

    poder que a mídia tem de atingir a todos do mesmo modo, independentemente de características sociais, psicológicas ou culturais.

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