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Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O texto utiliza o modelo da pirâmide invertida, que resultou no formato lide e sublide.
No que se refere à opinião pública, há uma antiga controvérsia não resolvida nas Ciências Sociais, não só sobre o próprio conceito, mas também quanto a sua formação. A teoria mais conhecida é aquela que tenta explicar o processo de formação da opinião pública por meio do chamado modelo cascata.
A opinião pública se formaria a partir de pequenos grupos, situados no topo da pirâmide social, e depois viria descendo, por degraus, até a base da pirâmide. No primeiro degrau dessa cascata, estaria o pequeno grupo das elites econômicas e sociais; no segundo, estaria o das elites políticas e, no terceiro, a mídia, seguida pelos chamados formadores de opinião — intelectuais, religiosos, artistas, educadores, líderes empresariais e sindicais, jornalistas —; finalmente, no último degrau, a grande maioria que constitui a base da população.
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.
Atualmente, as instituições públicas utilizam técnicas jornalísticas para interferir na opinião pública, o que fez do jornalismo institucional um sistema híbrido, que combina técnicas de jornalismo, de relações públicas e de divulgação institucional, a fim de conferir visibilidade às atividades da instituição e fortalecer sua imagem pública. Sob esse ponto de vista, a notícia é vista como estratégia de promoção da imagem institucional.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.
O release-cobertura deve informar acerca dos fatos relativos a determinado evento aos veículos que não compareceram.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O momento do século XX em que, nos EUA, surgiram as primeiras teorias modernas da comunicação foi:
nos anos 50, com especial destaque conferido à formação da communication research, que teve K. Lewin, C. Hovland, E. Katz e P. Lazarsfeld entre seus pioneiros.
em fins da década de 40, quando os engenheiros de telecomunicações Cl. Shannon e W. Weaver demonstraram sua teoria matemática da comunicação.
nas duas primeiras décadas, com a instrumentalização técnica de análises de conteúdo de jornais e revistas, assim como da programação radiofônica.
dos anos 20 aos 50, quando as teorias se ocuparam da influência de meios massivos no comportamento coletivo, sobretudo no que se refere às questões de ordem política.
nos anos 50, com a vinda dos sociólogos alemães Th. W. Adorno e M. Horkheimer, autores de uma teoria crítica da cultura americana e do conceito de indústria cultural.
Ao redigir um release, é preciso levar em conta as características do texto noticioso. Por isso, ele deve apresentar:
criatividade no texto, que, a despeito da informação, chame a atenção dos editores e garanta espaço noticioso na mídia.
um autor responsável, claramente expresso, bem como as fontes de informação, com nome e função ou cargo na instituição.
cerca de 10 páginas de informação diversificada para que, em face à redução do número de jornalistas nas redações, elimine a possibilidade de apuração direta.
poucas fontes de informação e usar preferencialmente o discurso direto, a fim de eliminar o trabalho do jornalista em entrevistar diretamente a fonte.
títulos e entretítulos com pelos menos 15 palavras centralizadas e em itálico, a fim de chamar a atenção do jornalista.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Um briefing publicitário, feito pelo anunciante no contato com a agência publicitária que o atende, demonstra problemas de comunicação em momentos de crise econômica que ele pretende resolver na instituição, também com o auxílio da publicidade.
Comunicação Social - Fontes - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Em uma notícia sobre um acidente automobilístico, o sobrevivente desse desastre é considerado uma fonte
secundária.
indireta.
primária.
autorizada.
fixa.
A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
As pesquisas de opinião, para serem consideradas válidas, devem seguir critérios como amostragem probabilística (segundo normas estatísticas), pré-teste e uso criterioso de instrumentos de coleta de dados, de acordo com o perfil do público pesquisado.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.
Pós-pauta é um alerta, avisando para o jornalista sobre um assunto que posteriormente será divulgado para a imprensa em geral.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A hipótese do agenda setting, formulada na década de 70, por meio de estudos sobre os efeitos da mídia, refere-se ao (à):
influência da mídia na opinião dos cidadãos acerca dos assuntos que devem ser prioritariamente tratados por autoridades políticas.
rejeição de mensagens que entrem em conflito com as normas do grupo ao qual pertença o consumidor de produtos da mídia.
capacidade atribuída à mídia de se dirigir a indivíduos isolados com poucas possibilidades de exercer influências mútuas.
ação modeladora da mídia ao priorizar estereótipos como forma simplificada e distorcida de entender e projetar a realidade social.
poder que a mídia tem de atingir a todos do mesmo modo, independentemente de características sociais, psicológicas ou culturais.
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