Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O conceito de espiral do silêncio, desenvolvido pela alemã Elizabeth Noelle-Neuman, ajuda a explicar a relação entre a mídia e a opinião pública. A respeito dessa idéia, analise as afirmativas a seguir:
I. O medo da solidão social faz com que as pessoas escondam opiniões contrárias à ideologia majoritária.
II. Os meios de comunicação tendem a rejeitar as opiniões dominantes, tendo em vista sua função social questionadora.
III. Na mídia, o excesso de exposição de determinados temas é um dos mecanismos condicionantes da teoria da espiral.
Assinale:
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto acima, julgue os itens de 87 a 89, relativos à comunicação empresarial.
Em períodos natalinos, as vendas só interessam às empresas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da produção do texto e da notícia, julgue os itens que se seguem.
O lead não se aplica ao release.
Com base do tema do texto acima, julgue os seguintes itens.
A segmentação é possivel porque o mercado é homogêneo no que diz respeito à reação do cliente em relaçao aos esforçoes de marketing de uma organização.
O modelo comercial de mídia on-line no qual o anunciante paga para estar presente nas páginas de resultado dos sites de busca é chamado de
Full banner.
Hotsite.
Hipertexto.
Link patrocinado.
Pop up.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.
O material pago a ser veiculado sob a forma de matéria jornalística e caracterizado ostensivamente como informe publicitário é o chamado sampling.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em uma organização pública, a comunicação faz parte do serviço prestado pelo órgão, razão pela qual as informações jornalísticas de uma instituição pública devem estar focadas no cidadão, na cidadania e no devido decoro. A partir de tais premissas, julgue os itens a seguir.
Conteúdos jornalísticos originários de instituições públicas, por não serem informações de massa, não têm necessariamente de passar pela tradução de termos técnicos, sob pena de perderem em exatidão.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Em termos gerais, a teoria do espelho diz que o jornalismo:
reflete a subjetividade do observador dos acontecimentos.
separa fatos e opiniões, evitando a subjetividade.
inverte a ordem narrativa dos fatos, por meio da pirâmide invertida.
difunde uma realidade artificialmente construída.
propaga a visibilidade de pontos de vista e opiniões.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Para Gaudêncio Torquato (2002), os fluxos de comunicação constituem os caminhos, os desvios e os degraus que a comunicação interna no ambiente empresarial atravessa, e sua complexidade depende do tipo de organização. Algumas, mais abertas e menos burocráticas, mesmo com o risco do by pass, estimulam a troca de informações entre um subordinado e um superior localizado em outra área ou departamento. Essa seria a característica do fluxo:
diagonal.
descendente.
lateral.
reto.
espiral.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Dado que, em épocas de recessão econômica, a publicidade sempre paga a conta, ela já estaria incluída na nova arquitetura mencionada no texto, mesmo porque a sua linguagem não iria conseguir convencer a se comprar o que realmente não se pode.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...