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A respeito do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), julgue os itens subseqüentes.
Todos os editais de licitação para contratação de agências de propaganda de cada órgão ou entidade do Poder Executivo Federal devem ser submetidos à aprovação da Secretaria de Comunicação de Governo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.
O monitoramento do desempenho da instituição na mídia é caracterizado como auditoria de imagem.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A respeito do modelo de virtualização formulado com base nos novos paradigmas da comunicação globalizada, assinale a afirmativa correta.
O excesso de informações e a potencialidade de sua disseminação promovem o entorpecimento da sensibilidade dos consumidores de produtos de mídia, resultando em um perceptível desinteresse.
As reações manifestas a uma mensagem midiática dependem de identificações projetivas, desejos e expectativas do público, bem como do contexto cultural no qual ele está inserido.
Os indivíduos podem ser condicionados por estímulos expressos no modo pelo qual as mensagens são adequadamente codificadas e distribuídas, visando-se alcançar determinado efeito.
A informação está em permanente processo de adaptação, recomposição e atualização, podendo ser multiplicada, difundida e armazenada de acordo com interesses e motivações.
A clareza da mensagem depende do aperfeiçoamento tecnológico do canal, para que se possa restringir ao máximo a interferência de ruídos no momento de sua recepção por um destinatário.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A relação entre repórteres e assessores de imprensa nem sempre é fácil, principalmente em situações de crise de imagem. Nesse contexto, o assessor deve:
assumir o papel de porta-voz da instituição, evitando o contato direto entre repórteres e executivos da empresa.
acompanhar o desenvolvimento da pauta, verificando o texto da matéria antes de autorizar a sua publicação.
fornecer apenas informações favoráveis à empresa por meio de releases, distraindo a atenção dos repórteres do foco da crise.
planejar entrevistas coletivas, orientando as fontes da empresa a fornecer informações claras e objetivas em relação às demandas dos repórteres.
entrar em contato com os editores dos veículos, oferecendo inserções publicitárias para evitar a publicação de notícias desfavoráveis à empresa.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, relativos a novas tecnologias de comunicação.
Verifica-se que, nos anúncios publicitários de telefonia celular, são desconsiderados os costumes de uma cultura tradicional segundo as quais assuntos íntimos não seriam tratados por telefone, quanto mais no celular.
Acerca desse tema, julgue os itens de
6 a 15.Dada a diversidade dos públicos de uma empresa, o domínio das práticas culturais facilita que ela trate, de forma adequada, as diferenças em seu ambiente interno ou externo.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Quanto mais opções de comunicação houver, melhor será para o consumidor, visto que se amplia a oferta para seu conhecimento. Essa variedade de meios de comunicação pode ser exemplificada pela convivência do livro digital com o tradicional livro
A respeito de comunicação pública, julgue os próximos itens.
Consensualmente, a prática de comunicação pública se restringe às informações distribuídas pelo governo federal ao cidadão, não se incluindo nesse processo a comunicação realizada por organizações não-governamentais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.
O trabalho da assessoria de imprensa é a gestão dos fluxos de informação e relacionamento entre fontes de informação e jornalistas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Primeiro a estudar sistematicamente as organizações burocráticas ou formais, o sociólogo Max Weber dedicou-se aos conceitos de poder, autoridade e legitimidade. Para esse autor, um dos três tipos fundamentais de dominação é o carisma, no qual a obediência dos seguidores se deve:
ao respeito pelas orientações do comando, segundo usos e costumes.
à crença no direito de dar ordens concentrado na figura da autoridade.
ao reconhecimento de um talento inato para o exercício da liderança.
à devoção pelo líder, cujas qualidades o tornam admirado.
à identificação com características impessoais e atitudes informais.
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