Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Há décadas a teoria do gatekeeping (seleção de informações) vem tratando de explicar o processo de construção da realidade social. Exemplos concretos do processo de criação dessa realidade são observados diariamente tanto na forma como os noticiários de televisão editam protestos e discursos ou descrevem cenas de acidentes e crimes quanto na forma como as revistas de informação resumem os eventos mais importantes da semana e decidem o que será capa em determinado fim de semana. Também é exemplo do processo de criação a forma como os jornais descrevem pessoas e(ou) conceitos abstratos: guerrilheiro ou terrorista, esquerda ou direita, conservador ou liberal.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do assunto nele abordado, julgue os itens que se seguem.
Utilizando-se como exemplo o processo de elaboração de uma grande reportagem de revista semanal, é correto afirmar que, nesse caso, exercem papel de gatekeepers (selecionadores) o pauteiro, o repórter, o fotógrafo, o editor e o redator-chefe (ou aqueles que exercem cargos similares/equivalentes, que tenham denominação diferenciada).
Com referência ao texto acima e ao tema nele enfocado, julgue os itens subseqüentes.
Quase sempre, a crise pode ser encerrada com a mudança de apenas um dos fatortes determinantes que tenha impacto na mídia.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O elemento do processo comunicacional que oferece ao emissor retorno sobre a reação do destinatário diante da mensagem, fazendo prosseguir o fluxo de comunicação, é chamado de
feedback.
canal.
código
ruído.
entropia.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.
O áudio-release deve ser distribuído para veiculação em emissoras de televisão.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Orçamento é uma previsão dos custos, relacionados durante o desenvolvimento de um projeto ou programa de relações públicas, podendo ser fixo ou variável. Entre as opções abaixo, qual procedimento NÃO deve ser relacionado como custo?
Contratação de empresas terceirizadas.
Definição de políticas de comunicação com stakeholders.
Elaboração de mailing list.
Organização de recepção.
Produção e impressão de material gráfico.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.
Classifica-se como descritivo o seguinte lide: Se você pretende viajar no seu carro este fim de semana, encha o tanque mais cedo. Por determinação da PETROBRAS, os postos de todo o Brasil funcionarão apenas até às 17 horas de sexta-feira.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A chamada dialética da atemorização e da tranqüilização diz que a programação noticiosa joga com o duplo caráter ideológico da notícia. Isso equivale a dizer que:
a objetividade faz com que, na atualidade, o conjunto das notícias tenha a mesma função da maiêutica na Antiguidade clássica.
a política dicotômica da notícia é uma tentativa permanente de tirar o receptor da passividade, da acomodação e da apatia.
o conjunto das notícias atua no receptor participando de um jogo psíquico que desencadeia processos de preocupação e de alívio.
ao tratar os fatos como mitos ou como signos, a notícia constrói a apresentação dos fatos como algo aberto, estimulando a reflexão.
o caráter violento do real histórico dos acontecimentos precisa da objetividade jornalística, que os aplaca pela narrativa imparcial.
Para viabilizar a comunicação com os mais diversos públicos, as organizações usam meios orais, escritos, pictográficos, escritopictográficos, simbólicos, audiovisuais e telemáticos. Entre os exemplos de meios pictográficos usados na comunicação, encontram-se:
os telejornais.
os house organs.
as fotografias.
a intranet.
os gráficos.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Publicidade e maior controle estatal não marcham bem juntos: a publicidade acompanha a expansão do mercado, e o Estado restringe o mercado em momentos de crise. Já a propaganda poderá divulgar as razões dos governos, e não, as dos produtos.
Comunicação Social - Fontes - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A capacitação de fontes com o objetivo de qualificar o relacionamento destas com a imprensa é conhecida como
visitas dirigidas.
media training.
mailing list.
newspeg.
press day.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...