Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Há décadas a teoria do gatekeeping (seleção de informações) vem tratando de explicar o processo de construção da realidade social. Exemplos concretos do processo de criação dessa realidade são observados diariamente tanto na forma como os noticiários de televisão editam protestos e discursos ou descrevem cenas de acidentes e crimes quanto na forma como as revistas de informação resumem os eventos mais importantes da semana e decidem o que será capa em determinado fim de semana. Também é exemplo do processo de criação a forma como os jornais descrevem pessoas e(ou) conceitos abstratos: guerrilheiro ou terrorista, esquerda ou direita, conservador ou liberal.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do assunto nele abordado, julgue os itens que se seguem.

Utilizando-se como exemplo o processo de elaboração de uma grande reportagem de revista semanal, é correto afirmar que, nesse caso, exercem papel de gatekeepers (selecionadores) o pauteiro, o repórter, o fotógrafo, o editor e o redator-chefe (ou aqueles que exercem cargos similares/equivalentes, que tenham denominação diferenciada).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao texto acima e ao tema nele enfocado, julgue os itens subseqüentes.

Quase sempre, a crise pode ser encerrada com a mudança de apenas um dos fatortes determinantes que tenha impacto na mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

O elemento do processo comunicacional que oferece ao emissor retorno sobre a reação do destinatário diante da mensagem, fazendo prosseguir o fluxo de comunicação, é chamado de

  • A.

    feedback.

  • B.

    canal.

  • C.

    código

  • D.

    ruído.

  • E.

    entropia.

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

O áudio-release deve ser distribuído para veiculação em emissoras de televisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Orçamento é uma previsão dos custos, relacionados durante o desenvolvimento de um projeto ou programa de relações públicas, podendo ser fixo ou variável. Entre as opções abaixo, qual procedimento NÃO deve ser relacionado como custo?

  • A.

    Contratação de empresas terceirizadas.

  • B.

    Definição de políticas de comunicação com stakeholders.

  • C.

    Elaboração de mailing list.

  • D.

    Organização de recepção.

  • E.

    Produção e impressão de material gráfico.

No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.

Classifica-se como descritivo o seguinte lide: Se você pretende viajar no seu carro este fim de semana, encha o tanque mais cedo. Por determinação da PETROBRAS, os postos de todo o Brasil funcionarão apenas até às 17 horas de sexta-feira.

  • C. Certo
  • E. Errado

A chamada “dialética da atemorização e da tranqüilização” diz que a programação noticiosa joga com o duplo caráter ideológico da notícia. Isso equivale a dizer que:

  • A.

    a objetividade faz com que, na atualidade, o conjunto das notícias tenha a mesma função da maiêutica na Antiguidade clássica.

  • B.

    a política dicotômica da notícia é uma tentativa permanente de tirar o receptor da passividade, da acomodação e da apatia.

  • C.

    o conjunto das notícias atua no receptor participando de um jogo psíquico que desencadeia processos de preocupação e de alívio.

  • D.

    ao tratar os fatos como mitos ou como signos, a notícia constrói a apresentação dos fatos como algo aberto, estimulando a reflexão.

  • E.

    o caráter violento do real histórico dos acontecimentos precisa da objetividade jornalística, que os aplaca pela narrativa imparcial.

Para viabilizar a comunicação com os mais diversos públicos, as organizações usam meios orais, escritos, pictográficos, escritopictográficos, simbólicos, audiovisuais e telemáticos. Entre os exemplos de meios pictográficos usados na comunicação, encontram-se:

  • A.

    os telejornais.

  • B.

    os house organs.

  • C.

    as fotografias.

  • D.

    a intranet.

  • E.

    os gráficos.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Publicidade e maior controle estatal não marcham bem juntos: a publicidade acompanha a expansão do mercado, e o Estado restringe o mercado em momentos de crise. Já a propaganda poderá divulgar as razões dos governos, e não, as dos produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A capacitação de fontes com o objetivo de qualificar o relacionamento destas com a imprensa é conhecida como

  • A.

    visitas dirigidas.

  • B.

    media training.

  • C.

    mailing list.

  • D.

    newspeg.

  • E.

    press day.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...