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Com relação aos possíveis casos de utilização da denominação off em telejornalismo, o termo não compreende:
a informação sigilosa obtida pelo repórter de TV.
a chamada de bloco lida pelo apresentador de um telejornal.
o texto falado que cobre as imagens editadas de um VT.
a informação dada no vídeo por um entrevistado que tem sua imagem e voz descaracterizadas por efeitos de computador.
o momento em que o repórter aparece no vídeo no corpo da matéria.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
A utilização do brainstorm (tempestade cerebral) nas agências de publicidade, para provocar idéias criativas, é uma evidência de que se acredita que a criatividade more em lugares recônditos e que não só a atividade criativa mas também a prática dos negócios sejam armas, em princípio, veladas, que se valem da retórica e da argumentação persuasiva para se imporem.
A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Resultados de pesquisas de opinião podem ser utilizados para planejamento estratégico das organizações, desde que obtidos de pesquisa confiável e realizada segundo padrões técnicos adequados.
A respeito do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), julgue os itens subseqüentes.
O SICOM é integrado pela Secretaria de Comunicação de Governo como órgão central, pelas unidades administrativas dos órgãos e das entidades do Poder Executivo Federal e por representantes dos governos estaduais que a ele tenham aderido.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.
A assessoria de empresa deve utilizar sinalização, ou seja, o informe de detalhes de interesse específico da imprensa relacionado ao evento a ser realizado, como inauguração, lançamento, coletiva.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Assinale a afirmativa que se relacione diretamente com o modelo teórico conhecido como newsmaking.
O processo de produção da notícia é planejado como uma rotina industrial, com procedimentos próprios e limites organizacionais.
O profissional da informação incorpora em seu trabalho métodos científicos suficientes para assegurar o relato objetivo dos fatos.
As mensagens na comunicação de massa resultam de uma série de escolhas por meio da qual o fluxo de informações é filtrado.
As experiências, atitudes e expectativas dos comunicadores determinam o conteúdo veiculado pelos produtos informativos.
O controle pessoal sobre a produção permite que o jornalista distorça os fatos noticiados em favor de suas idéias ou seus interesses.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O principal parâmetro que deve nortear a escolha de uma foto jornalística visando à sua publicação é o(a):
variedade de interpretações que ela é capaz de suscitar.
definição, contraste e saturação de suas cores.
valor informativo e sua adequação à linha editorial da publicação.
celebridade de seu autor e dimensão estética enquanto obra de arte.
irrelevância do fato retratado com exclusividade.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, relativos a novas tecnologias de comunicação.
A privacidade das pessoas não é um tema afeito à comunicação de massa, mesmo com o auxílio das novas tecnologias. O você como apelo ao sujeito da maioria dos anúncios nada tem a ver com você mesmo. E aqueles anúncios do seu banco também privilegiam o institucional.
A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Uma das diferenças básicas entre pesquisa de opinião e pesquisa de mercado é que a primeira tem como eixo os seguintes elementos: coleta de julgamentos morais (certo ou errado), aceitação ou rejeição de medidas políticas ou econômicas, preferência eleitoral/partidária e aferição de popularidade de governantes, enquanto a segunda é focada, sobretudo, no gosto/hábito do consumidor ou em sua predisposição para adquirir determinados produtos/serviços.
A tabela abaixo apresenta o perfil de alguns dos principais tipos de mídia.
São INCORRETAS as vantagens e limitações relacionadas a
televisão e jornal
mala direta e outdoor
jornal e rádio
rádio e revista.
revista e televisão.
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