Questões de Comunicação Social

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Com relação aos possíveis casos de utilização da denominação off em telejornalismo, o termo não compreende:

  • A.

    a informação sigilosa obtida pelo repórter de TV.

  • B.

    a chamada de bloco lida pelo apresentador de um telejornal.

  • C.

    o texto falado que cobre as imagens editadas de um VT.

  • D.

    a informação dada no vídeo por um entrevistado que tem sua imagem e voz descaracterizadas por efeitos de computador.

  • E.

    o momento em que o repórter aparece no vídeo no corpo da matéria.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

A utilização do brainstorm (tempestade cerebral) nas agências de publicidade, para provocar idéias criativas, é uma evidência de que se acredita que a criatividade more em lugares recônditos e que não só a atividade criativa mas também a prática dos negócios sejam armas, em princípio, veladas, que se valem da retórica e da argumentação persuasiva para se imporem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Resultados de pesquisas de opinião podem ser utilizados para planejamento estratégico das organizações, desde que obtidos de pesquisa confiável e realizada segundo padrões técnicos adequados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), julgue os itens subseqüentes.

O SICOM é integrado pela Secretaria de Comunicação de Governo como órgão central, pelas unidades administrativas dos órgãos e das entidades do Poder Executivo Federal e por representantes dos governos estaduais que a ele tenham aderido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

A assessoria de empresa deve utilizar sinalização, ou seja, o informe de detalhes de interesse específico da imprensa relacionado ao evento a ser realizado, como inauguração, lançamento, coletiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a afirmativa que se relacione diretamente com o modelo teórico conhecido como newsmaking.

  • A.

    O processo de produção da notícia é planejado como uma rotina industrial, com procedimentos próprios e limites organizacionais.

  • B.

    O profissional da informação incorpora em seu trabalho métodos científicos suficientes para assegurar o relato objetivo dos fatos.

  • C.

    As mensagens na comunicação de massa resultam de uma série de escolhas por meio da qual o fluxo de informações é filtrado.

  • D.

    As experiências, atitudes e expectativas dos comunicadores determinam o conteúdo veiculado pelos produtos informativos.

  • E.

    O controle pessoal sobre a produção permite que o jornalista distorça os fatos noticiados em favor de suas idéias ou seus interesses.

O principal parâmetro que deve nortear a escolha de uma foto jornalística visando à sua publicação é o(a):

  • A.

    variedade de interpretações que ela é capaz de suscitar.

  • B.

    definição, contraste e saturação de suas cores.

  • C.

    valor informativo e sua adequação à linha editorial da publicação.

  • D.

    celebridade de seu autor e dimensão estética enquanto obra de arte.

  • E.

    irrelevância do fato retratado com exclusividade.

 

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, relativos a novas tecnologias de comunicação.

A privacidade das pessoas não é um tema afeito à comunicação de massa, mesmo com o auxílio das novas tecnologias. O você como apelo ao sujeito da maioria dos anúncios nada tem a ver com você mesmo. E aqueles anúncios do seu banco também privilegiam o institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Uma das diferenças básicas entre pesquisa de opinião e pesquisa de mercado é que a primeira tem como eixo os seguintes elementos: coleta de julgamentos morais (certo ou errado), aceitação ou rejeição de medidas políticas ou econômicas, preferência eleitoral/partidária e aferição de popularidade de governantes, enquanto a segunda é focada, sobretudo, no gosto/hábito do consumidor ou em sua predisposição para adquirir determinados produtos/serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tabela abaixo apresenta o perfil de alguns dos principais tipos de mídia.

São INCORRETAS as vantagens e limitações relacionadas a

  • A.

    televisão e jornal

  • B.

    mala direta e outdoor

  • C.

    jornal e rádio

  • D.

    rádio e revista.

  • E.

    revista e televisão.

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