Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A televisão chegou ao Brasil em 1950 e o noticiário passou a ser uma de suas atrações. No que se refere à produção telejornalística, julgue os itens subseqüentes.

Denominam-se informações com embargo aquelas informações cuja origem não é assumida oficialmente pela fonte.

  • C. Certo
  • E. Errado

É correto afirmar sobre a diferença entre nota e coluna:

  • A. Nota é o termo adotado para designar pequena notícia destinada à informação rápida; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, composta exclusivamente por notas (informações rápidas) seguidas de comentários e juízos de valor.
  • B. Nota é o termo adotado para designar a declaração escrita, oficial, emitida pelo governo ou por qualquer instituição pública ou privada, distribuída à imprensa; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, composta exclusivamente por notas (informações rápidas) seguidas de comentários e juízos de valor, de modo a se obter uma glosa do fato.
  • C. Nota é o termo adotado para designar um breve texto jornalístico, cuja principal característica é ser menos perecível que a notícia comum; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, composta por notas (informações rápidas) seguidas de comentários e juízos de valor, de modo a se obter uma glosa do fato.
  • D. Nota é o termo adotado para designar a declaração escrita, oficial, emitida pelo governo ou por qualquer instituição pública ou privada, distribuída à imprensa; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, redigida em estilo mais livre e pessoal do que o noticiário comum.
  • E. Nota é o termo adotado para designar pequena notícia destinada à informação rápida; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, composta exclusivamente por matérias de entretenimento.

Acerca desse tema, julgue os itens de 6 a 15.

Os anúncios comportamentais não estimulam explicitamente o consumo, como, por exemplo, por meio da mensagem "Vamos consumir", visto que esse procedimento não é aceito culturalmente e prejudica a imagem das instituições envolvidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto de anúncio acima e ao tema por ele suscitado, julgue os próximos itens.

Suponha que banners da empresa que produz o produto anunciado no texto sejam colocados na Internet, em sítios esportivos, lincando o uso da Maxi Goiabinha à prática do esporte, e informações adicionais relativas a nutrientes estejam disponíveis no próprio sítio da empresa. Essa idéia publicitária não vingará, por problemas de custos e pela fugacidade das mensagens virtuais, sendo, nesse caso, mais adequados para a fixação de imagem do produto outros tipos convencionais de mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Periodicamente, algumas cidades brasileiras são sacudidas por eventos ansiosamente esperados pelos mais variados tipos de público. O Skol Beats, por exemplo, no ano passado, levou nada menos do que 44 mil aficionados por música eletrônica ao sambódromo paulista; o Tim Festival, em três noites, atraiu outras 50 mil pessoas apaixonadas por jazz, pop e outros gêneros musicais ao Museu de Arte Moderna no Rio; o Avon Women in Concert reuniu outra multidão na Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera (SP).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos associados ao tema por ele abordado e à realização de eventos em geral, julgue os itens que se seguem.

O programa Esporte e Lazer da Cidade, proposto pelo Ministério das Cidades a grupos empresariais brasileiros, tem por objetivo captar patrocínios para a implantação de projetos comunitários de esporte e lazer para populações carentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

A comunicação descendente liga-se ao processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subordinados, isto é, a comunicação de cima para baixo, traduzindo a filosofia, as normas e as diretrizes dessa mesma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo teórico do newsmaking pressupõe que os produtos midiáticos informativos:

  • A.

    são como são porque a realidade assim os determina.

  • B.

    têm, acima de tudo, o dever de informar a verdade.

  • C.

    não refletem a realidade, mas ajudam a construí-la.

  • D.

    não coíbem intenções individuais de manipulação.

  • E.

    não mantêm mais vínculos com a realidade exterior.

Para Margarida Kunsch, comunicação integrada é “uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação administrativa, que formam o mix, o composto da comunicação organizacional” (KUNSCH, 2002). Segundo essa autora, são elementos da comunicação institucional:

  • A.

    promoção de vendas e propaganda institucional.

  • B.

    comunicação interna e venda pessoal.

  • C.

    promoção de vendas e fluxo formal de comunicação.

  • D.

    fluxo informal de comunicação e marketing direto.

  • E.

    jornalismo empresarial e marketing social.

As campanhas publicitárias podem ser caracterizadas por: unidade, padronização, continuidade e repetição. Seus argumentos devem ser muitos, porém a síntese deve ser uma só. Existem diversos tipos de campanhas, para atender objetivos diversificados. Acerca desses aspectos, julgue os itens que se seguem.

A campanha publicitária institucional tem por objetivo o produto em particular e visa explicar as minúcias, os modelos e as diferenciações desse modelo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à produção jornalística, julgue os próximos itens.

A informação ou esclarecimento dada por uma fonte ao jornalista com o compromisso de que não seja publicado o nome da fonte é chamada off-the-record ou simplesmente off.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...