Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A televisão chegou ao Brasil em 1950 e o noticiário passou a ser uma de suas atrações. No que se refere à produção telejornalística, julgue os itens subseqüentes.
Denominam-se informações com embargo aquelas informações cuja origem não é assumida oficialmente pela fonte.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
É correto afirmar sobre a diferença entre nota e coluna:
Acerca desse tema, julgue os itens de
6 a 15.Os anúncios comportamentais não estimulam explicitamente o consumo, como, por exemplo, por meio da mensagem "Vamos consumir", visto que esse procedimento não é aceito culturalmente e prejudica a imagem das instituições envolvidas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao texto de anúncio acima e ao tema por ele suscitado, julgue os próximos itens.
Suponha que banners da empresa que produz o produto anunciado no texto sejam colocados na Internet, em sítios esportivos, lincando o uso da Maxi Goiabinha à prática do esporte, e informações adicionais relativas a nutrientes estejam disponíveis no próprio sítio da empresa. Essa idéia publicitária não vingará, por problemas de custos e pela fugacidade das mensagens virtuais, sendo, nesse caso, mais adequados para a fixação de imagem do produto outros tipos convencionais de mídia.
Periodicamente, algumas cidades brasileiras são sacudidas por eventos ansiosamente esperados pelos mais variados tipos de público. O Skol Beats, por exemplo, no ano passado, levou nada menos do que 44 mil aficionados por música eletrônica ao sambódromo paulista; o Tim Festival, em três noites, atraiu outras 50 mil pessoas apaixonadas por jazz, pop e outros gêneros musicais ao Museu de Arte Moderna no Rio; o Avon Women in Concert reuniu outra multidão na Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera (SP).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos associados ao tema por ele abordado e à realização de eventos em geral, julgue os itens que se seguem.
O programa Esporte e Lazer da Cidade, proposto pelo Ministério das Cidades a grupos empresariais brasileiros, tem por objetivo captar patrocínios para a implantação de projetos comunitários de esporte e lazer para populações carentes.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.
A comunicação descendente liga-se ao processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subordinados, isto é, a comunicação de cima para baixo, traduzindo a filosofia, as normas e as diretrizes dessa mesma organização.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O modelo teórico do newsmaking pressupõe que os produtos midiáticos informativos:
são como são porque a realidade assim os determina.
têm, acima de tudo, o dever de informar a verdade.
não refletem a realidade, mas ajudam a construí-la.
não coíbem intenções individuais de manipulação.
não mantêm mais vínculos com a realidade exterior.
Para Margarida Kunsch, comunicação integrada é uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação administrativa, que formam o mix, o composto da comunicação organizacional (KUNSCH, 2002). Segundo essa autora, são elementos da comunicação institucional:
promoção de vendas e propaganda institucional.
comunicação interna e venda pessoal.
promoção de vendas e fluxo formal de comunicação.
fluxo informal de comunicação e marketing direto.
jornalismo empresarial e marketing social.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As campanhas publicitárias podem ser caracterizadas por: unidade, padronização, continuidade e repetição. Seus argumentos devem ser muitos, porém a síntese deve ser uma só. Existem diversos tipos de campanhas, para atender objetivos diversificados. Acerca desses aspectos, julgue os itens que se seguem.
A campanha publicitária institucional tem por objetivo o produto em particular e visa explicar as minúcias, os modelos e as diferenciações desse modelo.
No que se refere à produção jornalística, julgue os próximos itens.
A informação ou esclarecimento dada por uma fonte ao jornalista com o compromisso de que não seja publicado o nome da fonte é chamada off-the-record ou simplesmente off.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...