Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca desse tema, julgue os itens de 6 a 15.

Uma propaganda em que se comunica a união entre uma instituição bancária privada e a Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda, a fim se direcionar parte da arrecadação do imposto de renda para projetos sociais, comunica também, de forma implícita, que essas instituições são socialmente responsáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

No texto televisivo, para garantir maior comunicação, deve-se

I - evitar as frases curtas;

II - fazer uso de clichês;

III - adotar a ordem direta;

IV - evitar a repetição;

V - adotar a fragmentação.

Estão corretos os itens

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I, II e IV, apenas.

  • C.

    II, IV e V, apenas.

  • D.

    III, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Olá, Chicago! Se alguém aí ainda duvida que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força da democracia, esta noite é a sua resposta. Considerando o trecho do discurso do presidente recém-eleito dos Estados Unidos da América (EUA) apresentado acima e a aspectos da comunicação social, julgue os itens a seguir.

Os profissionais de comunicação social, embora não sejam agentes de mudança, trazem consigo a força e o poder da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de técnicas de produção gráfica e de recursos audiovisuais empregados em cerimonial e protocolo, julgue os itens que se seguem.

O projeto gráfico de jornais deve prever uma configuração básica que não descaracterize sua identidade, mantendo, por exemplo, os elementos recorrentes. Esse recurso, além de permitir a prática do design de notícias –— cada vez mais usual em jornais segmentados, garante a identidade da publicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

House organ é um periódico de comunicação institucional e ferramenta de relações públicas distribuído gratuitamente e dirigido exclusivamente ao público externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação de massa apresenta ao menos quatro características essenciais. São elas:

  • A.

    planejamento feito de uma programação especializada de modo a atingir sobretudo a públicos urbanos; valorização da expressão reiterada de emoções primárias; pré-definição de valores econômicos associados a objetos, simbólicos ou não; ampla oferta de produtos destinados a recepção e consumo segmentados.

  • B.

    coletivização de formas de produção de bens simbólicos; relações institucionais estabelecidas com finalidade publicitária, comercial e ideológica; programação voltada para a satisfação individual, imediata e conspícua, proporcionando estratégias de consumo; emprego de táticas de persuasão ou sedução para consumidores de baixa renda.

  • C.

    dependência absoluta de insumos tecnológicos de última geração para promoção mercadológica; planejamento de campanhas publicitárias para promoção de produtos a distintos públicos; elaboração original de mensagens para difusão tecnicamente regulada; estímulo proporcionado a todo tipo de manifestação simbólica.

  • D.

    homogeneização de padrões de produção de bens culturais; preferência evidente por expressões típicas da cultura popular nacional; incentivo dado a uma visão político-social de ordem crítica por parte do público; segmentação de um público-alvo para inequívoca obtenção de elevados índices de audiência.

  • E.

    elaboração de conteúdos e proposição formais destinados a um consumo cotidiano por parte de um público amplo; decidida mercantilização de formas simbólicas; dissociação estruturalmente relevante entre a produção padronizada de mensagens e sua recepção; constante reiteração, mantendo-se sempre a mesma coisa em oferta.

As campanhas publicitárias podem ser caracterizadas por: unidade, padronização, continuidade e repetição. Seus argumentos devem ser muitos, porém a síntese deve ser uma só. Existem diversos tipos de campanhas, para atender objetivos diversificados. Acerca desses aspectos, julgue os itens que se seguem.

A campanha de varejo é considerada uma campanha simples e objetiva cujo retorno em vendas é relativamente rápido.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à produção jornalística, julgue os próximos itens.

Fonte institucional ou oficiosa é aquela que fala formal e legalmente em nome de alguém ou de alguma instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às peculiaridades e à linguagem própria de cada veículo de comunicação, julgue os itens que se seguem.

A vantagem do jornal impresso sobre a televisão é que o leitor pode voltar quantas vezes quiser à notícia. Em contrapartida, o jornal impresso é essencialmente descritivo, enquanto a TV, além de descrever os acontecimentos, mostra-os.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das linguagens empregadas nos meios de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

Na teledramaturgia, o silêncio dos personagens é uma fala importante que a comunicação tem que manter e, em alguns casos, resgatar. O silêncio, a pausa, a respiração, o esquecimento dão lugar à expressão da memória e de uma fala mais contundente.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...