Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.

Os sentidos das coisas podem ser obtidos ao entrecruzar-se a linguagem, manifesta ou não, com a história, o contexto e os acontecimentos da vida social, verificando-se, então, o interdiscurso e, até mesmo, o intradiscurso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na comunicação impressa, a legibilidade do texto depende de

  • A.

    correção ortográfica e gramatical do texto.

  • B.

    margens, comprimento e entrelinhamento das linhas.

  • C.

    quantidade de ilustrações e fotos relacionadas ao texto.

  • D.

    estilo no qual o texto foi redigido.

  • E.

    uso da ordem direta nas frases, palavras denotativas e citações.

Um evento constitui-se em um instrumento de relações públicas voltado para o público interno e externo de uma empresa. Em geral, é programado em todos os seus detalhes para atrair a atenção do público, despertar seu interesse, conquistar sua boa vontade, e, ao mesmo tempo, informá-lo. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Um evento pode ser criado artificialmente, pode ser provocado por vias indiretas ou pode, aproveitando-se uma oportunidade, ocorrer espontaneamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de fait-divers, introduzido pelo semiólogo Roland Barthes, pode ser entendido no contexto referente ao sensacionalismo presente nos meios de comunicação.

Em relação ao conceito de fait-divers, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Desperta o interesse do receptor, a partir de seu repertório cultural, oferecendo um cenário sensacional com diversas opiniões sobre um mesmo assunto de interesse público.

  • B.

    Aborda escândalos, curiosidades e bizarrices como uma informação total, dispensando o conhecimento prévio para ser consumido e não remetendo a nada além dela mesma.

  • C.

    É um signo que, devido à alta carga informacional, necessita do contexto sociocultural para ser interpretado, atraindo o receptor para notícias relevantes historicamente.

  • D.

    Configura-se como uma informação parcial, que desperta a curiosidade do receptor no sentido de completá-la a partir da interação com o veículo noticioso.

  • E.

    Dá oportunidade ao receptor de tornar-se produtor da notícia, visto que trata de assuntos ligados à criminalidade em locais onde jornalistas não são bem-vindos.

Considerando que, para que se crie uma boa campanha publicitária, sejam necessários seis passos fundamentais, quais sejam: conhecer os conceitos de publicidade, determinar seus objetivos, fazer o briefing, estabelecer a estratégia, selecionar os meios e analisar os resultados, julgue os itens a seguir.

Para se estabelecer uma estratégia criativa, a mensagem deverá abordar os benefícios para o cliente de acordo com as funções do produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

Em relações públicas, a comunicação integrada pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação corporativa e da comunicação organizacional, formando um conjunto harmonioso, apesar das diferenças e das especificidades de cada setor e dos respectivos subsetores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relação entre o profissional de comunicação e a fonte de notícia, julgue os próximos itens.

Fatos, objetividade da imprensa, narrativas fidedignas e notícias oportunas estão associados à relação de confiança entre o jornalista e a fonte de notícia e, por isso, essa relação é considerada a mola mestra da produção de notícias.

  • C. Certo
  • E. Errado

No pós-compra de itens caros, uma reação comum é o consumidor se perguntar se a alternativa escolhida era de fato a melhor. Esse "sentimento" é chamado de

  • A.

    decisão limitada.

  • B.

    atitude.

  • C.

    influência situacional.

  • D.

    decisão extensiva.

  • E.

    dissonância cognitiva.

Considerando as especificações descritas e essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

O CPM (custo por mil) dos três jornais é, respectivamente, de R$ 66,00, R$ 45,00 e R$ 89,00.

  • C. Certo
  • E. Errado

A retórica da notícia jornalística é:

  • A.

    conativa.

  • B.

    fática.

  • C.

    emotiva.

  • D.

    referencial.

  • E.

    metalingüística.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...