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Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.
Os sentidos das coisas podem ser obtidos ao entrecruzar-se a linguagem, manifesta ou não, com a história, o contexto e os acontecimentos da vida social, verificando-se, então, o interdiscurso e, até mesmo, o intradiscurso.
Comunicação Social - Produção Gráfica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Na comunicação impressa, a legibilidade do texto depende de
correção ortográfica e gramatical do texto.
margens, comprimento e entrelinhamento das linhas.
quantidade de ilustrações e fotos relacionadas ao texto.
estilo no qual o texto foi redigido.
uso da ordem direta nas frases, palavras denotativas e citações.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um evento constitui-se em um instrumento de relações públicas voltado para o público interno e externo de uma empresa. Em geral, é programado em todos os seus detalhes para atrair a atenção do público, despertar seu interesse, conquistar sua boa vontade, e, ao mesmo tempo, informá-lo. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.
Um evento pode ser criado artificialmente, pode ser provocado por vias indiretas ou pode, aproveitando-se uma oportunidade, ocorrer espontaneamente.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O conceito de fait-divers, introduzido pelo semiólogo Roland Barthes, pode ser entendido no contexto referente ao sensacionalismo presente nos meios de comunicação.
Em relação ao conceito de fait-divers, assinale a afirmativa correta.
Desperta o interesse do receptor, a partir de seu repertório cultural, oferecendo um cenário sensacional com diversas opiniões sobre um mesmo assunto de interesse público.
Aborda escândalos, curiosidades e bizarrices como uma informação total, dispensando o conhecimento prévio para ser consumido e não remetendo a nada além dela mesma.
É um signo que, devido à alta carga informacional, necessita do contexto sociocultural para ser interpretado, atraindo o receptor para notícias relevantes historicamente.
Configura-se como uma informação parcial, que desperta a curiosidade do receptor no sentido de completá-la a partir da interação com o veículo noticioso.
Dá oportunidade ao receptor de tornar-se produtor da notícia, visto que trata de assuntos ligados à criminalidade em locais onde jornalistas não são bem-vindos.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que, para que se crie uma boa campanha publicitária, sejam necessários seis passos fundamentais, quais sejam: conhecer os conceitos de publicidade, determinar seus objetivos, fazer o briefing, estabelecer a estratégia, selecionar os meios e analisar os resultados, julgue os itens a seguir.
Para se estabelecer uma estratégia criativa, a mensagem deverá abordar os benefícios para o cliente de acordo com as funções do produto.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.
Em relações públicas, a comunicação integrada pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação corporativa e da comunicação organizacional, formando um conjunto harmonioso, apesar das diferenças e das especificidades de cada setor e dos respectivos subsetores.
Acerca da relação entre o profissional de comunicação e a fonte de notícia, julgue os próximos itens.
Fatos, objetividade da imprensa, narrativas fidedignas e notícias oportunas estão associados à relação de confiança entre o jornalista e a fonte de notícia e, por isso, essa relação é considerada a mola mestra da produção de notícias.
No pós-compra de itens caros, uma reação comum é o consumidor se perguntar se a alternativa escolhida era de fato a melhor. Esse "sentimento" é chamado de
decisão limitada.
atitude.
influência situacional.
decisão extensiva.
dissonância cognitiva.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as especificações descritas e essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
O CPM (custo por mil) dos três jornais é, respectivamente, de R$ 66,00, R$ 45,00 e R$ 89,00.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A retórica da notícia jornalística é:
conativa.
fática.
emotiva.
referencial.
metalingüística.
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