Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento de marketing e criação de valor para o cliente. O plano de marketing estratégico especifica as características do produto, a promoção, a comercialização, a determinação de preços, assim como os canais de vendas e serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

A coletiva é um gênero de entrevista bastante utilizado pelas assessorias de imprensa porque

  • A. transcorre em tom de conversa e dá oportunidade a cada jornalista de esgotar os seus questionamentos.
  • B. estimula o diálogo através de réplicas e tréplicas por parte dos repórteres.
  • C. proporciona o atendimento simultâneo a diversos jornalistas fornecendo informações exclusivas para cada um deles.
  • D. o comando da sistemática da entrevista fica frequentemente por conta do entrevistado e de sua assessoria.
  • E. os jornalistas sentem-se constrangidos em meio aos colegas e restringem-se a perguntas acessórias.

O texto noticioso para a mídia impressa diária se caracteriza por

  • A. estruturas rebuscadas e vocabulário técnico para demonstrar a erudição do jornalista.
  • B. frases curtas e em ordem direta de modo a tornar o texto mais claro.
  • C. grande quantidade de adjetivos usados como estratégia de aproximação com os leitores.
  • D. ser estilisticamente pobre e descuidado devido à sua efemeridade.
  • E. apresentar predominância de orações na voz passiva para aumentar a coesão textual.

No que se refere ao papel do assessor de imprensa, julgue os itens que se seguem. Um dos critérios para que o trabalho de uma assessoria de imprensa tenha credibilidade é o bom relacionamento do assessor com os veículos de comunicação e os jornalistas. Ao optar pela transparência e por uma atitude de colaboração, o assessor pode valorizar a informação e ajudar a conquistar a mídia espontânea.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de eventos, cerimônias e protocolos, julgue os itens que se seguem. Pré-evento, transevento e pós-evento são as três fases que compõem o processo de planejamento e organização de eventos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento de marketing e criação de valor para o cliente. Entre as maneiras de se obter vantagens competitivas em relação aos concorrentes inclue-se a construção de parcerias com fornecedores e distribuidores para formar redes de entrega de valor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das principais formas de mensuração do trabalho de comunicação empresarial integrada consiste na utilização do índice de(o):

  • A. satisfação do público-alvo com a empresa ou organização;
  • B. lucratividade da organização e retorno aos acionistas;
  • C. grau do interesse público sobre uma instituição;
  • D. número de reclamações de clientes e cidadãos;
  • E. crises envolvendo a instituição e seus dirigentes.

A presença do repórter no vídeo serve para dar um corte de tempo em meio a uma reportagem e chamar a atenção do telespectador para alguma informação relevante. Esse recurso pode ser usado para descrever algum fato sobre o qual não se tem imagem.

Esse recurso televisivo é denominado

  • A. off.
  • B. nota pelada.
  • C. passagem.
  • D. sonora.
  • E. chamada.

Sobre o rádio em tempos de Internet, analise a fragmento a seguir.

“Pela internet, o ouvinte pode acompanhar a transmissão ao vivo – _____ – o que ficará cada vez mais fácil com a expansão, a velocidade e o preço mais baixo da banda larga. Também pode montar a sua própria grade de programação escolhendo o que ouvir e a que horas ouvir - _____. Para isso, basta clicar no conteúdo gravado ou baixar em _____ os programas prediletos”.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A. on live – on roaming– broadside
  • B. off the records – on delay –MP3
  • C. online – pay per hear– bug
  • D. on the records – on delivery– broadcast
  • E. on streaming – on demand–podcast

Matérias jornalísticas elaboradas com a finalidade de divulgar conhecimento são aquelas que

  • A. se espalham dentro das comunidades científicas nos âmbitos das disciplinas específicas, conforme classificação CNPq.
  • B. divulgam os resultados mais espetaculares de ciências exatas e naturais, como a astrofísica, a biologia e a medicina.
  • C. aplicam linguagem científica à divulgação de informações normalmente elaboradas no modelo da pirâmide invertida.
  • D. traduzem a divulgação realizada dentro das comunidades científicas para termos compreensíveis ao público leigo.
  • E. pontuam dentro de uma publicação quando está tratando de temas não ligados à economia, à política e aos esportes.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...