Questões de Comunicação Social

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Na redação publicitária, sua importância é muito grande, tendo entre suas características principais a concisão, ser facilmente repetível, resumir os conceitos da marca e os diferenciais do produto. As qualidades apresentadas são inerentes ao

  • A. título.
  • B. briefing.
  • C. slogan.
  • D. box.
  • E. texto-legenda.

Julgue os itens a seguir, relativos à rotina de assessoria de imprensa em uma organização. A assessoria de imprensa pode estreitar o relacionamento da empresa assessorada com os veículos de comunicação, promovendo ações conhecidas como programas de visitas, em que o jornalista é levado pelo assessor para conhecer as instalações da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à pesquisa de mercado, julgue os itens a seguir. A elaboração de relatório prévio e a análise das informações são exemplos de atividades que constituem a etapa de planejamento da pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Se comparada com a notícia, a reportagem apresenta um certo grau de extensão e/ou aprofundamento do relato, na busca do entendimento mais amplo da questão em exame.

Nessa perspectiva, assinale a opção que apresenta as características de uma reportagem.

  • A. A predominância da forma narrativa e a humanização do relato.
  • B. O relato ficcional e, obrigatoriamente, mais intenso que o da notícia.
  • C. A inexistência de fontes de informação e apuração superficial.
  • D. A impossibilidade de ser executada em meios audiovisuais e digitais.
  • E. A predominância da estrutura dialogal descolada dos acontecimentos.

Em um telejornal, entre os princípios para a seleção de uma notícia para a escalada estão:

  • A. relevância e equilíbrio entre as editorias;
  • B. relevância e atualidade;
  • C. ineditismo e equilíbrio entre as editorias;
  • D. interesse do público e atualidade;
  • E. interesse do público e ineditismo.

Os teóricos desta escola defendiam a ideia que os meios de comunicação de massa reforçam a ordem estabelecida e o status quo. Toda a produção e reprodução da cultura é realizada em função dos meios eletrônicos de comunicação que tendem a organizar todo o processo em virtude do poder de sua abrangência e dinamismo. Essa teoria se opõe aos estudiosos de outra escola que procuraram comprovar que os meios de comunicação eram responsáveis pela transmissão da herança social; o estabelecimento de relações dos componentes da sociedade para se ajustarem ao meio e promoverem a vigilância do meio ambiente.

O texto descreve, respectivamente, as escolas da comunicação

  • A. Funcionalista e Toronto.
  • B. Funcionalista e Frankfurt.
  • C. Crítica e Sociológica Europeia.
  • D. Frankfurt e Funcionalista.
  • E. Frankfurt e Toronto.

Julgue os itens a seguir, relativos à rotina de assessoria de imprensa em uma organização. A prática conhecida como press note refere-se ao encaminhamento de propostas de matéria para os veículos de comunicação, de modo a se propor assuntos que devem, necessariamente, ser de interesse para o veículo e para a sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à pesquisa de mercado, julgue os itens a seguir. São etapas da pesquisa de marketing a elaboração, a coleta, a análise e a emissão de relatórios de dados e de descobertas relevantes sobre uma situação de marketing específica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na entrevista radiofônica, quando se está no ar, espera-se que o entrevistador

  • A. dê sinais curtos de aprovação para o entrevistado, tais como “hãhã”, “mmm”, “sim”.
  • B. repita o nome do entrevistado em momentos diferentes da entrevista quando esta for muito longa, de modo a situar o ouvinte.
  • C. pergunte o nome do entrevistado, bem como a pronúncia correta, como forma de quebrar o gelo.
  • D. faça perguntas genéricas, começando sempre com “o que o senhor(a) acha de....” ou “como o senhor (a) vê...”, para dar mais liberdade ao entrevistado.
  • E. estenda o tempo da entrevista, mesmo que o entrevistado não tenha a informação desejada, como forma de cumprir o roteiro de perguntas previamente estabelecido.

Para Figueiredo e Cervellini, a opinião pública pode ser entendida como “todo fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito a toda a sociedade), esteja sendo expresso publicamente, seja por sujeitos individuais em situações diversas, seja em manifestações coletivas”.

A partir dessa perspectiva, é correto afirmar que a opinião pública

  • A. pode ser expressa individualmente, mas deve refletir a opinião de um grupo.
  • B. pode versar sobre qualquer assunto independente de sua relevância.
  • C. não necessita de visibilidade nem de ser expressa publicamente.
  • D. é o somatório de diversas opiniões individuais aferidas por pesquisas de opinião.
  • E. pode se constituir por meio do debate público ou por uma crença individual não manifesta.
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