Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere ao papel do assessor de imprensa, julgue os itens que se seguem. A relação do assessorado, seja ele pessoa física ou jurídica, com os veículos de comunicação, deve ser coordenada pelo assessor, não envolvendo o cliente a fim de garantir sua integridade; cabendo à assessoria de imprensa definir quais os tópicos de interesse dos veículos e o que deverá ser divulgado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de eventos, cerimônias e protocolos, julgue os itens que se seguem. Apesar das particularidades de cada evento, o cerimonial, conjunto de formalidades que devem ser observados em certos atos solenes, é sempre o mesmo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento de marketing e criação de valor para o cliente. O plano de marketing funciona nos níveis estratégico, tático, operacional e avaliativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a diminuição do número de jornalistas nas redações, é cada vez mais comum a produção de notícias baseadas em releases enviados por assessorias de imprensa, ocorrendo, inclusive, a reprodução integral ou parcial destes.

Nesse contexto, assinale a opção que indica o procedimento a ser adotado, caso a informação publicada estiver incorreta,

  • A. o assessor de imprensa é o único responsável e deve se desculpar publicamente com o repórter e com o público.
  • B. o veículo de comunicação deve exigir o direito de resposta frente a assessoria.
  • C. o jornalista que redigiu a notícia ou copiou o release é responsável pelo que publicou.
  • D. O editor deve solicitar a demissão do assessor e veicular nota explicativa sobre a origem da informação.
  • E. o erro é aceitável, na medida em que não houve recursos para checar as informações.

No rádio, depois da gravação de uma entrevista, é preciso dividi-la, cronometrá-la e posteriormente fazer sua decupagem. Esse trabalho visa fundamentalmente a

  • A. levantar as possibilidades de corte e em que momento isso é possível.
  • B. detectar o posicionamento político do entrevistado.
  • C. verificar se o entrevistado citou emissoras concorrentes.
  • D. pautar a realização da matéria com a entrevista.
  • E. constatar a existência de propaganda indireta de algum produto.

Uma empresa de autopeças recebeu prêmio de qualidade de uma das duas maiores montadoras de automóveis do mundo. O assessor de comunicação recebeu a tarefa de produzir um texto para os veículos internos, um release para comunicar a imprensa e também de escrever um texto que seria publicado no jornal de uma cidade do interior em que esta empresa tinha uma filial. Considere as proposições abaixo.

I. Os jornalistas adotam critérios de seleção (o que vai ser, ou não, publicado) e de construção (como a notícia será escrita). Mesmo em situações como a do cenário acima, o assessor de comunicação deve adotar critérios diferentes de constru ção. Nem todos os textos deverão seguir a mesma abordagem.

PORQUE

II. Apesar dos critérios de seleção serem os mesmos (a empresa recebeu um importante selo de qualidade), o release para os veículos de imprensa não deve conter aspas do presidente da empresa, enquanto no texto para o jornal do interior estas aspas são facultativas e, nos que serão publicados nos veículos internos, obrigatórias.

É correto afirmar que

  • A. ambas são corretas e a segunda explica a primeira.
  • B. a primeira é correta, a segunda está incorreta e não explica a primeira.
  • C. ambas são corretas, mas a segunda não explica a primeira.
  • D. as duas estão incorretas.
  • E. a segunda está correta e a primeira está incorreta.

Julgue os itens a seguir, relativos à rotina de assessoria de imprensa em uma organização. O assessor deve manter o assessorado sempre informado das notícias sobre a empresa ou relacionadas a ela que são divulgadas na mídia, o que pode ser feito por meio do clipping.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de eventos, cerimônias e protocolos, julgue os itens que se seguem. A ordem dos discursos e dos pronunciamentos é a mesma: da autoridade de mais alta hierarquia para a autoridade de mais baixa hierarquia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à pesquisa de mercado, julgue os itens a seguir. A definição do problema e dos objetivos da pesquisa; o desenvolvimento do plano de pesquisa; a coleta de informações; a análise das informações; e a apresentação dos resultados são etapas do processo de pesquisa de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o envio de brindes ou de presentes como estratégia de relacionamento entre empresas e jornalistas, aconselha-se que

  • A. sejam oferecidos apenas em datas comemorativas ou por ocasião das festas de fim de ano.
  • B. sejam oferecidos após consulta aos critérios de cada veículo, para sua aceitação.
  • C. sejam de alto valor relacionados com a atividade fim da empresa.
  • D. sejam oferecidos como garantia de veiculação de uma reportagem favorável à empresa.
  • E. sejam oferecidos aos colunistas, pois estes não precisam se submeter ao código de ética dos veículos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...