Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Alguns autores consideram as cartas comerciais que circulavam na Europa no século XVI como precursoras do jornalismo e dos house-organs. A respeito das publicações jornalísticas empresariais, julgue os seguintes itens.

É fundamental que o jornalismo institucional tenha autonomia com relação às políticas da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao texto acima e ao tema nele enfocado, julgue os itens subseqüentes.

Toda e qualquer notícia negativa deve ser considerada como crise.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o artigo 6º do Código de Ética do Jornalista, o exercício da profissão possui finalidade

  • A.

    privada

  • B.

    moral

  • C.

    pública.

  • D.

    política.

  • E.

    coerciva.

______ é a comunicação vocal sobreposta em material de nível mais baixo, geralmente música.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.

  • A.

    Talk-news

  • B.

    Talk-cover

  • C.

    Voicer-talk

  • D.

    Voicer-over

  • E.

    Talk-on

Em relação às pesquisas quantitativa e qualitativa, não se pode afirmar que:

  • A.

    a pesquisa quantitativa é aplicada em uma população com objetos de estudo comparáveis, fornecendo dados que podem ser generalizados.

  • B.

    na pesquisa quantitativa, a definição da técnica e do instrumento adequado é determinada pelas hipóteses que se quer comprovar.

  • C.

    na pesquisa qualitativa, buscam-se aspectos mais profundos e subjetivos, evitando-se o uso de medidas numéricas e análise estatística.

  • D.

    observação participante e entrevista não-diretiva são alguns instrumentos de coleta de dados da pesquisa qualitativa.

  • E.

    a integração entre as pesquisas quantitativa e qualitativa configura-se impossível em virtude das diferenças metodológicas de ambas.

Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial, diagramação e editoração.

O projeto gráfico abrange a padronização usada pela publicação para dispor uniformemente matérias, fotografias e adereços gráficos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A exemplo das Relações Públicas, também o marketing deve estar atento à opinião pública porque:

  • A.

    a questão essencial à qual esses profissionais devem fazer face diz respeito à maior consciência possível do que seja o interesse público, constantemente redefinido pela opinião de variados segmentos de público.

  • B.

    tal como ocorre com relacionistas, profissionais de marketing de relacionamento se situam ante a necessidade de conhecer a opinião pública, além de sua responsabilidade em guiá-la e modelá-la.

  • C.

    em última análise, a opinião pública é aquilo que, coletivamente, o público faz com que ela seja, servindo assim como trunfo estratégico para investidas relacionistas ou mercadológicas que o tenham como alvo.

  • D.

    relacionismo bem realizado e ação mercadológica bem- -sucedida são os que conhecem e consideram relevante a opinião pública, sabendo que, ao fazer valer sua opinião, o público se liberta de todo conformismo.

  • E.

    em sentido amplo, relacionismo e marketing pressupõem que�� a opinião pública seja uma coleção de opiniões individuais e expressões de atitude que podem ser alteradas para a satisfação de interesses comerciais.

Com referência ao texto acima e ao tema nele enfocado, julgue os itens subseqüentes.

Toda organização está sujeita a crises, sendo o potencial para crise proporcional ao tamanho da organização: quanto maior a empresa em notoriedade e abrangência social, maior a possibilidade de haver uma crise.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relaçao ao layout do estúdio para gravações musicais no rádio, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Os cantores devem ficar mais próximos dos instrumentos ruidosos para não perder o ritmo.

  • B.

    O maestro ou líder não deve ver todos os músicos.

  • C.

    O arranjo espacial não deve inibir os efeitos estéreos exigidos para o balanço final do som.

  • D.

    Os músicos não precisam ouvir os outros músicos.

  • E.

    Os músicos não precisam se ver no estúdio de rádio.

As intenções da pesquisa e a seleção da população definem a metodologia a ser aplicada. Com relação aos métodos de pesquisa de opinião pode-se afirmar que:

  • A.

    nas discussões em grupo, as reuniões são conduzidas sem a presença de um moderador.

  • B.

    nos inquéritos de opinião, os dois elementos essenciais são a amostragem e o questionário.

  • C.

    na entrevista não diretiva, o entrevistador segue uma lista de perguntas.

  • D.

    pela observação direta, documentos expõem os fenômenos sociais.

  • E.

    na observação indireta, além da entrevista, podem-se usar métodos de opiniões e atitudes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...