Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial, diagramação e editoração.
Na diagramação de uma página de jornal que esteja com muitas notas de rodapé referentes à identificação de autores dos textos e à complementação de informações históricas e dados estatísticos, é correto, do ponto de vista técnico, excluir essas notas da mancha gráfica da página diagramada.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Com relação à função de relações públicas, assinale a afirmativa correta.
Controla o grau de má vontade da mídia em relação a uma instituição.
Produz mensagens não planejadas e as fornece aos meios de comunicação.
Elabora estratégias de vendas voltadas para o consumidor final.
Designa recursos financeiros para a promoção de eventos institucionais.
Está concentrado nos relacionamentos criados entre uma instituição e seus diferentes públicos.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência ao texto acima e ao tema nele enfocado, julgue os itens subseqüentes.
As empresas seriamente preocupadas com a própria imagem costumam preparar planos de comunicação de contingência para enfrentar possíveis crises, nos quais levam em conta, geralmente, os seguintes aspectos: o posicionamento do governo; o tipo da crise; o caminho da crise; as etapas da crise; a definição do porta-voz e as políticas da organização; e a definição de regras básicas para lidar com a imprensa.
Com relação às teorias da notícia no rádio, analise as seguintes afirmativas:
I. Há autores que separam radiojornalismo e rádio informativo.
II. O radiojornalismo se aprofunda nos assuntos e o rádio informativo não tem transmissões ao vivo.
III. O rádio informativo cresce de importância nos momentos em que sua agilidade é mais exigida.
IV. Apesar da grande agilidade nos momentos históricos, o rádio não pode se tornar protagonista.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.
Na realização de uma Pesquisa de Opinião Pública, não são etapas essenciais:
definição do problema e levantamentos sobre o estado da questão.
estabelecimento de objetivos principais e objetivos secundários.
planejamento (amostragem, cronograma etc.) e execução do trabalho.
preparação para pesquisa posterior, dando continuidade ao tema abordado.
análise dos resultados, formulação das conclusões e redação do relatório final.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial, diagramação e editoração.
As análises de conteúdo de noticiário, herdeiras do modelo de Lasswell, são exemplos de combinação dos elementos inerentes à forma e ao conteúdo, visto que essa técnica leva em conta, além do conteúdo informativo, a disposição deste no corpo do jornal, sua localização na página e demais recursos gráficos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Uma assessoria de comunicação se encarrega de divulgar determinada organização para a mídia.
A respeito da atuação de uma assessoria de comunicação encarregada de divulgar determinada organização para a mídia, assinale a afirmativa correta.
O dever do assessor é, antes de tudo, resguardar os modos de ser e agir das organizações, defendendo-as do oportunismo de jornalistas interessados em questioná-las e investigá-las.
As empresas jornalísticas têm a responsabilidade e o dever de facilitar a prestação de informações sobre os procedimentos e as atitudes adotados por organizações públicas ou privadas.
Os jornalistas tornam-se cada vez mais dependentes dos produtos informativos difundidos pelas organizações como forma de assegurar as dimensões política, social e ética de sua profissão.
A democracia inclui o direito da organização a difundir suas idéias, atuar em sua defesa quando necessário e levar ao conhecimento público o trabalho que desenvolve.
Os meios de comunicação jornalísticos assumiram postura acrítica e reativa frente às estratégias definidas pelo marketing em sua tarefa de estabelecer o papel das organizações na sociedade.
A respeito da leitura das cartas dos ouvintes no rádio, assinale a afirmativa correta.
Escolha apenas uma carta das muitas que chegam e comente-a a todo momento.
A carta longa deve ser lida de uma só vez e integralmente, para passar credibilidade.
Uma carta com muitas perguntas deve ser respondida em um só programa.
O ritmo da voz de quem lê as cartas não deve ser variado.
O endereço completo do remetente da carta não deve ser lido no ar.
A tendência contemporânea de utilização da internet como plataforma para produzir e disseminar informações está permitindo o desenvolvimento de um novo processo para a comunicação em rede cujo conceito se denomina
mistura de mídias.
convergência das mídias.
conversão das mídias.
mídias inovadoras.
mídias alternativas.
Em relação aos tipos de técnicas de coleta de dados para Pesquisa de Opinião é correto afirmar que:
na amostra probabilística, há uma seleção baseada em critérios de intencionalidade e conveniência.
na amostra não-probabilística, há um maior grau de representatividade.
o universo da pesquisa se refere ao conjunto de pessoas com características comuns e informação sobre o tema.
toda pesquisa engloba apenas parte do universo, configurando-se como de amostragem.
a definição do tamanho da amostra e os critérios para seleção são obtidos sempre de forma aleatória.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...