Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial, diagramação e editoração.

Na diagramação de uma página de jornal que esteja com muitas notas de rodapé referentes à identificação de autores dos textos e à complementação de informações históricas e dados estatísticos, é correto, do ponto de vista técnico, excluir essas notas da mancha gráfica da página diagramada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à função de relações públicas, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Controla o grau de “má vontade” da mídia em relação a uma instituição.

  • B.

    Produz mensagens não planejadas e as fornece aos meios de comunicação.

  • C.

    Elabora estratégias de vendas voltadas para o consumidor final.

  • D.

    Designa recursos financeiros para a promoção de eventos institucionais.

  • E.

    Está concentrado nos relacionamentos criados entre uma instituição e seus diferentes públicos.

Com referência ao texto acima e ao tema nele enfocado, julgue os itens subseqüentes.

As empresas seriamente preocupadas com a própria imagem costumam preparar planos de comunicação de contingência para enfrentar possíveis crises, nos quais levam em conta, geralmente, os seguintes aspectos: o posicionamento do governo; o tipo da crise; o caminho da crise; as etapas da crise; a definição do porta-voz e as políticas da organização; e a definição de regras básicas para lidar com a imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às teorias da notícia no rádio, analise as seguintes afirmativas:

I. Há autores que separam radiojornalismo e rádio informativo.

II. O radiojornalismo se aprofunda nos assuntos e o rádio informativo não tem transmissões ao vivo.

III. O rádio informativo cresce de importância nos momentos em que sua agilidade é mais exigida.

IV. Apesar da grande agilidade nos momentos históricos, o rádio não pode se tornar protagonista.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.

Na realização de uma Pesquisa de Opinião Pública, não são etapas essenciais:

  • A.

    definição do problema e levantamentos sobre o estado da questão.

  • B.

    estabelecimento de objetivos principais e objetivos secundários.

  • C.

    planejamento (amostragem, cronograma etc.) e execução do trabalho.

  • D.

    preparação para pesquisa posterior, dando continuidade ao tema abordado.

  • E.

    análise dos resultados, formulação das conclusões e redação do relatório final.

Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial, diagramação e editoração.

As análises de conteúdo de noticiário, herdeiras do modelo de Lasswell, são exemplos de combinação dos elementos inerentes à forma e ao conteúdo, visto que essa técnica leva em conta, além do conteúdo informativo, a disposição deste no corpo do jornal, sua localização na página e demais recursos gráficos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma assessoria de comunicação se encarrega de divulgar determinada organização para a mídia.

A respeito da atuação de uma assessoria de comunicação encarregada de divulgar determinada organização para a mídia, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O dever do assessor é, antes de tudo, resguardar os modos de ser e agir das organizações, defendendo-as do oportunismo de jornalistas interessados em questioná-las e investigá-las.

  • B.

    As empresas jornalísticas têm a responsabilidade e o dever de facilitar a prestação de informações sobre os procedimentos e as atitudes adotados por organizações públicas ou privadas.

  • C.

    Os jornalistas tornam-se cada vez mais dependentes dos produtos informativos difundidos pelas organizações como forma de assegurar as dimensões política, social e ética de sua profissão.

  • D.

    A democracia inclui o direito da organização a difundir suas idéias, atuar em sua defesa quando necessário e levar ao conhecimento público o trabalho que desenvolve.

  • E.

    Os meios de comunicação jornalísticos assumiram postura acrítica e reativa frente às estratégias definidas pelo marketing em sua tarefa de estabelecer o papel das organizações na sociedade.

A respeito da leitura das cartas dos ouvintes no rádio, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Escolha apenas uma carta das muitas que chegam e comente-a a todo momento.

  • B.

    A carta longa deve ser lida de uma só vez e integralmente, para passar credibilidade.

  • C.

    Uma carta com muitas perguntas deve ser respondida em um só programa.

  • D.

    O ritmo da voz de quem lê as cartas não deve ser variado.

  • E.

    O endereço completo do remetente da carta não deve ser lido no ar.

A tendência contemporânea de utilização da internet como plataforma para produzir e disseminar informações está permitindo o desenvolvimento de um novo processo para a comunicação em rede cujo conceito se denomina

  • A.

    mistura de mídias.

  • B.

    convergência das mídias.

  • C.

    conversão das mídias.

  • D.

    mídias inovadoras.

  • E.

    mídias alternativas.

Em relação aos tipos de técnicas de coleta de dados para Pesquisa de Opinião é correto afirmar que:

  • A.

    na amostra probabilística, há uma seleção baseada em critérios de intencionalidade e conveniência.

  • B.

    na amostra não-probabilística, há um maior grau de representatividade.

  • C.

    o universo da pesquisa se refere ao conjunto de pessoas com características comuns e informação sobre o tema.

  • D.

    toda pesquisa engloba apenas parte do universo, configurando-se como de amostragem.

  • E.

    a definição do tamanho da amostra e os critérios para seleção são obtidos sempre de forma aleatória.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...