Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o trecho a seguir.

“O monopólio da comunicação exercido pelas corporações da mídia tem conseqüências políticas, culturais, sociais e econômicas de longo alcance e profundidade. Impede o debate plural e democrático das idéias, torna visível – quando não “demoniza” – atores e movimentos sociais, padroniza comportamentos, constrói percepções e consensos segundo critérios e métodos não transparentes e não submetidos ao controle das sociedades.”

(ARBEX JR., José. Uma outra comunicação é possível (e necessária). In MORAES, Dênis (org.). Por uma outra comunicação – Mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.)

Em relação ao texto, pode-se afirmar que:

  • A.

    a visibilidade dada às minorias, como a dos homossexuais, é associada a uma imagem consensual e positiva de elegância e bom gosto.

  • B.

    a disputa pelo mercado e a obstinação pelo “furo” jornalístico asseguram a livre e necessária circulação de informações.

  • C.

    as demandas externas de inclusão de conteúdos nas grades de programação das emissoras constituem-se como censura.

  • D.

    as estratégias de democratização da comunicação necessitam de leis de incentivo à “propriedade cruzada” dos meios de informação.

  • E.

    a mídia não só propaga a violência como constitui, ela própria, um componente da violência organizada pelas elites contra a nação.

Observe as escalas a seguir:

I. Sexo: 1= masculino; 2=Feminino;

II. Grau de instrução: 0= não superior; 1= Superior;

III. Temperatura em graus Celsius de uma cidade num determinado dia.

É correto afirmar que:

  • A.

    I e II são escalas nominais e III é de razão.

  • B.

    I e II são escalas ordinais e III é de intervalo.

  • C.

    I é ordinal, II é nominal e III é de razão.

  • D.

    I é nominal, II é ordinal e III é de intervalo.

  • E.

    I é nominal, II é ordinal e III é de razão.

No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.

Embora existam milhares de tipos gráficos disponíveis atualmente, a maior parte deles pode ser classificada em poucas categorias básicas. Um tipo muito utilizado modernamente é o sem serifa, exemplificado na escrita da seguinte expressão: SEM SERIFA.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do Código de Ética dos profissionais de Propaganda, julgue os seguintes itens.

Comissão é a retribuição, pelos veículos, do trabalho profissional, devida exclusivamente às agências e aos corretores de propaganda. A comissão se destina à manutenção das agências e dos corretores de propaganda e poderá ser transferida aos anunciantes, quando a agência julgar conveniente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Share é o mesmo que audiência:

  • A.

    adicional.

  • B.

    estimada.

  • C.

    duplicada.

  • D.

    acumulada.

  • E.

    líquida.

Não é uma característica das pesquisas por telefone:

  • A.

    viés de estimação.

  • B.

    baixo custo quando comparada com a pesquisa presencial.

  • C.

    controle sobre a seqüência em que as perguntas são feitas.

  • D.

    controle sobre a interferência de terceiros nas respostas do entrevistado.

  • E.

    possibilidade de serem feitas perguntas abertas.

Ao analisar propostas apresentadas por webdesigners para a construção de um sítio institucional, um assessor de comunicação deve ter em vista alguns princípios correntes na cultura do webdesign. Com base nesse procedimento, julgue os itens seguintes.

A escolha do projeto deve recair sobre o que melhor contemplar os aspectos de multidisciplinaridade, arquitetura da informação, programação, usabilidade e acessibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do Código de Ética dos profissionais de Propaganda, julgue os seguintes itens.

Com o objetivo de incentivar a produção de idéias novas, presume-se sempre que a idéia pertence ao anunciante, mas pode ser explorada pela agência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na perspectiva de assessoria de imprensa apresentada no texto acima, julgue os próximos itens.

Um recurso eficiente e recomendável para uma empresa resolver problemas com jornalistas de um veículo de comunicação é procurar o setor comercial ou o de marketing e apelar para a condição de anunciante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em televisão, o verbete “chamada” é a nomenclatura utilizada para as seguintes ações, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    mensagem publicitária

  • B.

    sinalização auditiva

  • C.

    flash

  • D.

    teaser

  • E.

    link

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...