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Leia o trecho a seguir.
O monopólio da comunicação exercido pelas corporações da mídia tem conseqüências políticas, culturais, sociais e econômicas de longo alcance e profundidade. Impede o debate plural e democrático das idéias, torna visível quando não demoniza atores e movimentos sociais, padroniza comportamentos, constrói percepções e consensos segundo critérios e métodos não transparentes e não submetidos ao controle das sociedades.
(ARBEX JR., José. Uma outra comunicação é possível (e necessária). In MORAES, Dênis (org.). Por uma outra comunicação Mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.)
Em relação ao texto, pode-se afirmar que:
a visibilidade dada às minorias, como a dos homossexuais, é associada a uma imagem consensual e positiva de elegância e bom gosto.
a disputa pelo mercado e a obstinação pelo furo jornalístico asseguram a livre e necessária circulação de informações.
as demandas externas de inclusão de conteúdos nas grades de programação das emissoras constituem-se como censura.
as estratégias de democratização da comunicação necessitam de leis de incentivo à propriedade cruzada dos meios de informação.
a mídia não só propaga a violência como constitui, ela própria, um componente da violência organizada pelas elites contra a nação.
Observe as escalas a seguir:
I. Sexo: 1= masculino; 2=Feminino;
II. Grau de instrução: 0= não superior; 1= Superior;
III. Temperatura em graus Celsius de uma cidade num determinado dia.
É correto afirmar que:
I e II são escalas nominais e III é de razão.
I e II são escalas ordinais e III é de intervalo.
I é ordinal, II é nominal e III é de razão.
I é nominal, II é ordinal e III é de intervalo.
I é nominal, II é ordinal e III é de razão.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.
Embora existam milhares de tipos gráficos disponíveis atualmente, a maior parte deles pode ser classificada em poucas categorias básicas. Um tipo muito utilizado modernamente é o sem serifa, exemplificado na escrita da seguinte expressão: SEM SERIFA.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do Código de Ética dos profissionais de Propaganda, julgue os seguintes itens.
Comissão é a retribuição, pelos veículos, do trabalho profissional, devida exclusivamente às agências e aos corretores de propaganda. A comissão se destina à manutenção das agências e dos corretores de propaganda e poderá ser transferida aos anunciantes, quando a agência julgar conveniente.
Share é o mesmo que audiência:
adicional.
estimada.
duplicada.
acumulada.
líquida.
Não é uma característica das pesquisas por telefone:
viés de estimação.
baixo custo quando comparada com a pesquisa presencial.
controle sobre a seqüência em que as perguntas são feitas.
controle sobre a interferência de terceiros nas respostas do entrevistado.
possibilidade de serem feitas perguntas abertas.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Ao analisar propostas apresentadas por webdesigners para a construção de um sítio institucional, um assessor de comunicação deve ter em vista alguns princípios correntes na cultura do webdesign. Com base nesse procedimento, julgue os itens seguintes.
A escolha do projeto deve recair sobre o que melhor contemplar os aspectos de multidisciplinaridade, arquitetura da informação, programação, usabilidade e acessibilidade.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do Código de Ética dos profissionais de Propaganda, julgue os seguintes itens.
Com o objetivo de incentivar a produção de idéias novas, presume-se sempre que a idéia pertence ao anunciante, mas pode ser explorada pela agência.
Com base na perspectiva de assessoria de imprensa apresentada no texto acima, julgue os próximos itens.
Um recurso eficiente e recomendável para uma empresa resolver problemas com jornalistas de um veículo de comunicação é procurar o setor comercial ou o de marketing e apelar para a condição de anunciante.
Em televisão, o verbete chamada é a nomenclatura utilizada para as seguintes ações, à exceção de uma. Assinale-a.
mensagem publicitária
sinalização auditiva
flash
teaser
link
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