Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A pesquisa de Opinião Pública pode ser realizada por diferentes técnicas de coletas de dados. Sobre os tipos (telefônica, presencial e por internet) é correto afirmar que:

  • A.

    a pesquisa presencial pode alcançar amostras inacessíveis aos outros métodos.

  • B.

    a pesquisa telefônica possui um custo maior em relação à pesquisa presencial.

  • C.

    a pesquisa por internet é a que mais permite discussões entre entrevistado e entrevistador.

  • D.

    na aplicação presencial do questionário não há a possibilidade de uso de recursos visuais.

  • E.

    na pesquisa telefônica, entrevistas simultâneas retardam a aplicação de questionários.

Considerando a página acima reproduzida, julgue os próximos itens.

O logotipo do jornal, A GAZETA, posto entre dois fios como demarcadores gráficos da identidade visual do jornal, foi impresso no formato vazado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às especificidades jornalísticas dos meios impressos, eletrônicos e digitais atuais, pode-se afirmar que:

  • A.

    a durabilidade e a segmentação típicas das revistas impressas mostram como a “briga” pelo consumidor e pela receita publicitária é localizada, o que significa dizer que as revistas concorrem entre si e não com outros meios.

  • B.

    o rádio tem a possibilidade de informar o fato no momento em que ele ocorre, mas seu aprofundamento depende da realização de mesas-redondas, entrevistas e comentários, o que nem sempre é possível.

  • C.

    a guerra pela audiência televisiva gerou tantas distorções na concepção e na produção dos telejornais que, para minimizar o risco de tirar noticiários do ar, as emissoras evitam repetir fórmulas das concorrentes.

  • D.

    a maioria dos sites surgiu como veículos interativos e personalizados, mas a massificação da internet fez com que eles se tornassem reprodutores dos conteúdos publicados em papel.

  • E.

    a maioria das revistas impressas tem forte circulação regional, a programação do rádio é marcadamente nacional e a produção para a televisão e a internet encontra-se centralizada no eixo Rio–São Paulo.

Suponha que uma pesquisa de opinião tenha como objetivo principal obter a proporção de pessoas adultas de uma certa comunidade favoráveis a um projeto da prefeitura dessa comunidade. Uma amostra aleatória de domicílios da comunidade foi selecionada, e todas as pessoas adultas foram entrevistadas.

A esse respeito, é correto afirmar que:

  • A.

    as unidades elementares da população-alvo são os domicílios da comunidade.

  • B.

    a população-alvo é constituída por todos os domicílios da comunidade.

  • C.

    as unidades amostrais são as pessoas adultas da comunidade.

  • D.

    as unidades elementares da população-alvo são as pessoas adultas da comunidade.

  • E.

    a população-alvo é constituída por todas as pessoas da comunidade.

No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.

Graficamente, recomenda-se que o lide tenha, no máximo, 4 a 5 linhas de 70 toques.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da comunicação social na ordem constitucional brasileira, julgue os itens que se seguem.

É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística aos meios de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os estudos sobre o discurso das mídias apontam que, por ser o domínio do visual e do som, a televisão combina os sistemas semiológicos da imagem e da palavra. Em relação a esta, o testemunho é um tipo de enunciação que tem as seguintes características, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    o fato de ser uma forma de enunciação que revela a existência de uma realidade com a qual o enunciador teve contato

  • B.

    a instauração do imaginário da “verdade verdadeira”

  • C.

    a possibilidade de ser produzido por um sujeito anônimo ou por um sujeito que tenha certa notoriedade

  • D.

    a qualidade de mostrar que a verdade é fragmentada e parcial em vez de ter valor único e autêntico

  • E.

    a declaração desprovida de análise ou julgamento

Assinale a pesquisa em que não seria adequado o uso de um questionário estruturado com questões fechadas.

  • A.

    uma secretaria de saúde quer estimar a proporção de pessoas infectadas por um determinado vírus

  • B.

    um fabricante deseja entender a razão da escolha de um determinado produto

  • C.

    o prefeito de uma cidade necessita saber se a grande maioria da população é favorável a um determinado projeto da prefeitura

  • D.

    a Secretaria de Emprego e Renda de um município necessita estimar o total de desempregados no município

  • E.

    uma faculdade quer estimar o salário médio dos recémformados de um determinado curso

No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.

Um dos princípios básicos da diagramação é a zona visual primária.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do Código de Ética dos profissionais de Propaganda, julgue os seguintes itens.

Veículos de propaganda são os jornais, revistas, estações de rádio, TV, exibidores de cartazes e outras entidades que recebem autorizações e divulgam a propaganda aos preços fixados em suas tabelas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...