Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A pesquisa de Opinião Pública pode ser realizada por diferentes técnicas de coletas de dados. Sobre os tipos (telefônica, presencial e por internet) é correto afirmar que:
a pesquisa presencial pode alcançar amostras inacessíveis aos outros métodos.
a pesquisa telefônica possui um custo maior em relação à pesquisa presencial.
a pesquisa por internet é a que mais permite discussões entre entrevistado e entrevistador.
na aplicação presencial do questionário não há a possibilidade de uso de recursos visuais.
na pesquisa telefônica, entrevistas simultâneas retardam a aplicação de questionários.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a página acima reproduzida, julgue os próximos itens.
O logotipo do jornal, A GAZETA, posto entre dois fios como demarcadores gráficos da identidade visual do jornal, foi impresso no formato vazado.
Em relação às especificidades jornalísticas dos meios impressos, eletrônicos e digitais atuais, pode-se afirmar que:
a durabilidade e a segmentação típicas das revistas impressas mostram como a briga pelo consumidor e pela receita publicitária é localizada, o que significa dizer que as revistas concorrem entre si e não com outros meios.
o rádio tem a possibilidade de informar o fato no momento em que ele ocorre, mas seu aprofundamento depende da realização de mesas-redondas, entrevistas e comentários, o que nem sempre é possível.
a guerra pela audiência televisiva gerou tantas distorções na concepção e na produção dos telejornais que, para minimizar o risco de tirar noticiários do ar, as emissoras evitam repetir fórmulas das concorrentes.
a maioria dos sites surgiu como veículos interativos e personalizados, mas a massificação da internet fez com que eles se tornassem reprodutores dos conteúdos publicados em papel.
a maioria das revistas impressas tem forte circulação regional, a programação do rádio é marcadamente nacional e a produção para a televisão e a internet encontra-se centralizada no eixo RioSão Paulo.
Suponha que uma pesquisa de opinião tenha como objetivo principal obter a proporção de pessoas adultas de uma certa comunidade favoráveis a um projeto da prefeitura dessa comunidade. Uma amostra aleatória de domicílios da comunidade foi selecionada, e todas as pessoas adultas foram entrevistadas.
A esse respeito, é correto afirmar que:
as unidades elementares da população-alvo são os domicílios da comunidade.
a população-alvo é constituída por todos os domicílios da comunidade.
as unidades amostrais são as pessoas adultas da comunidade.
as unidades elementares da população-alvo são as pessoas adultas da comunidade.
a população-alvo é constituída por todas as pessoas da comunidade.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.
Graficamente, recomenda-se que o lide tenha, no máximo, 4 a 5 linhas de 70 toques.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da comunicação social na ordem constitucional brasileira, julgue os itens que se seguem.
É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística aos meios de comunicação.Os estudos sobre o discurso das mídias apontam que, por ser o domínio do visual e do som, a televisão combina os sistemas semiológicos da imagem e da palavra. Em relação a esta, o testemunho é um tipo de enunciação que tem as seguintes características, à exceção de uma. Assinale-a.
o fato de ser uma forma de enunciação que revela a existência de uma realidade com a qual o enunciador teve contato
a instauração do imaginário da verdade verdadeira
a possibilidade de ser produzido por um sujeito anônimo ou por um sujeito que tenha certa notoriedade
a qualidade de mostrar que a verdade é fragmentada e parcial em vez de ter valor único e autêntico
a declaração desprovida de análise ou julgamento
Assinale a pesquisa em que não seria adequado o uso de um questionário estruturado com questões fechadas.
uma secretaria de saúde quer estimar a proporção de pessoas infectadas por um determinado vírus
um fabricante deseja entender a razão da escolha de um determinado produto
o prefeito de uma cidade necessita saber se a grande maioria da população é favorável a um determinado projeto da prefeitura
a Secretaria de Emprego e Renda de um município necessita estimar o total de desempregados no município
uma faculdade quer estimar o salário médio dos recémformados de um determinado curso
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.
Um dos princípios básicos da diagramação é a zona visual primária.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do Código de Ética dos profissionais de Propaganda, julgue os seguintes itens.
Veículos de propaganda são os jornais, revistas, estações de rádio, TV, exibidores de cartazes e outras entidades que recebem autorizações e divulgam a propaganda aos preços fixados em suas tabelas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...