Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para redigir uma matéria jornalística para um telejornal, o redator deverá levar em consideração que a locução é medida em relação ao número de “toques” que são pronunciados por um locutor em determinado tempo. Segundo Squirra (Aprender Telejornalismo, Summus, 1993 − pág. 74), a duração média para a leitura de uma linha de 45 toques é de

  • A.

    3,5 segundos.

  • B.

    4,0 segundos.

  • C.

    4,5 segundos.

  • D.

    5,0 segundos.

  • E.

    5,5 segundos.

"Os distúrbios, que tiveram início no dia 27 de outubro, na região de Seine-Saint-Denis, subúrbio ao norte de Paris, estavam concentrados nos arredores da cidade até quinta-feira. Ontem, já haviam sido registrados incidentes em Bordeaux, Pau, Estrasburgo, Rennes, Toulouse e Lilie." (Folha de S. Paulo, 6 nov 2005, p. A 29.

O tempo que predomina no texto acima se classifica CORRETAMENTE como:

  • A.

    biológico.

  • B.

    lingüístico.

  • C.

    psicológico.

  • D.

    cronológico.

No jornal interno da instituição, a publicação de um calhau que trata da campanha de novos sócios para o clube dos funcionários é

  • A.

    um texto ou anúncio gratuito utilizado para completar a página.

  • B.

    uma carta aberta do presidente sobre realizações da entidade.

  • C.

    um anúncio de utilidade pública com campanha de benemerência.

  • D.

    um texto normativo publicado em forma de box.

  • E.

    uma propaganda institucional gratuita e sazonal.

O Manual do Estado de São Paulo especifica detalhadamente como deve dar-se o uso da legenda naquele jornal. Sobre a forma de escrita da legenda, assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A.

    O texto-legenda é, ao mesmo tempo, uma notícia e uma legenda.

  • B.

    Duas fotos, publicadas lado a lado, podem ter uma única legenda.

  • C.

    A pontuação do texto-legenda segue a mesma regra de pontuação dos textos das matérias do jornal.

  • D.

    A descrição da imagem deve vir, sempre que possível, acompanhada de uma informação ou opinião.

O teaser, no telejornalismo, significa

  • A.

    anúncio publicitário inserido no decorrer do telejornal, fora dos intervalos comerciais.

  • B.

    manchete principal do telejornal, lida pelo apresentador no estúdio, com ou sem imagens de cobertura.

  • C.

    chamada para uma matéria ou informação adicional, escrita com o gerador de caracteres, inserida na parte inferior da tela.

  • D.

    imagem inserida por meio do chroma-key na edição final do telejornal.

  • E.

    texto curto ou passagem curta gravados pelo repórter, com o objetivo de chamar a atenção para uma matéria que entrará no decorrer do programa.

De acordo com as normas de redação jornalística, as siglas estão grafadas CORRETAMENTE em:

  • A.

    Pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP mostra que o preço da carne caiu em toda a cadeia produtiva, depois do reaparecimento da aftosa: os contratos futuros negociados na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) fecharam outubro com queda de 13,3% e as projeções entre novembro deste ano e março de 2006 tiveram recuo médio de quase 9%. (O Globo, 6 nov. 2005, Caderno Economi-a, p. 35)

  • B.

    Pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da USP mostra que o preço da carne caiu em toda a cadeia produtiva, depois do reaparecimento da aftosa: os contratos futuros negociados na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) fecharam outubro com queda de 13,3% e as projeções entre novembro deste ano e março de 2006 tiveram recuo médio de quase 9%. (O Globo, 6 nov. 2005, Caderno Economi-a, p. 35)

  • C.

    Pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Usp mostra que o preço da carne caiu em toda a cadeia produtiva, depois do reaparecimento da aftosa: os contratos futuros negociados na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) fecharam outubro com queda de 13,3% e as projeções entre novembro deste ano e março de 2006 tiveram recuo médio de quase 9%. (O Globo, 6 nov. 2005, Caderno Economia, p. 35)

  • D.

    Pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP mostra que o preço da carne caiu em toda a cadeia produtiva, depois do reaparecimento da aftosa: os contratos futuros negociados na Bolsa de Mercadorias & Futuros (Bm&f) fecharam outubro com queda de 13,3% e as projeções entre novembro deste ano e março de 2006 tiveram recuo médio de quase 9%. (O Globo, 6 nov. 2005, Caderno Economia, p. 35)

Para Maria Helena Ferrari e Muniz Sodré podem ser consideradas características de uma reportagem, EXCETO:

  • A.

    Humanização do relato.

  • B.

    Objetividade dos fatos narrados.

  • C.

    Texto de natureza expressionista.

  • D.

    Predominância da forma narrativa.

Comunicação interna e endomarketing podem ser considerados sinônimos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Para conhecer em profundidade o público interno de uma organização, é necessária a utilização de pesquisa, via questionário.

  • C. Certo
  • E. Errado

A produção gráfica e editorial, do texto acima apresenta sérios problemas referentes a

  • A.

    recuos exagerados.

  • B.

    entrelinhamento equivocado.

  • C.

    ausência de hifenização.

  • D.

    presença de serifas.

  • E.

    software de editoração anacrônico.

O termo stand up é utilizado nos telejornais para indicar

  • A.

    uma reportagem realizada sobre um tema que não tem atualidade, mas é de grande interesse.

  • B.

    a gravação feita pelo repórter no local do acontecimento que está sendo relatado.

  • C.

    o tempo de espera para que o repórter entre “ao vivo” no programa.

  • D.

    a apresentação “ao vivo” do telejornal em estúdio no qual o âncora não está sentado na bancada.

  • E.

    uma conexão “ao vivo” entre dois pontos de transmissão do telejornal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...