Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de avaliação da campanha NÃO abrange
a criação, em todas as suas etapas.
a mídia, desde o planejamento até a execução.
os aspectos sazonais de vendas.
os resultados de comunicação e marketing.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O primeiro parágrafo de uma notícia que contém o relato do fato principal é conhecido por:
sublead
documentação
código
lead
retranca
Considerando o trabalho de segmentação, é INCORRETO afirmar que
a segmentação demográfica aporta um alto índice de informações do consumidor.
fatores étnicos e familiares devem ser agrupados na segmentação classe social.
segmentar é falar para um público com características semelhantes.
veículos com grande audiência são menos específicos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
No jornalismo impresso, existem diversos tipos de lide; entre eles, o lide clássico, que se caracteriza por:
aparecer geralmente nas suítes e ser um resumo dos acontecimentos relativos ao fato noticiado anteriormente;
começar com uma frase curta em voz passiva, normalmente como recurso para apresentar oposições retóricas;
apresentar os fatos em ordem cronológica, caracterizando-se pelo predomínio da linguagem narrativa ao responder às questões: quem?, o quê?, quanto?, onde?, como? e por quê?;
começar por um verbo de ação e responder ordenadamente as questões: o quê?, quem? quanto?, onde?, como?, e para quê?
responder as questões: quem?, o quê?, quando?, onde?, como?, e por quê?, apresentando os fatos a partir do mais importante.
Em relação ao processo de criação, marque a alternativa CORRETA.
O aspecto emocional valoriza as funções do produto.
O aspecto racional conecta-se aos potenciais de identificação e ideais do consumidor.
O valor positivo do manejo da sensação depende da experiência produzida pela propaganda.
O uso da emoção pode ser um recurso mais adequado que o uso da razão.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Cultura organizacional é o processo de interação, imitação e aprendizagem estabelecido entre a organização e seus públicos, podendo, portanto, ser considerada sinônimo de imagem institucional. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A boa reputação de uma instituição desenvolve-se a partir da unicidade das práticas que modelam a sua identidade e que são mantidas ao longo do tempo. A sua construção decorre da qualidade dos relacionamentos mantidos pela organização com seus públicos e da forma como essa qualidade é percebida.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Uma notícia inverídica publicada por um órgão de imprensa, geralmente com grande estardalhaço e sem má fé, mas que pode abalar a credibilidade de um veículo, é conhecida como:
informação em off;
barriga;
furo jornalístico;
feature;
teaser.
De acordo com as características do plano de conteúdo no processo de criação do anúncio, é CORRETO afirmar que
abrange as figuras de linguagens.
revela as características idealizadas do produto.
trabalha com os níveis dos fonemas e dos sons.
utiliza signos lingüísticos como instrumento.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Cultura organizacional é o processo de interação, imitação e aprendizagem estabelecido entre a organização e seus públicos, podendo, portanto, ser considerada sinônimo de imagem institucional. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A comunicação integrada é entendida como a junção da comunicação interna, da institucional, da mercadológica e da administrativa. Por meio dela é possível atingirem-se os objetivos estratégicos da organização, a solidificação de sua imagem institucional e, inclusive, a boa vontade de seus públicos de relacionamento.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Com relação ao vocabulário usado na atividade jornalística cotidiana, é correto afirmar que:
nariz de cera é o mesmo que lide clássico;
os formatos de publicação standard e tablóide têm o mesmo tamanho;
artigos, editoriais e crônicas são textos noticiosos assinados;
suíte é o mesmo que segundo clichê;
Deadline é o prazo final para execução de uma tarefa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...