Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de avaliação da campanha NÃO abrange

  • A.

    a criação, em todas as suas etapas.

  • B.

    a mídia, desde o planejamento até a execução.

  • C.

    os aspectos sazonais de vendas.

  • D.

    os resultados de comunicação e marketing.

O primeiro parágrafo de uma notícia que contém o relato do fato principal é conhecido por:

  • A.

    sublead

  • B.

    documentação

  • C.

    código

  • D.

    lead

  • E.

    retranca

Considerando o trabalho de segmentação, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a segmentação demográfica aporta um alto índice de informações do consumidor.

  • B.

    fatores étnicos e familiares devem ser agrupados na segmentação classe social.

  • C.

    segmentar é falar para um público com características semelhantes.

  • D.

    veículos com grande audiência são menos específicos.

No jornalismo impresso, existem diversos tipos de lide; entre eles, o lide clássico, que se caracteriza por:

  • A.

    aparecer geralmente nas suítes e ser um resumo dos acontecimentos relativos ao fato noticiado anteriormente;

  • B.

    começar com uma frase curta em voz passiva, normalmente como recurso para apresentar oposições retóricas;

  • C.

    apresentar os fatos em ordem cronológica, caracterizando-se pelo predomínio da linguagem narrativa ao responder às questões: quem?, o quê?, quanto?, onde?, como? e por quê?;

  • D.

    começar por um verbo de ação e responder ordenadamente as questões: o quê?, quem? quanto?, onde?, como?, e para quê?

  • E.

    responder as questões: quem?, o quê?, quando?, onde?, como?, e por quê?, apresentando os fatos a partir do mais importante.

Em relação ao processo de criação, marque a alternativa CORRETA.

  • A.

    O aspecto emocional valoriza as funções do produto.

  • B.

    O aspecto racional conecta-se aos potenciais de identificação e ideais do consumidor.

  • C.

    O valor positivo do manejo da sensação depende da experiência produzida pela propaganda.

  • D.

    O uso da emoção pode ser um recurso mais adequado que o uso da razão.

Cultura organizacional é o processo de interação, imitação e aprendizagem estabelecido entre a organização e seus públicos, podendo, portanto, ser considerada sinônimo de imagem institucional. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A boa reputação de uma instituição desenvolve-se a partir da unicidade das práticas que modelam a sua identidade e que são mantidas ao longo do tempo. A sua construção decorre da qualidade dos relacionamentos mantidos pela organização com seus públicos e da forma como essa qualidade é percebida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma notícia inverídica publicada por um órgão de imprensa, geralmente com grande estardalhaço e sem má fé, mas que pode abalar a credibilidade de um veículo, é conhecida como:

  • A.

    informação em off;

  • B.

    barriga;

  • C.

    furo jornalístico;

  • D.

    feature;

  • E.

    teaser.

De acordo com as características do plano de conteúdo no processo de criação do anúncio, é CORRETO afirmar que

  • A.

    abrange as figuras de linguagens.

  • B.

    revela as características idealizadas do produto.

  • C.

    trabalha com os níveis dos fonemas e dos sons.

  • D.

    utiliza signos lingüísticos como instrumento.

Cultura organizacional é o processo de interação, imitação e aprendizagem estabelecido entre a organização e seus públicos, podendo, portanto, ser considerada sinônimo de imagem institucional. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A comunicação integrada é entendida como a junção da comunicação interna, da institucional, da mercadológica e da administrativa. Por meio dela é possível atingirem-se os objetivos estratégicos da organização, a solidificação de sua imagem institucional e, inclusive, a boa vontade de seus públicos de relacionamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao vocabulário usado na atividade jornalística cotidiana, é correto afirmar que:

  • A.

    nariz de cera é o mesmo que lide clássico;

  • B.

    os formatos de publicação standard e tablóide têm o mesmo tamanho;

  • C.

    artigos, editoriais e crônicas são textos noticiosos assinados;

  • D.

    suíte é o mesmo que segundo clichê;

  • E.

    Deadline é o prazo final para execução de uma tarefa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...