Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base no texto acima, julgue o seguinte item, relativo a planejamento de mídia.
O anúncio ou comercial deve ser veiculado sempre nos melhores veículos, nos melhores espaços, nos melhores horários (l.2-3), o que implica uma maior verba para a veiculação.
A figura acima traduz uma visão acerca do cenário em que as instituições hoje em dia se localizam. Com base nessa concepção, julgue os próximos itens.
O planejamento estratégico de imagem passa por várias etapas, entre elas, avaliação e acompanhamento do ambiente externo à organização e construção de cenários.
O jornalismo na TV brasileira teve um longo percurso, até desembocar na estética atual do Jornal Nacional. Em 1953 estreou na TV Tupi de São Paulo um noticioso que marcou época em nossa TV, permanecendo no ar por 20 anos, numa época em que nem o videotape era conhecido como um recurso televisivo. Trata-se de:
Repórter Esso.
Ultra Notícias .
Jornal de Vanguarda.
Preto no Branco .
Conexão Internacional.
A figura acima traduz uma visão acerca do cenário em que as instituições hoje em dia se localizam. Com base nessa concepção, julgue os próximos itens.
Ao se pensar estrategicamente sobre uma instituição, deve-se considerar que ela é o centro do cenário e de onde deve emanar a força que vai tentar atrair as outras áreas do cenário que sejam de interesse da instituição.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Os releases mantêm relação com os gêneros jornalísticos informativo, interpretativo e opinativo. A partir dessa relação, analise as seguintes afirmativas.
I. O release informativo perdeu sua força diante das tecnologias digitais, que ampliam a cobertura dos repórteres de veículos.
II. Recomenda-se que a assessoria de imprensa limite o envio de release opinativo àqueles, sob a forma de artigo.
III. O release interpretativo deve ter uso calculado, pois a contextualização cabe essencialmente ao jornalista do veículo.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
há apenas uma afirmativa correta.
há apenas duas afirmativas corretas.
todas as afirmativas estão corretas.
todas as afirmativas estão incorretas.
Com referência a tipologias de eventos, julgue os itens seguintes.
Reuniões coloquiais são consideradas eventos se têm por objetivo levar informação especializada aos participantes.
Considerando as propostas de ação colocadas no texto acima, julgue os próximos itens.
Em um evento, a montagem de uma sala de imprensa realmente funcional, com atendimento especializado de assessores, dispensa o credenciamento dos jornalistas que vão cobrir o evento.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A visão fragmentada, a multiplicidade de fontes emissoras, as simultaneidades aparentes são estratégias da mídia nos tempos da:
Antigüidade
Idade Média
Contra-Cultura
Modernidade
Pós-Modernidade
Nos últimos anos, vem-se observando um movimento crescente das empresas na direção da responsabilidade social, que inclui o apoio a eventos culturais e esportivos, bem como a iniciativas filantrópicas. Neste contexto, estimulado por leis federais e estaduais, o chamado marketing cultural é bastante utilizado por grandes empresas. Assim, pode-se considerar que o emprego do marketing cultural constitui um investimento:
de curto prazo, que impacta diretamente sobre a marca.
de consolidação e aumento da simpatia pela empresa.
social, sem impacto significativo sobre a imagem da empresa.
para gerar vendas imediatas junto a segmentos mais afluentes.
que aumenta a eficiência da mídia na exposição da marca.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Ao apresentar uma enquête estilo "povo fala" para um programa jornalístico para a TV, é aconselhável que:
o entrevistador reformule a pergunta para o entrevistado, caso isso seja necessário para obtenção de uma resposta coerente e satisfatória;
as respostas dos entrevistados não sejam editadas, sendo veiculadas sempre de forma integral, como garantido no documento de autorização de imagem;
a cada entrevistado, a pergunta seja repetida no ar, de forma a orientar o telespectador quanto ao conteúdo da resposta;
para dar mais dinamismo à entrevista, a pergunta seja sempre feita para pelo menos três entrevistados em quadro ao mesmo tempo;
as respostas sejam apresentadas sempre na mesma ordem em que os depoimentos foram gravados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...