Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A reportagem, ao ampliar a informação, pode ser enquadrada como jornalismo

  • A.

    interpretativo

  • B.

    opinativo

  • C.

    informativo

  • D.

    reflexivo

  • E.

    narrativo

De acordo com a distinção conceitual entre os termos publicidade e propaganda, é CORRETO afirmar que,

  • A.

    na divulgação de transações comerciais, a propaganda é a ferramenta mais eficaz.

  • B.

    na publicidade, encontramos os instrumentos para o fomento de negócios.

  • C.

    nos anúncios, deve-se evitar o uso conjunto de aspectos da publicidade e da propaganda.

  • D.

    nos planejamentos de campanha, devemos concentrar o aspecto informativo nas ações de publicidade.

Com relação à preferência pelo uso de reportagens em relação às notícias em publicações institucionais impressas, é correto afirmar que:

  • A.

    por ser mais aprofundada, a reportagem anula a necessidade de notícias e editoriais nas publicações institucionais impressas;

  • B.

    a reportagem é mais factual que a notícia, caracterizando-se por um texto curto e sem análises ou contextualizações do fato apresentado;

  • C.

    a reportagem é o gênero mais adequado pois os leitores de publicações institucionais impressas necessitam de textos que, além de explicar uma situação ou fato, possam ser lidos muito depois de publicados sem ficarem superados;

  • D.

    a reportagem é mais facilmente produzida que a notícia, caracterizando-se pela superficialidade e inexistência de entrevistas no processo de apuração;

  • E.

    como a equipe de jornalistas de uma assessoria de comunicação costuma ser pequena, a reportagem é o gênero ideal, pois exige menos tempo e recursos para ser apurada do que a notícia.

Considerando-se os intuitos e as características do slogan, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Conduzir o leitor a alguma decisão.

  • B.

    Demonstrar as características do produto.

  • C.

    Fazer o uso de vocativos.

  • D.

    Ilustrar algum benefício do produto ou do serviço.

O release transformou-se em um instrumento que, de certa maneira, simboliza o trabalho do assessor de imprensa. No jornalismo, pode-se afirmar que o termo release corresponde à(ao):

I. Serviço de recortes de jornais e revistas sobre assunto de interesse de uma empresa ou instituição.

II. Material jornalístico produzido pela assessoria de imprensa e liberado para divulgação.

III. Listagem de nomes e endereços dos veículos de comunicação e dos jornalistas.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II
  • E. II e III

O editorial é um gênero jornalístico que se caracteriza por ser:

  • A.

    composto por uma nota seguida de comentários que representam exclusivamente a ideologia política do proprietário do veículo;

  • B.

    um texto desenvolvido de forma livre e pessoal sobre acontecimentos da atualidade, emitindo juízo de valor que conflite com a linha editorial do veículo;

  • C.

    assinado e apresentar fundamentação científica para cada opinião emitida;

  • D.

    escrito de maneira impessoal e expressar a opinião do veículo sobre assuntos atuais através de um texto não assinado;

  • E.

    exclusivo de veículos impressos, não sendo encontrado em noticiários de rádio, televisão ou Internet.

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A propaganda, durante a execução do plano, deverá estimular um aumento no nível de informação do produto ou serviço.

  • B.

    Geralmente, o planejamento de propaganda ocorre dentro de um mesmo exercício fiscal.

  • C.

    No planejamento, as metas apresentam um caráter mais amplo e objetivo, um caráter mais específico.

  • D.

    O diagnóstico da situação é uma tarefa permanente do plano.

Como segmento do jornalismo especializado, comumente inserido dentro do chamado jornalismo científico, o jornalismo ambiental exige do profissional que o pratica o domínio do significado de termos, eventos e conceitos ambientais que devem ser repassados de maneira clara para a população, educando-a para as questões ambientais. Os termos utilizados na tabela abaixo normalmente fazem parte de uma reportagem ou artigo sobre a área ambiental. Numere os conceitos da coluna da direita de acordo com suas respectivas definições na coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 - 2 - 3 - 4 - 5.

  • B.

    5 - 1 - 4 - 3 - 2.

  • C.

    4 - 5 - 3 - 1 - 2.

  • D.

    3 - 5 - 4 - 2 - 1.

  • E.

    5 - 4 - 3 - 2 - 1.

Em relação à produção jornalística na Internet, é preciso atentar para uma série de vantagens e desvantagens inerentes ao meio e ao comportamento dos usuários. Levando em conta tais condicionamentos, julgue os itens subseqüentes.

A figura abaixo representa um conjunto de conexões da comunicação pública com várias dimensões da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os princípios básicos de comunicação no planejamento de campanha, é CORRETO afirmar que

  • A.

    as táticas estão para as metas e as estratégias, para os objetivos.

  • B.

    o planejamento deve desconsiderar aspectos sazonais com o objetivo de evitar a dispersão.

  • C.

    os objetivos de criação podem ser compreendidos como elementos para a abordagem.

  • D.

    os objetivos e as metas concentram-se na criação e têm o plano de mídia como ferramenta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...