Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para uma maior eficácia do anúncio, o processo de criação deve equacionar alguns fatores. NÃO se pode(m) incluir entre eles,
o mercado e suas características.
o produto e suas especificações.
os custos de distribuição da mensagem.
os veículos de comunicação e seus códigos.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
A imagem em telejornalismo não precisa, necessariamente, ser bonita, pois o importante é a informação que transmite.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Em relação aos termos a seguir, usados no jornalismo, o que está definido corretamente é:
Sonora – trecho do script ou roteiro no qual estão indicadas as deixas de saída e de entrada dos vts de matérias e/ou reportagens;
Marreta – nota oficial divulgada por uma empresa denegrindo a imagem do concorrente;
Macarrão – matéria de pouca relevância ou anúncio do próprio veículo, que serve para tapar os buracos originados pela falta de material editorial ou erro de cálculo na diagramação;
Foca – jornalista novato, repórter sem experiência na profissão;
Chroma – criação gráfica, usada na mídia impressa ou no webjornalismo que, através de recursos visuais conjugados a textos curtos, apresenta informações de maneira sucinta e atraente.
É tarefa da criação na propaganda, EXCETO
atender as demandas do planejamento de marketing e comunicação.
encontrar soluções para problemas específicos de comunicação.
fornecer um mapeamento dos elementos do público.
vencer a resistência do consumidor a determinado produto.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
No telejornalismo noticioso, o repórter passa a ser um protagonista do acontecimento, e o cameraman, os olhos do telespectador. Há um jogo de interação discursiva que envolve, sobretudo, o aspecto emocional da situação.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2007
A pauta, o texto, a linguagem e os recursos de edição que devem ser utilizados numa matéria de jornalismo ambiental, para que a informação chegue ao leitor clara e contextualizada, devem obedecer a algumas orientações comuns do jornalismo especializado. Assim sendo, considere as afirmativas abaixo:
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Tendo como referência os intuitos da publicidade, assinale a alternativa CORRETA.
Apresentar o anunciante como emissor da mensagem veiculada.
Disseminar valores e conceitos ideologizados.
Estimular a circulação de bens pertencentes à atividade econômica do cliente.
Promover a adesão a um sistema ideológico (social, econômico, político ou jurídico).
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2007
A Assessoria de Comunicação
equivale ao conceito de assessoria de imprensa.
diz respeito à atividade das relações públicas.
é uma atividade jornalística por excelência.
diz respeito exclusivamente às ações de comunicação interna de uma organização.
Tendo como referência os intuitos da propaganda, assinale a alternativa CORRETA.
Contar com maior credibilidade em relação às matérias veiculadas.
Controlar a mensagem a partir das metas do anunciante.
Evitar a presença explícita do patrocinador.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2007
A auditoria da imagem de uma organização na mídia pode ser feita utilizando a técnica de
grupos focais.
clipping.
survey de opinião pública.
Philips 66.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...