Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para uma maior eficácia do anúncio, o processo de criação deve equacionar alguns fatores. NÃO se pode(m) incluir entre eles,

  • A.

    o mercado e suas características.

  • B.

    o produto e suas especificações.

  • C.

    os custos de distribuição da mensagem.

  • D.

    os veículos de comunicação e seus códigos.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

A imagem em telejornalismo não precisa, necessariamente, ser bonita, pois o importante é a informação que transmite.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos termos a seguir, usados no jornalismo, o que está definido corretamente é:

  • A.

    Sonora – trecho do script ou roteiro no qual estão indicadas as deixas de saída e de entrada dos vts de matérias e/ou reportagens;

  • B.

    Marreta – nota oficial divulgada por uma empresa denegrindo a imagem do concorrente;

  • C.

    Macarrão – matéria de pouca relevância ou anúncio do próprio veículo, que serve para tapar os buracos originados pela falta de material editorial ou erro de cálculo na diagramação;

  • D.

    Foca – jornalista novato, repórter sem experiência na profissão;

  • E.

    Chroma – criação gráfica, usada na mídia impressa ou no webjornalismo que, através de recursos visuais conjugados a textos curtos, apresenta informações de maneira sucinta e atraente.

É tarefa da criação na propaganda, EXCETO

  • A.

    atender as demandas do planejamento de marketing e comunicação.

  • B.

    encontrar soluções para problemas específicos de comunicação.

  • C.

    fornecer um mapeamento dos elementos do público.

  • D.

    vencer a resistência do consumidor a determinado produto.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

No telejornalismo noticioso, o repórter passa a ser um protagonista do acontecimento, e o cameraman, os olhos do telespectador. Há um jogo de interação discursiva que envolve, sobretudo, o aspecto emocional da situação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pauta, o texto, a linguagem e os recursos de edição que devem ser utilizados numa matéria de jornalismo ambiental, para que a informação chegue ao leitor clara e contextualizada, devem obedecer a algumas orientações comuns do jornalismo especializado. Assim sendo, considere as afirmativas abaixo:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Tendo como referência os intuitos da publicidade, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Apresentar o anunciante como emissor da mensagem veiculada.

  • B.

    Disseminar valores e conceitos ideologizados.

  • C.

    Estimular a circulação de bens pertencentes à atividade econômica do cliente.

  • D.

    Promover a adesão a um sistema ideológico (social, econômico, político ou jurídico).

A Assessoria de Comunicação

  • A.

    equivale ao conceito de assessoria de imprensa.

  • B.

    diz respeito à atividade das relações públicas.

  • C.

    é uma atividade jornalística por excelência.

  • D.

    diz respeito exclusivamente às ações de comunicação interna de uma organização.

Tendo como referência os intuitos da propaganda, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Contar com maior credibilidade em relação às matérias veiculadas.

  • B.

    Controlar a mensagem a partir das metas do anunciante.

  • C.

    Evitar a presença explícita do patrocinador.

  • D. Ter o veículo como emissor.

A auditoria da imagem de uma organização na mídia pode ser feita utilizando a técnica de

  • A.

    grupos focais.

  • B.

    clipping.

  • C.

    survey de opinião pública.

  • D.

    Philips 66.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...