Questões de Comunicação Social

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Em relação ao anúncio, assinale a afirmativa CORRETA.

  • A.

    A função do anúncio é estabelecer uma mudança de comportamento do consumidor.

  • B.

    Apesar do uso de imagens e textos, nem todos os anúncios podem ser considerados como discurso.

  • C.

    O valor de empiria pode ser maior que o valor de planejamento.

  • D.

    Os dados estatísticos são o fundamento do planejamento.

Sobre HOUSE-ORGAN é correto afirmar que

  • a.

    é a forma de comunicação que tem por finalidade transmitir, conduzir e algumas vezes recuperar a informação para estabelecer a comunicação limitada, orientada e freqüente com determinado número de pessoas homogêneas e conhecidas.

  • b.

    considerado o contato inicial em uma relação comercial, a recepção de um cliente ou público por parte de quem tem algo a oferecer, no âmbito das empresas. Por muitos anos foi subjugado como tarefa menor na conquista de públicos e mercado de novos clientes, tendo, no passado, menos importância que o convencimento por meio da publicidade.

  • c.

    é a compilação de todas as informações básicas para o estabelecimento de projetos, programas e planos de ação.

  • d.

    é um periódico de comunicação institucional e uma ferramenta de Relações Públicas, distribuído gratuitamente e dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e/ou a determinados segmentos do público externo (revendedores, acionistas, clientes, fornecedores, autoridades, imprensa etc).

  • e.

    é a central de armazenamento de sugestões, críticas e reclamações de clientes/consumidores/cidadãos, com feedback específico para estes.

De acordo com a Constituição Federal e o Código de Ética dos Jornalistas brasileiros, julgue os itens que se seguem.

O sigilo da fonte e o segredo de justiça são equivalentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O press release, criado por Ivy Lee, o "pai" das relações públicas e da assessoria de imprensa, é ainda hoje uma das principais estratégias para "liberar informações para imprensa". Para que sua ação seja eficiente, ele não deve:

  • A.

    trazer o logotipo da assessoria e da organização;

  • B.

    ser redigido em pelo menos três páginas, fornecendo todas as informações de interesse da empresa, priorizando o uso de vocabulário técnico;

  • C.

    ser datado;

  • D.

    ser redigido como se fosse uma matéria jornalística, com título, subtítulo e lead;

  • E.

    destacar os contatos da assessoria de imprensa.

São funções do título, EXCETO

  • A.

    atrair e prender a atenção.

  • B.

    causar impacto emocional no leitor.

  • C.

    obter resposta favorável.

  • D.

    personalizar a mensagem.

Clipping, press-release, press-kit e plublieditorial são, respectivamente,

  • a.

    coleção de material impresso, rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou marca; texto com informações para a imprensa; conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa; expressão que designa os anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer mídia.

  • b.

    ferramenta de comunicação de marketing utilizada no ponto de venda e em espaços editoriais (TV, mídia impressa, etc.); resumo de uma matéria; sinônimo de mídia mix; mensuração de resultados.

  • c.

    artigos científicos publicados em relatórios anuais; texto característico de um plublieditorial; mensagem publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores; conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas

  • d.

    artigos políticos publicados em revistas; artigo escrito por um editorialista; prova de artes gráficas feita eletronicamente, muitas vezes no próprio equipamento de editoração eletrônica; estilo de produção de comerciais, que já foi muito importante, mas vem sendo cada vez menos utilizado.

  • e.

    artigos publicados em jornais; artigo escrito por colaboradores; impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista; recurso técnico do videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra imagem de fundo.

A Organization of News Ombudsmen estabelece diretrizes e deveres para o trabalho do ombudsman. Sobre essas normas e indicações, assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A.

    O ombudsman deve trabalhar para aumentar a credibilidade do veículo.

  • B.

    Deve ser um crítico interno do trabalho realizado: o processo e o produto.

  • C.

    Deve alertar a direção da redação sobre todas as queixas contra o veículo.

  • D.

    Deve representar os colegas de trabalho nas situações de conflito com a direção.

Os house organs traduzidos literalmente do inglês como "órgão da casa" possuem características que os diferenciam da chamada "grande mídia" e os colocam no universo das assessorias de imprensa. Com relação às características do house organ, a afirmativa incorreta é:

  • A.

    deve informar sobre o contexto da organização, abordando o seu funcionameno interno, planos de crescimento e posições defendidas interna e externamente;

  • B.

    deve valorizar os integrantes da organização, mostrando que são e o que fazem;

  • C.

    deve incentivar o crecimento do leitor como cidadão, conscientizando-o de seus direitos e deveres;

  • D.

    deve privilegiar os aspectos instituicionais da publicação, abandonando os critérios jornalísticos no tratamento da informação;

  • E.

    deve registrar fatos importantes tanto para a empresa quanto para seu público, assim como fornecer uma leitura interessante para os funcionários e seus familiares.

As críticas à imprensa por parte do público têm sido freqüentes, pois este exige um tratamento mais criterioso da informação. Quando isso ocorre, a imprensa é acusada de ser:

  • A. exagerada, mentirosa e frívola.
  • B. sensacionalista, artificial e banal.
  • C. pessimista, evasiva e superficial.
  • D. invasiva, imoral e ufanista.
  • E. dedicada, engajada e evasiva.

É INCORRETO afirmar que o texto da propaganda e da publicidade deve

  • A.

    conter um alto índice de informação.

  • B.

    evitar as hipérboles ou superlativos.

  • C.

    ter ordem direta nas afirmações.

  • D.

    utilizar adjetivação com a função de caracterizar o produto ou serviço.

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