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Comunicação Social - Produção Gráfica - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Em relação ao anúncio, assinale a afirmativa CORRETA.
A função do anúncio é estabelecer uma mudança de comportamento do consumidor.
Apesar do uso de imagens e textos, nem todos os anúncios podem ser considerados como discurso.
O valor de empiria pode ser maior que o valor de planejamento.
Os dados estatísticos são o fundamento do planejamento.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Sobre HOUSE-ORGAN é correto afirmar que
é a forma de comunicação que tem por finalidade transmitir, conduzir e algumas vezes recuperar a informação para estabelecer a comunicação limitada, orientada e freqüente com determinado número de pessoas homogêneas e conhecidas.
considerado o contato inicial em uma relação comercial, a recepção de um cliente ou público por parte de quem tem algo a oferecer, no âmbito das empresas. Por muitos anos foi subjugado como tarefa menor na conquista de públicos e mercado de novos clientes, tendo, no passado, menos importância que o convencimento por meio da publicidade.
é a compilação de todas as informações básicas para o estabelecimento de projetos, programas e planos de ação.
é um periódico de comunicação institucional e uma ferramenta de Relações Públicas, distribuído gratuitamente e dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e/ou a determinados segmentos do público externo (revendedores, acionistas, clientes, fornecedores, autoridades, imprensa etc).
é a central de armazenamento de sugestões, críticas e reclamações de clientes/consumidores/cidadãos, com feedback específico para estes.
De acordo com a Constituição Federal e o Código de Ética dos Jornalistas brasileiros, julgue os itens que se seguem.
O sigilo da fonte e o segredo de justiça são equivalentes.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O press release, criado por Ivy Lee, o "pai" das relações públicas e da assessoria de imprensa, é ainda hoje uma das principais estratégias para "liberar informações para imprensa". Para que sua ação seja eficiente, ele não deve:
trazer o logotipo da assessoria e da organização;
ser redigido em pelo menos três páginas, fornecendo todas as informações de interesse da empresa, priorizando o uso de vocabulário técnico;
ser datado;
ser redigido como se fosse uma matéria jornalística, com título, subtítulo e lead;
destacar os contatos da assessoria de imprensa.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
São funções do título, EXCETO
atrair e prender a atenção.
causar impacto emocional no leitor.
obter resposta favorável.
personalizar a mensagem.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Clipping, press-release, press-kit e plublieditorial são, respectivamente,
coleção de material impresso, rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou marca; texto com informações para a imprensa; conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa; expressão que designa os anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer mídia.
ferramenta de comunicação de marketing utilizada no ponto de venda e em espaços editoriais (TV, mídia impressa, etc.); resumo de uma matéria; sinônimo de mídia mix; mensuração de resultados.
artigos científicos publicados em relatórios anuais; texto característico de um plublieditorial; mensagem publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores; conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas
artigos políticos publicados em revistas; artigo escrito por um editorialista; prova de artes gráficas feita eletronicamente, muitas vezes no próprio equipamento de editoração eletrônica; estilo de produção de comerciais, que já foi muito importante, mas vem sendo cada vez menos utilizado.
artigos publicados em jornais; artigo escrito por colaboradores; impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista; recurso técnico do videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra imagem de fundo.
A Organization of News Ombudsmen estabelece diretrizes e deveres para o trabalho do ombudsman. Sobre essas normas e indicações, assinale a afirmativa INCORRETA:
O ombudsman deve trabalhar para aumentar a credibilidade do veículo.
Deve ser um crítico interno do trabalho realizado: o processo e o produto.
Deve alertar a direção da redação sobre todas as queixas contra o veículo.
Deve representar os colegas de trabalho nas situações de conflito com a direção.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Os house organs traduzidos literalmente do inglês como "órgão da casa" possuem características que os diferenciam da chamada "grande mídia" e os colocam no universo das assessorias de imprensa. Com relação às características do house organ, a afirmativa incorreta é:
deve informar sobre o contexto da organização, abordando o seu funcionameno interno, planos de crescimento e posições defendidas interna e externamente;
deve valorizar os integrantes da organização, mostrando que são e o que fazem;
deve incentivar o crecimento do leitor como cidadão, conscientizando-o de seus direitos e deveres;
deve privilegiar os aspectos instituicionais da publicação, abandonando os critérios jornalísticos no tratamento da informação;
deve registrar fatos importantes tanto para a empresa quanto para seu público, assim como fornecer uma leitura interessante para os funcionários e seus familiares.
As críticas à imprensa por parte do público têm sido freqüentes, pois este exige um tratamento mais criterioso da informação. Quando isso ocorre, a imprensa é acusada de ser:
Comunicação Social - Produção Gráfica - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
É INCORRETO afirmar que o texto da propaganda e da publicidade deve
conter um alto índice de informação.
evitar as hipérboles ou superlativos.
ter ordem direta nas afirmações.
utilizar adjetivação com a função de caracterizar o produto ou serviço.
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