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Em 29 de setembro de 1985 a Federação Nacional dos Jornalistas, Fenaj, aprovou seu código de ética. A única diretriz que está de acordo com essas normas é:
O jornalista, no exercício de sua profissão, pode aceitar oferta de remuneração por seu trabalho, maior que o piso da categoria.
O profissional, segundo sua conveniência, pode frustrar a manifestação de opinião divergente ou impedir o livre debate.
Em determinadas situações, concordar com a prática de perseguição ou discriminação social.
Dependendo do interesse da empresa, submeter-se a diretrizes contrárias à divulgação correta da informação.
O profissional pode exercer coberturas jornalísticas pelo órgão em que trabalha, em instituições públicas e privadas, onde seja funcionário ou assessor.
Em essência, o que distingue o jornalismo empresarial
é seu objetivo de servir à comunidade em primeiro lugar.
é sua missão de servir de instrumento de comunicação do público interno à alta administração.
é o fato de pertencer à ampla área da comunicação organizacional.
é o fato de ser unicamente produto de iniciativas privadas e individuais.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Considerando-se as normas do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (CONAR), assinale a afirmativa INCORRETA.
A atividade publicitária de que trata o CONAR não será ostensiva.
A propaganda política e a político-partidária não são capituladas no CONAR.
De vez que a publicidade exerce forte influência de ordem cultural sobre grandes massas da população, o CONAR recomenda que os anúncios sejam criados e produzidos por agências e profissionais sediados no País — salvo impossibilidade devidamente comprovada — e, ainda, que toda publicidade seja agenciada por empresa aqui estabelecida.
Todo anúncio deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar, de forma depreciativa, diferenciações sociais decorrentes do maior ou menor poder aquisitivo dos grupos a que se destina ou que possa eventualmente atingir.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
De acordo com os princípios do CONAR, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO
o anúncio poderá utilizar o calão.
não são capituladas no CONAR as atividades de relações públicas e publicity, por serem ambas distintas tanto da publicidade quanto da propaganda.
os anúncios não devem conter nada que possa induzir a atividades criminosas ou ilegais ou que pareça favorecer, enaltecer ou estimular tais atividades.
os anúncios não devem explorar qualquer espécie de superstição.
Sobre as funções da comunicação na administração pública, numere CORRE-TAMENTE a coluna da direita de acordo a da esquerda:
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
1 – 7 – 2 – 5 – 4 – 3 – 6
3 – 2 – 6 – 1 – 7 – 4 – 5
3 – 4 – 1 – 6 – 5 – 7 – 2
4 – 3 – 5 – 7 – 1 – 6 – 2
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Considerando os parâmetros legais do CONAR, assinale a alternativa CORRETA.
A publicidade de causas, instituições sociais, fundações ou de quaisquer outras atividades ou entidades sem fins lucrativos têm normas próprias, em tudo que lhe couber.
O uso de expressões como "direto do fabricante", "preço de atacado", "sem entrada" e outras de igual teor não deve levar o consumidor a engano e só será admitido quando o anunciante ou a agência puderem comprovar a alegação.
Por se tratar de técnica comprovada, o CONAR se ocupa da normalização da propaganda subliminar.
Todo anúncio deve ser criado em função do contexto sociocultural, estimulando a utilização ou transposição de contextos culturais, sejam brasileiros ou estrangeiros.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
O artigo 34 do CONAR condena uma série de procedimentos em anúncios. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
Desrespeito à propriedade privada e seus limites.
Fazer uso de imagens ou citações de pessoas vivas, a menos que tenha sido obtida a sua prévia e expressa autorização.
Ofender as convicções religiosas e outras suscetibilidades daqueles que descendam ou sejam de alguma forma relacionados com pessoas já falecidas cuja imagem ou referência figure no anúncio.
Utilizar fotografias de grandes grupos ou multidões em que os indivíduos possam ser reconhecidos sem a expressa autorização.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A noticiabilidade é um conjunto de critérios capaz de escolher entre inúmeros fatos uma quantidade limitada de notícias. Esses critérios são conhecidos como valores-notícia e estão subdivididos em categorias. A categoria que classifica a notícia de acordo com os critérios de atualidade, qualidade e equilíbrio é a que se relaciona:
ao indivíduo
ao meio de informação
ao público
à concorrência
ao produto
A consciência da responsabilidade social das empresas e das instituições públicas, no Brasil, tem um instrumento fundamental para a sua aplicação, que é(são):
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Com relação às características do texto jornalístico para os diferentes meios de comunicação, é correto afirmar que:
o texto noticioso para rádio deve ser composto por frases curtas e concisas, evitando expressões abstratas e confusas, e usando a repetição sempre que necessário;
na mídia impressa, o lide narrativo começa com uma frase curta e se caracteriza por ordenar os elementos a partir do fato mais importante;
nas notícias escritas para Internet, a estrutura do texto jornalístico deve ser linear, obrigando o leitor ou internauta a receber todos os conteúdos numa ordem pré-determinada;
na TV, a imagem não deve ser o ponto de partida para o texto noticioso cuja função é identificar e descrever o que está sendo visto pelo telespectador;
nas revistas, o texto noticioso deve usar a linguagem científica e o nariz de cera, privilegiando a estrutura narrativa a fim de construir reportagens densas.
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