Questões de Comunicação Social

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Em 29 de setembro de 1985 a Federação Nacional dos Jornalistas, Fenaj, aprovou seu código de ética. A única diretriz que está de acordo com essas normas é:

  • A.

    O jornalista, no exercício de sua profissão, pode aceitar oferta de remuneração por seu trabalho, maior que o piso da categoria.

  • B.

    O profissional, segundo sua conveniência, pode frustrar a manifestação de opinião divergente ou impedir o livre debate.

  • C.

    Em determinadas situações, concordar com a prática de perseguição ou discriminação social.

  • D.

    Dependendo do interesse da empresa, submeter-se a diretrizes contrárias à divulgação correta da informação.

  • E.

    O profissional pode exercer coberturas jornalísticas pelo órgão em que trabalha, em instituições públicas e privadas, onde seja funcionário ou assessor.

Em essência, o que distingue o jornalismo empresarial

  • A.

    é seu objetivo de servir à comunidade em primeiro lugar.

  • B.

    é sua missão de servir de instrumento de comunicação do público interno à alta administração.

  • C.

    é o fato de pertencer à ampla área da comunicação organizacional.

  • D.

    é o fato de ser unicamente produto de iniciativas privadas e individuais.

Considerando-se as normas do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (CONAR), assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A.

    A atividade publicitária de que trata o CONAR não será ostensiva.

  • B.

    A propaganda política e a político-partidária não são capituladas no CONAR.

  • C.

    De vez que a publicidade exerce forte influência de ordem cultural sobre grandes massas da população, o CONAR recomenda que os anúncios sejam criados e produzidos por agências e profissionais sediados no País — salvo impossibilidade devidamente comprovada — e, ainda, que toda publicidade seja agenciada por empresa aqui estabelecida.

  • D.

    Todo anúncio deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar, de forma depreciativa, diferenciações sociais decorrentes do maior ou menor poder aquisitivo dos grupos a que se destina ou que possa eventualmente atingir.

De acordo com os princípios do CONAR, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO

  • A.

    o anúncio poderá utilizar o calão.

  • B.

    não são capituladas no CONAR as atividades de relações públicas e publicity, por serem ambas distintas tanto da publicidade quanto da propaganda.

  • C.

    os anúncios não devem conter nada que possa induzir a atividades criminosas ou ilegais ou que pareça favorecer, enaltecer ou estimular tais atividades.

  • D.

    os anúncios não devem explorar qualquer espécie de superstição.

Sobre as funções da comunicação na administração pública, numere CORRE-TAMENTE a coluna da direita de acordo a da esquerda:

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 – 7 – 2 – 5 – 4 – 3 – 6

  • B.

    3 – 2 – 6 – 1 – 7 – 4 – 5

  • C.

    3 – 4 – 1 – 6 – 5 – 7 – 2

  • D.

    4 – 3 – 5 – 7 – 1 – 6 – 2

Considerando os parâmetros legais do CONAR, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    A publicidade de causas, instituições sociais, fundações ou de quaisquer outras atividades ou entidades sem fins lucrativos têm normas próprias, em tudo que lhe couber.

  • B.

    O uso de expressões como "direto do fabricante", "preço de atacado", "sem entrada" e outras de igual teor não deve levar o consumidor a engano e só será admitido quando o anunciante ou a agência puderem comprovar a alegação.

  • C.

    Por se tratar de técnica comprovada, o CONAR se ocupa da normalização da propaganda subliminar.

  • D.

    Todo anúncio deve ser criado em função do contexto sociocultural, estimulando a utilização ou transposição de contextos culturais, sejam brasileiros ou estrangeiros.

O artigo 34 do CONAR condena uma série de procedimentos em anúncios. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Desrespeito à propriedade privada e seus limites.

  • B.

    Fazer uso de imagens ou citações de pessoas vivas, a menos que tenha sido obtida a sua prévia e expressa autorização.

  • C.

    Ofender as convicções religiosas e outras suscetibilidades daqueles que descendam ou sejam de alguma forma relacionados com pessoas já falecidas cuja imagem ou referência figure no anúncio.

  • D.

    Utilizar fotografias de grandes grupos ou multidões em que os indivíduos possam ser reconhecidos sem a expressa autorização.

A noticiabilidade é um conjunto de critérios capaz de escolher entre inúmeros fatos uma quantidade limitada de notícias. Esses critérios são conhecidos como valores-notícia e estão subdivididos em categorias. A categoria que classifica a notícia de acordo com os critérios de atualidade, qualidade e equilíbrio é a que se relaciona:

  • A.

    ao indivíduo

  • B.

    ao meio de informação

  • C.

    ao público

  • D.

    à concorrência

  • E.

    ao produto

A consciência da responsabilidade social das empresas e das instituições públicas, no Brasil, tem um instrumento fundamental para a sua aplicação, que é(são):

  • A. o código de defesa do consumidor.
  • B. os códigos de ética empresarial.
  • C. os códigos Civil e Penal da República.
  • D. a última Constituição Brasileira.
  • E. as leis de postura urbana e rural.

Com relação às características do texto jornalístico para os diferentes meios de comunicação, é correto afirmar que:

  • A.

    o texto noticioso para rádio deve ser composto por frases curtas e concisas, evitando expressões abstratas e confusas, e usando a repetição sempre que necessário;

  • B.

    na mídia impressa, o lide narrativo começa com uma frase curta e se caracteriza por ordenar os elementos a partir do fato mais importante;

  • C.

    nas notícias escritas para Internet, a estrutura do texto jornalístico deve ser linear, obrigando o leitor ou internauta a receber todos os conteúdos numa ordem pré-determinada;

  • D.

    na TV, a imagem não deve ser o ponto de partida para o texto noticioso cuja função é identificar e descrever o que está sendo visto pelo telespectador;

  • E.

    nas revistas, o texto noticioso deve usar a linguagem científica e o nariz de cera, privilegiando a estrutura narrativa a fim de construir reportagens densas.

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