Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Sant'Anna (Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira. 1998), "a Propaganda Governamental Institucional é utilizada nos casos em que o fortalecimento da imagem do Governo deve interagir com a ação da população no sentido de obter maior cooperação e credibilidade, através do respaldo para a motivação popular em torno do programa do governo" (p. 70). Assim sendo, esse tipo de comunicação:

  • A.

    ocorre somente em épocas de crises, quando o Governo precisa conseguir o apoio da população para manter sua legitimidade.

  • B.

    ocorre somente em períodos eleitorais, quando a população precisa conhecer, comparar e discutir diversos programas de Governo.

  • C.

    é uma constante atividade de comunicação governamental com o fim exclusivo de criar e manter a boa imagem do Governo.

  • D.

    tem como função comunicar ao povo o que o Governo deseja fazer, o que está fazendo e prestar contas do que já foi feito e buscar canais para identificar as necessidades da população para adequar a administração às reivindicações desta.

  • E.

    é toda a comunicação feita pelos órgãos governamentais.

A atividade humana não poderia progredir se os homens não pudessem se comunicar entre si, partilhar suas experiências e trocar idéias sobre assuntos de interesse em comum. Desse modo, aqueles que se ocupam do mesmo ramo de negócio não podem deixar de ter contatos permanentes sob o risco de estagnação, por carência do intercâmbio de informações, necessário ao desenvolvimento de cada um. Fala–se sobre Relações Públicas e:

  • A. as escolas
  • B. os investidores
  • C. a imprensa
  • D. os concorrentes
  • E. os funcionários

Por editoração, compreende-se:

  • A.

    colação e edição de manuscritos, pelas quais um editor procede à normalização de textos autógrafos e escritos apócrifos;

  • B.

    atividade típica de um editor que, atento aos cuidados requeridos por uma edição, seleciona, colige e edita, tanto manuscritos, quanto textos impressos;

  • C.

    o conjunto de tarefas, levadas a termo por um editor, pelas quais este último supervisiona uma publicação de originais;

  • D.

    preparação filológica e normalização textual das quais um editor se encarrega com a finalidade de proceder à edição princeps de uma obra;

  • E.

    empenho profissional de um editor em produzir e fazer editar uma edição fac-similar ou diplomática, preservando a fidelidade a um texto manuscrito.

Com relação às etapas de uma campanha publicitária, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    4 - 5 - 2 - 3 - 1.

  • B.

    2 - 5 - 4 - 1 - 3.

  • C.

    3 - 5 - 2 - 1 - 4.

  • D.

    1 - 5 - 3 - 2 - 4.

  • E.

    5 - 1 - 4 - 3 - 2.

Este profissional lida com o clima organizacional, imagem da empresa, construção de relações positivas com públicos específicos, e pode argumentar de forma solidamente embasada, a fim de obter respaldo para o que se propõe a realizar (Polignaro, 2001). Fala-se do:

  • A. Médico
  • B. Engenheiro
  • C. Tecnocrata
  • D. Burocrata
  • E. Relações Públicas

De acordo com as técnicas de produção em comunicação, os gêneros jornalísticos e os seus usos pelos meios e assessorias de comunicação e marketing, julgue os itens seguintes.

Um lead de jornal impresso deve procurar o inusitado e dar tom emocional à matéria, pois, caso contrário, o leitor pode desinteressar-se já no início da matéria e desistir da leitura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia com atenção este trecho sobre Relações Públicas de resultados:

"Cada segmento da sociedade deve assumir compromissos definitivos com o sistema produtivo e o desenvolvimento econômico..."

Assinale a alternativa que completa plenamente a idéia acima:

  • A.

    É necessário analisar a fonte da queixa e a natureza das pessoas que a fazem.

  • B.

    A importância de se estar em bons termos com fornecedores de suprimento é demonstrada durante grandes greves, quando materiais são escassos.

  • C.

    Para isso, nos planos políticos, institucional e profissional, será necessário adotar postura e visões ao mesmo tempo diferenciadas e sinergizadas.

  • D.

    Na maior parte dos casos, as atitudes do governo são baseadas no que ele sabe e ouve sobre a empresa. A solidez das relações públicas de uma empresa geralmente é o que determina suas relações com dirigentes de órgãos públicos.

  • E.

    Antecipar-se a essa transformação e torná-lo inócuo, senão menos agressivo, é crescentemente uma função de análise e ação de RP.

Para elaboração de um Software educacional de qualidade, deve-se contar com uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais de:

  • A.

    Informática, artes, psicologia, professores de conteúdo e alunos;

  • B.

    Informática, comunicação, professores de conteúdo, de didática e alunos;

  • C.

    Informática, estatística, didática e alunos;

  • D.

    Informática, estatística, didática e alunos;

De acordo com as técnicas de produção em comunicação, os gêneros jornalísticos e os seus usos pelos meios e assessorias de comunicação e marketing, julgue os itens seguintes.

No jornalismo impresso, usa-se a mesma técnica da redação publicitária: as notícias devem ser agrupadas por assuntos ou procedência, em editorias ou sessões e por páginas, contendo cada página, pelo menos, uma ilustração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere a afirmativa a seguir. O hipertexto simula o pensamento e supera a linearidade que caracteriza o viés tecnológico da tipografia.

  • A.

    A afirmação não está correta, pois o viés tecnológico da tipografia é a decifração da imagem ou mancha, conforme a linguagem gráfica especializada.

  • B.

    A afirmação está parcialmente correta já que não podemos esquecer que pensamos hoje da mesma forma como lemos decifrando a realidade de forma lógica, dedutiva e portanto linear.

  • C.

    A afirmação está correta.

  • D.

    Na era tipográfica a maior parte das pessoas ainda era majoritariamente analfabeta. Em decorrência, o viés tecnológico da tipografia era ainda o da oralidade a imaginação, a mitologia, a moral da história e o ritual religioso.

  • E.

    As alternativas b e d estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...