Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"Em ___________ você pode escolher suas ___________ e os seus veículos. Mas sua mensagem, quando emitida, pode encontrar o _______________ que o público muitas vezes não tem em relação a mensagens ________________. Leitores e espectadores procuram pelas _____________ e não pela publicidade. Com a _______________ você pode fazer parte das notícias" (Lesly, 2002).

A Alternativa que contém o correto preenchimento das lacunas é:

  • A. publicidade, mensagens, ceticismo, pagas, notícias, propaganda.
  • B. propaganda, mensagens, ceticismo, pagas, novidades, publicidade.
  • C. publicidade, idéias, ódio, gratuitas, notícias, comunicação.
  • D. propaganda, idéias, pessimismo, gratuitas, idéias, comunicação.
  • E. comunicação, idéias, ceticismo, novas, idéias, comunicação.

"As organizações modernas assumem novas posturas na sociedade atual... e, nesse contexto, a atuação de Relações Públicas será fundamental, pois caberá a essa atividade a função de abrir canais de diálogo com os diferentes segmentos da sociedade, administrando estrategicamente a comunicação" (Kunsch, 2001).

Além da comunicação, quais as outras habilidades do Relações Públicas?

I - Administração da sua imagem corporativa

II - Atendimento ao cliente

III - Aplicações financeiras

IV - Planejamento de campanhas

V - Conserto de equipamentos

VI - Organização de Eventos

VII - Administração de crises

Assinale a opção que se refere às respostas corretas:

  • A. I, II, VII apenas
  • B. II, III, VII apenas
  • C. I, II, IV, VI, VII apenas
  • D. II, III, IV apenas
  • E. I, II, III, IV, V, VI e VII

“Mais recentemente, apresenta-se para os gestores organizacionais a perspectiva de uma ação gerencial dialógica, baseada nas idéias de Jurgüen Habermas e de outros teóricos frankfurtianos, entre eles Herbert Marcuse, Horkheimer e Adorno (...) A racionalidade comunicativa se coloca como crítica à racionalidade instrumental ou funcional, conceito descrito por Max Weber”.

(NASSAR, Paulo. Comunicação interna: a força das empresas. São Paulo: Aberje, 2005, p. 18)

Nos estudos de Comunicação Empresarial, o conceito de racionalidade comunicativa está alinhado ao chamado modelo simétrico de duas vias, desenvolvido por Grunig e Hunt. Tal modelo tem como característica o fato de:

  • A.

    apresentar cunho jornalístico, disseminando informações objetivas por meio da mídia em geral e de veículos específicos;

  • B.

    utilizar pesquisa e outros métodos de comunicação como instrumentos para criar mensagens persuasivas e manipular os públicos;

  • C.

    despertar a atenção da mídia para promover a organização, seus produtos e serviços, empregando técnicas propagandísticas;

  • D.

    buscar um equilíbrio entre os interesses da organização e os de seus respectivos públicos, utilizando a comunicação para administrar conflitos;

  • E.

    revelar pouca preocupação com feedback, pesquisa e planejamento, sendo uma alternativa à comunicação estratégica ou integrada.

Na elaboração de um projeto de comunicação visual escrita, devem ser observados alguns fatores que colaboram com a legibilidade do texto, tais como tamanhos, proporções e cores usadas em letras, números e símbolos. Com relação a esses fatores, assinale a opção correta.

  • A.

    É recomendado usar textos apenas com letras maiúsculas.

  • B.

    Os tipos de letras pouco ornamentados são mais legíveis.

  • C.

    O tamanho recomendado para as letras depende apenas da área disponível.

  • D.

    As linhas longas exigem menor espaçamento entre elas em comparação com o espaçamento exigido por linhas curtas.

  • E.

    O contraste apresenta influência menor na legibilidade que a iluminação.

Com base no texto acima, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Visando ao melhor atendimento do público consumidor, as organizações possuem centrais de atendimento. A tipologia dessas centrais encontra-se na opção:

  • A. Defensiva, ativa e interativa.
  • B. Defensiva, agressiva, catalisadora.
  • C. Ativa, passiva, padronizada.
  • D. Ativa, passiva, moderada.
  • E. Defensiva, ativa, agressiva.

Atualmente, "Relações Públicas envolve a completa análise e compreensão dos fatores que influenciam as atitudes das pessoas em relação a uma organização" (Lesly, 2002).

 Com relação às fases de Relações Públicas, correlacione as colunas: A seqüência correta é: Com relação às fases de Relações Públicas, correlacione as colunas:

A seqüência correta é:

  • A. VII, V, III, I, II, VI, IV, VIII
  • B. VI, VIII, IV, II, I, V, VII, III
  • C. III, V, VII, I, I, VI, VIIII, IV
  • D. I, VIII, IV, II, VI, III, V, VII
  • E. VIII, IV, II, VI, I, III, V, VII

Marque a alternativa que contém os pilares para a montagem de uma central de atendimento:

  • A.

    bom sistema de telefonia e bom apoio de informática, apenas.

  • B.

    bom sistema de telefonia, bom método de atuação e boa equipe, apenas.

  • C.

    bom sistema de telefonia e com método de atuação, apenas

  • D.

    boa equipe e bom sistema de telefonia, apenas.

  • E.

    bom sistema de telefonia, bom método de atuação, bom apoio de informática, boa equipe.

Leia atentamente o texto abaixo e marque a alternativa correta:

Cabe ao profissional de Relações Públicas estimular e facilitar a comunicação em ambos os sentidos, procurando ativar e manter a compreensão e a confiança que devem reinar em toda a organização (Andrade, 2003).

Estamos falando especificamente do profissional de Relações Públicas como:

  • A. Agente comprador
  • B. Agente Catalisador
  • C. Profissional de aceitação pública
  • D. Contribuinte do processo organizacional
  • E. Receptor de qualificação documental

Em uma reportagem o lead abrangente - o chamado lidão - consiste em:

  • A.

    abertura com todos os assuntos relevantes da matéria.

  • B.

    oferecer detalhes sobre o assunto mais importante.

  • C.

    abertura com bem mais espaço que o habitual.

  • D.

    usar o sublide para abordar o tema principal.

  • E.

    começar a matéria sem a preocupação com os temas relevantes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...