Questões de Comunicação Social

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Preço absoluto de um programa ou veículo, ou conjunto destes, dividido pela sua audiência ou cobertura em números absolutos, ou impacto, e multiplicado por mil. Trata-se de

  • A. amostra.
  • B. flight.
  • C. freqüência eficiente.
  • D. CPM.
  • E. circulação.

O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária estabelece, em seu artigo 9º, que a atividade publicitária “será sempre ostensiva, com indicação clara da marca, da firma ou da entidade patrocinadora”.

O parágrafo único deste artigo, porém, excetua do preceito acima:

  • A.

    o merchandising, veiculação de menções ou aparições de produtos ou serviços, de forma aparentemente casual, em programas de televisão;

  • B.

    a propaganda política, caracterizada pela comunicação persuasiva com fins ideológicos, sob a responsabilidade de partido político reconhecido;

  • C.

    a publicidade governamental, bem como a de subsidiárias, autarquias, empresas públicas, entidades paraestatais e sociedades de economia mista;

  • D.

    as campanhas em fase de teaser, mensagens que visam criar expectativa ou curiosidade, sobretudo em torno de produtos a serem lançados;

  • E.

    a propaganda subliminar, técnica baseada na transmissão de mensagens que não são percebidas conscientemente pelo público.

Sobre Relações Públicas e Marketing é correto afirmar:

  • A.

    Em empresas de médio e grande portes não é uma prática freqüente a contratação de consultoria externa de Marketing.

  • B.

    De acordo com a evolução dos mercados e das demandas empresariais, pode-se considerar Marketing não apenas como um conjunto de atividades que visam ao mercado, mas, essencialmente, como uma filosofia empresarial que, uma vez implantada, atua como fator diferencial mercadológico.

  • C.

    Todas as empresas, sem exceção, que começam a se desenvolver, criam um departamento de Marketing precedido de estudo criterioso da viabilidade da idéia, bem como das funções específicas do setor dentro da estrutura organizacional.

  • D.

    Um Relações Públicas necessita ter conhecimento de como se prepara um press release, que é definido no mundo empresarial como "utilização adequada em benefício das organizações de um adendo especial".

  • E.

    Em caso de campanha ou lançamento de novo produto não há necessidade de haver um kit para a imprensa, pois as notícias serão dadas na ocasião pelo profissional de Relações Públicas.

O acabamento final de um trabalho de arte destinado à produção gráfica, com indicações referentes a áreas de cor, retículas, fotografias, ampliações, reduções etc., é

  • A. o layout.
  • B. a arte final.
  • C. o rafe.
  • D. o briefing de criação.
  • E. o croqui.

Quadros demonstrativos e caricaturas classificam-se como um sub-gênero da comunicação jornalística do tipo

  • A.

    utilitário.

  • B.

    opinativo.

  • C.

    ilustrativo.

  • D.

    comercial.

  • E.

    informativo.

O expediente que tem basicamente duas funções na mensagem publicitária, que são identificar o público-alvo e despertar interesse pela leitura, é o

  • A. posicionamento.
  • B. slogan.
  • C. conceito.
  • D. título.
  • E. layout.

Nos anos contemporâneos a gerência de crises aparece como uma preocupação constante das empresas. No que concerne a este assunto, pode-se afirmar que a alternativa correta é:

  • A.

    Crise é uma ocorrência súbita, geralmente inesperada e que requer uma atenção imediata.

  • B.

    Emergência é um item em disputa, que surge e mostra sinais de que se pode transformar numa disputa, que envolve pontos de vista diferentes entre adversários.

  • C.

    Assunto público é o estágio no qual acontecimentos futuros que afetam uma pessoa ou organização será determinado.

  • D.

    Identificar um problema dentro da categoria errada pode levar a se fazer planos incorretos e conduzir a programas ineficazes.

  • E.

    Dissidentes e ativistas são pessoas que sempre propõem algo no qual acreditam.

É um importante designer baiano, também escritor, músico, artista plástico, cineasta e tradutor da cultura e da identidade visual do Brasil. Formado em design pelo curso experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Trata-se de

  • A. Rogério Duarte.
  • B. Ruben Martins.
  • C. Cláudio Tozzi.
  • D. Maurício Nogueira Lima.
  • E. Geraldo de Barros.

Considerando a doutrina liberal do jornalismo, as assessorias de imprensa, analise as afirmações a seguir.

I. servem aos interesses prioritários da imprensa sempre sedenta de novidades.

II. servem aos interesses prioritários dos departamentos de relações públicas.

III. servem prioritariamente aos interesses dos diversos atores sociais

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

  • A. apenas a I.
  • B. apenas a II.
  • C. apenas a III.
  • D. I, II e III.
  • E. nenhuma das afirmativas.

Com relação à linguagem jornalística, analise as afirmativas abaixo.

I. Na linguagem jornalística, é permitida a criação de neologismos.

II. Na linguagem jornalística, podem ser incorporadas expressões populares e gírias que se generalizam.

III. A linguagem jornalística, hoje, caracteriza-se quanto à escolha dos itens léxicos e quanto aos procedimentos gramaticais.

Das afirmativas acima, está(ão) corretas(s)

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, apenas

  • C.

    I e II, apenas

  • D.

    I e III, apenas

  • E.

    II e III, apenas

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