Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com as técnicas de produção em comunicação, os gêneros jornalísticos e os seus usos pelos meios e assessorias de comunicação e marketing, julgue os itens seguintes.
As colunas são úteis aos assessores de comunicação porque são usadas para projetar seus clientes, sejam eles personalidades ou empresas, e colocá-los em evidência. Quanto mais famosa a coluna, mais visibilidade ela dá.
Os efeitos do fortalecimento dos discursos especialistas, trazidos pela crescente profissionalização das atividades de comunicação, cuja função explícita é legitimar estratégias e modelos de organizações empresariais e institucionais, são cada vez mais perceptíveis. A chamada sociedade da informação é também a da produção de estados mentais e estes fatores devem ser a base para se pensar em liberdade e democracia na comunicação. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Marketing social e responsabilidade social são conceitos semelhantes quando utilizados por organizações com o objetivo de promover sua imagem institucional.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.
O texto jornalístico de caráter interpretativo e opinativo, extenso e que transmite uma posição pessoal ou análise do autor sobre determinado tema, é conhecido como position paper.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2006
A comunicação verbal é muito freqüente nas rotinas secretariais, além da comunicação escrita. Para o (a) secretário (a) conduzir um processo de comunicação com eficiência e eficácia se faz necessário unir quatro elementos importantes:
emissor, remetente, código e vocabulário.
mensagem, sinais, emitente e código.
emissor, receptor, mensagem e código.
emitente, emissor, sinais e mensagem.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"Diversos processos podem ser usados para adquirir a confiança e a compreensão dos funcionários da empresa, porém, o mais importante é o de saber ouvir" (Andrade, 2003). O profissional específico para esta atividade é:
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.
O que se costuma chamar de colunismo no jornalismo impresso refere-se ao uso de colunas verticais na diagramação de jornais e revistas.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É procedimento normal de algumas empresas, ao receberem um funcionário novo, adotar a política de socialização deles com o restante dos colegas. Nesta ocasião o novato recebe as informações e normas, por escrito, num documento chamado:
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.
O nariz de cera, forma tradicional de introduzir uma notícia ou reportagem que utiliza texto excessivo e rebuscado, hoje é pouco utilizado.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.
O lide deu origem a uma forma de apresentação da notícia chamada de pirâmide invertida.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O processo de comunicação assinala, ao mesmo tempo, um comportamento instrumental e uma atividade simbólica resultante de uma interação social.
Este postulado assim se verifica:
trata-se de uma atividade humana caracterizada pela transmissão e recepção de informações entre pessoas, bem como um modo pelo qual se constroem e se decodificam significados;
a ação de comunicar pressupõe que ao menos duas pessoas estejam produzindo entre si um entendimento recíproco, fazendo referência explícita e premeditada a uma troca simbólica;
a atividade comunicacional pode ser definida como um comportamento intencionalmente produzido, embora não vise compartilhar uma determinada finalidade, explícita ou não;
somente haverá um processo de comunicação quando, de alguma forma, a mensagem for captada pelo receptor, ou seja, quando for prontamente assimilada por parte deste último;
há comunicação sempre que, de alguma forma, uma pessoa se apreste a receber informações enviadas por outra, com a qual pretenda estabelecer laços afetivos por meio de contratos sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...