Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com as técnicas de produção em comunicação, os gêneros jornalísticos e os seus usos pelos meios e assessorias de comunicação e marketing, julgue os itens seguintes.

As colunas são úteis aos assessores de comunicação porque são usadas para projetar seus clientes, sejam eles personalidades ou empresas, e colocá-los em evidência. Quanto mais famosa a coluna, mais visibilidade ela dá.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os efeitos do fortalecimento dos discursos especialistas, trazidos pela crescente profissionalização das atividades de comunicação, cuja função explícita é legitimar estratégias e modelos de organizações empresariais e institucionais, são cada vez mais perceptíveis. A chamada sociedade da informação é também a da produção de estados mentais e estes fatores devem ser a base para se pensar em liberdade e democracia na comunicação. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Marketing social e responsabilidade social são conceitos semelhantes quando utilizados por organizações com o objetivo de promover sua imagem institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.

O texto jornalístico de caráter interpretativo e opinativo, extenso e que transmite uma posição pessoal ou análise do autor sobre determinado tema, é conhecido como position paper.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação verbal é muito freqüente nas rotinas secretariais, além da comunicação escrita. Para o (a) secretário (a) conduzir um processo de comunicação com eficiência e eficácia se faz necessário unir quatro elementos importantes:

  • A.

    emissor, remetente, código e vocabulário.

  • B.

    mensagem, sinais, emitente e código.

  • C.

    emissor, receptor, mensagem e código.

  • D.

    emitente, emissor, sinais e mensagem.

"Diversos processos podem ser usados para adquirir a confiança e a compreensão dos funcionários da empresa, porém, o mais importante é o de saber ouvir" (Andrade, 2003). O profissional específico para esta atividade é:

  • A. Administrador.
  • B. Contador.
  • C. Relações Públicas.
  • D. Psicólogo.
  • E. Ombudsman.

Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.

O que se costuma chamar de colunismo no jornalismo impresso refere-se ao uso de colunas verticais na diagramação de jornais e revistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

É procedimento normal de algumas empresas, ao receberem um funcionário novo, adotar a política de socialização deles com o restante dos colegas. Nesta ocasião o novato recebe as informações e normas, por escrito, num documento chamado:

  • A. Manual do funcionário.
  • B. Diário do Relações Públicas.
  • C. Mensagens diárias.
  • D. Dicionário comercial.
  • E. Manual de opções.

Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.

O nariz de cera, forma tradicional de introduzir uma notícia ou reportagem que utiliza texto excessivo e rebuscado, hoje é pouco utilizado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.

O lide deu origem a uma forma de apresentação da notícia chamada de pirâmide invertida.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de comunicação assinala, ao mesmo tempo, um comportamento instrumental e uma atividade simbólica resultante de uma interação social.

Este postulado assim se verifica:

  • A.

    trata-se de uma atividade humana caracterizada pela transmissão e recepção de informações entre pessoas, bem como um modo pelo qual se constroem e se decodificam significados;

  • B.

    a ação de comunicar pressupõe que ao menos duas pessoas estejam produzindo entre si um entendimento recíproco, fazendo referência explícita e premeditada a uma troca simbólica;

  • C.

    a atividade comunicacional pode ser definida como um comportamento intencionalmente produzido, embora não vise compartilhar uma determinada finalidade, explícita ou não;

  • D.

    somente haverá um processo de comunicação quando, de alguma forma, a mensagem for captada pelo receptor, ou seja, quando for prontamente assimilada por parte deste último;

  • E.

    há comunicação sempre que, de alguma forma, uma pessoa se apreste a receber informações enviadas por outra, com a qual pretenda estabelecer laços afetivos por meio de contratos sociais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...