Questões de Comunicação Social

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Em referência a uma programação visual, projetos de comunicação atendem às seguintes finalidades:

  • A.

    controlar a reprodução de aspectos visuais de uma publicação, estabelecendo os critérios de sua diagramação;

  • B.

    compor e ordenar marca-símbolo, logotipo, padrão pictórico e corpo de letra escolhidos por uma empresa;

  • C.

    diferenciar e promover a imediata identidade visual de uma empresa, fortalecendo seu posicionamento no mercado;

  • D.

    estabelecer os elementos de comunicação visual, sua organização, seus critérios de uso e sua normalização;

  • E.

    elaborar um manual de aplicação, editando normas de execução do projeto em sua viabilidade mercadológica.

Sobre redação e linguagem jornalísticas, analise as afirmativas abaixo.

I. Com exceção das citações, as sentenças são construídas, quase sempre, em discurso indireto.

II. Os períodos costumam ser mais curtos do que no uso formal para facilitar a leitura e a compreensão por parte do leitor.

III. Períodos com mais de 20 (vinte) palavras, em média, dependendo do grau de coesão, são de difícil leitura e seletivos quanto ao nível cultural do leitor.

Das afirmativas acima, está(ão) corretas(s)

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, apenas

  • C.

    I e II, apenas

  • D.

    I e III, apenas

  • E.

    II e III, apenas

Considerando a teoria da comunicação e a história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O repórter que quer conferir imparcialidade, equilíbrio e objetividade ao jornalismo deve fornecer a fonte, óbvia ou não, de cada fato importante de uma história.

  • C. Certo
  • E. Errado

A linha de pesquisas de tradição norte-americana, conhecida como communication research, incorporou elementos que evidenciam a complexidade da relação emissor/mensagem/destinatário no processo de comunicação. Seus teóricos pretenderam alcançar o seguinte objetivo imediato:

  • A.

    propor uma análise da comunicação à luz de estudos biológicos do ser humano em situações de interação social;

  • B.

    indicar a inexistência de procedimentos comunicativos se não houver afinidade entre mensagens remetidas;

  • C.

    fornecer um esquema explicativo do comportamento de duas ou mais pessoas em um ambiente social comum;

  • D.

    decompor o processo de comunicação em unidades relacionais interativas de, pelo menos, dois seres humanos.

  • E.

    marcar a inserção dos processos psicológicos intervenientes na recepção da mensagem.

O que se entende hoje por revisão, para fins editoriais, é:

  • A.

    acompanhamento, por parte de um revisor, de métodos de editoração, pelos quais se provê e faz executar uma eliminação de imprecisões gráficas;

  • B.

    preparação e fotocomposição de originais manuscritos, a serem devolvidos ao autor, com reparos formais exigíveis por uma nomenclatura vigente;

  • C.

    colação de provas e contraprovas com o texto original, indicando, por meio de símbolos convencionais, todos os erros de composição;

  • D.

    atenta leitura analítica e exame minucioso de provas tipográficas com vistas à sua normalização ortográfica, a cargo de um editor-assistente;

  • E.

    cotejo de um manuscrito ainda no prelo com nova versão sua, conduzida por um revisor com a finalidade de afiançar uma montagem original.

Receptores-destinatários reclamam, hoje, maior liberdade de expressão, pois já podem contar com as potencialidades de novos meios de comunicação e as tecnologias comunicacionais. A estas últimas, são atribuídas as seguintes características:

  • A.

    introduzem uma linguagem de amplo espectro semiótico, reorganizam em novas bases as sociedades tecnológicas existentes, e reescalonam dimensões culturais;

  • B.

    intensificam as ações comunicacionais de grupos e comunidades, repropõem em novas bases a atividade informativa, e operam mudanças nos trâmites do social;

  • C.

    asseguram o caráter múltiplo, complexo, sensorial e participativo do público, tratam a informação como um dado eficazmente distribuído, e o armazenam em bancos;

  • D.

    barateiam custos, permitem que indivíduos ou grupos de indivíduos participem como gestores de informação, e aumentam a capacidade de transmitir informações;

  • E.

    personalizam procedimentos de comunicação, revolucionam seus métodos, e restituem a distintos públicos maior capacidade de aproveitar informações valorizadas.

São constitutivos de um projeto gráfico os seguintes elementos:

  • A. a escolha do tipo, do sistema de composição em que se devem gravar os caracteres, do papel em que se vai imprimir, assim como o cálculo do número de páginas do livro;
  • B.

    a seleção de caracteres tipográficos de alta resolução a serem utilizados, o cálculo de uma resma de papel couché próprio para impressão em off set e a inscrição a ser colocada na parte final do impresso;

  • C.

    esboço de uma diagramação simples ou complexa, escolha de equipamentos de fotocomposição que utilizem caracteres desenhados e produção gráfica de um cólofon em brightype;

  • D.

    o estabelecimento do conjunto dos recursos visuais de impressão a serem utilizados, a seleção da gramatura do papel em que se vai imprimir e a menção do nome dos editores;

  • E.

    a reserva de recursos de composição em fotolito, a arregimentação de procedimentos de transposição de um original à matéria impressa e o delineamento de uma edição in folio.

Em seu livro Produção gráfica (São Paulo: SENAC São Paulo, 2004), Lorenzo Baer se ocupa, entre outros temas, do que denomina desktop publishing, fazendo menção a dois softwares próprios para a editoração eletrônica de mesa. Aponte-os na relação que se segue:

  • A. Open Office 2.0 e NVU for HTML;
  • B. Microsoft DirectX 8.0 e KaZaA Media Desktop;
  • C. Word Editor 3.0 e ScriptWriter;
  • D. PageMaker e QuarkXpress;
  • E. Pixia 2.1 e Odigo 3.1 Pt.

Para a ocorrência do processo comunicacional, há uma série de condições e circunstâncias.

Marque a opção que indica três condições e circunstâncias deste processo.

  • A.

    Aceitação de compensação, posições conflitantes e habilidades do comunicador.

  • B.

    Habilidade do comunicador, aceitação de compra de ações e posição no mercado consumidor.

  • C.

    Predisposição do receptor visado, necessidades básicas de cada indivíduo, a habilidade e experiência do comunicador.

  • D.

    Manutenção da integridade dos canais de comunicação, posições conflitantes, localização empresarial.

  • E.

    Recomposição de empresa especializada, aceitação de compensação, necessidade básicas de cada indivíduo.

A cor é sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de ferramentas das apresentações. Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma apresentação multimídia, enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco. A utilização adequada das cores deve também levar em consideração o efeito psicológico. Nas questões de número 6 a 15 indique as associações e simbolismos das cores:

Vermelho:

  • A.

    relaxante, distância;

  • B.

    calmante, esperança;

  • C.

    excitante, proximidade;

  • D.

    divertido, claro, leve.

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