Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"Um eficiente gerenciamento de crise exige uma visão global dos problemas decorrentes por parte de quem tem a responsabilidade de orientar a empresa ou a entidade. Nessa situação, são vários os públicos a serem objeto do processo de comunicação, embora o mais comum seja pensar apenas na imprensa e nos funcionários".

 Numa circunstância de crise, a informação tem valor fundamental. A mensagem empresarial, portanto, caracteriza-se por

  • A.

    ser inverídica.

  • B.

    ser inadequada.

  • C.

    ser bastante detalhista.

  • D.

    transmitir confiabilidade.

  • E.

    divulgar informações meramente técnicas.

A cor é sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de ferramentas das apresentações. Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma apresentação multimídia, enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco. A utilização adequada das cores deve também levar em consideração o efeito psicológico. Nas questões de número 6 a 15 indique as associações e simbolismos das cores:

Marrom:

  • A.

    sem vida, sem caráter;

  • B.

    pesado, duro;

  • C.

    confiança, conforto;

  • D.

    calor

A cor é sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de ferramentas das apresentações. Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma apresentação multimídia, enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco. A utilização adequada das cores deve também levar em consideração o efeito psicológico. Nas questões de número 6 a 15 indique as associações e simbolismos das cores:

Cinza:

  • A.

    frio;

  • B.

    sem vida;

  • C.

    calmante;

  • D.

    excitante;

A mídia de massa (jornal, revista, rádio e televisão) é apropriada para distribuir, além de publicidade, entretenimento e conteúdo educacional a um público genérico disperso. Por essa razão, os planejadores de comunicação consideram a mídia de massa valiosa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os planejadores de comunicação usam a mídia de massa porque ela pode atingir um vasto público a custos relativamente baixos, exceção feita à televisão, quando se trata de veiculação em âmbito nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cor é sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de ferramentas das apresentações. Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma apresentação multimídia, enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco. A utilização adequada das cores deve também levar em consideração o efeito psicológico. Nas questões de número 6 a 15 indique as associações e simbolismos das cores:

Violeta:

  • A.

    duplo sentido;

  • B.

    confiança, conforto;

  • C.

    luz;

  • D.

    vazio.

Das principais convenções da escrita jornalística, as siglas precisam ser claras e atingir total compreensão do leitor. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao uso de siglas:

  • A. Na primeira vez que as siglas aparecerem no texto devem ser escritas por extenso e com a sigla entre parênteses.
  • B. Se a sigla for composta por até três letras devem ser escritas com letras maiúsculas e sem ponto.
  • C. Se a sigla for composta por mais de três letras devem ser lidas uma a uma e escrita em letras maiúsculas e sem ponto.
  • D. Se a sigla for composta por mais de três letras e pronunciada como uma palavra deve ser escrita apenas com a inicial em letra maiúscula e sem ponto.
  • E. As siglas devem ser escritas sempre com letras maiúsculas e sem ponto, de forma com que esta sigla independa da quantidade de letras pela qual a sigla é composta.

A mídia de massa (jornal, revista, rádio e televisão) é apropriada para distribuir, além de publicidade, entretenimento e conteúdo educacional a um público genérico disperso. Por essa razão, os planejadores de comunicação consideram a mídia de massa valiosa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de mídia por intermédio de meios massivos possibilita a distribuição de publicidade a um tipo específico de público atraído por determinados editoriais ou programas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cor é sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de ferramentas das apresentações. Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma apresentação multimídia, enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco. A utilização adequada das cores deve também levar em consideração o efeito psicológico. Nas questões de número 6 a 15 indique as associações e simbolismos das cores:

Laranja:

  • A.

    excitante;

  • B.

    energia, calor;

  • C.

    divertido;

  • D.

    calma.

A mídia de massa (jornal, revista, rádio e televisão) é apropriada para distribuir, além de publicidade, entretenimento e conteúdo educacional a um público genérico disperso. Por essa razão, os planejadores de comunicação consideram a mídia de massa valiosa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O planejador de mídia se interessa pelas revistas especializadas porque elas abordam interesses gerais da massa por meio de ilustrações na capa e nas páginas internas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao fazer slides (utilizáveis como apresentação de tela) devemos observar:

Quanto ao volume de texto:

  • A.

    No máximo 11 linhas informativas;

  • B.

    No máximo 10 linhas informativas;

  • C.

    No máximo 9 linhas informativas;

  • D.

    No máximo 8 linhas informativas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...