Questões de Comunicação Social

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As dimensões técnica, empresarial e política das organizações articulam-se com a vivência profissional dos jornalistas, que geralmente possuem alguns traços em comum, como por exemplo, cumprir todos os acordos com as fontes. Elas têm grande responsabilidade em reproduzir efeitos sociais, o que cabe não apenas aos jornalistas, mas a elas próprias. Qual é a característica que uma fonte não deve ter?

  • A. Ser pessoas desconhecidas para o grande público
  • B. Assumir um papel importante por serem donos da informação.
  • C. Continuar ajudando ao jornalista com as informações que tiver sobre determinada notícia.
  • D. Resistir às minuciosas checagens e cultivar o bom relacionamento com a mídia.
  • E. Prometer exclusividade à dois jornalistas, sem que um saiba da promessa feita ao outro.

A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Uma ação bem planejada de comunicação pode mudar completamente a imagem de uma organização ou empresa, o que pode ser conseguido em curtíssimo prazo, uma vez que as assessorias modernas estão aparelhadas com tecnologias de ponta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas práticas relacionadas à comunicação organizacional, é exigida, em vários momentos, a atuação conjunta de profissionais com diferentes formações. Acerca do publieditorial e outros gêneros de redação publicitária e jornalística, julgue os itens que se seguem.

As pesquisas sobre enquadramento (ou framing) têm grande utilidade para assessores de imprensa e marketing, pois descrevem o modo como os atores políticos tentam apresentar seus assuntos ou eventos particulares para a imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

"O fato é que o conhecimento depende da informação, mas nem toda informação é conhecimento."

TAMBOSI, Orlando. Informação e conhecimento no jornalismo. Estudos em jornalismo e mídia, Florianópolis, v. II, n. 2, p. 32, 2º semestre de 2005.

Segundo o autor, um requisito fundamental para que a informação se transforme em conhecimento é:

  • A. a sua coerência.
  • B. o seu grau de polêmica.
  • C. o seu alcance.
  • D. a sua penetração social.
  • E. a verdade.

Release é:

  • A. o newsletter destinado à convocação para uma coletiva de imprensa.
  • B. um comunicado distribuído diretamente à opinião pública, assinado pela empresa, entidade ou instituição autora e veiculado mediante pagamento.
  • C. um comunicado distribuído à imprensa sugerindo um assunto como pauta de cobertura ou tendo em vista a veiculação gratuita, estruturado geralmente em forma de matéria jornalística.
  • D. uma notícia destinada à veiculação em boletim informativo interno.
  • E. a pauta de uma reunião interna de uma assessoria de imprensa.

Nas práticas relacionadas à comunicação organizacional, é exigida, em vários momentos, a atuação conjunta de profissionais com diferentes formações. Acerca do publieditorial e outros gêneros de redação publicitária e jornalística, julgue os itens que se seguem.

Endomarketing é o trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa, considerando empregados como clientes e fornecedores internos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Newsletter é:

  • A. um resumo atualizado das notícias veiculadas pelos principais veículos de informação ou por veículos especializados, distribuído a grupo normalmente restrito de pessoas.
  • B. jornal com temas variados editado por empresas, entidades ou instituições não-jornalísticas e dirigido a público amplo.
  • C. toda e qualquer publicação produzida por assessoria de imprensa voltada para público interno.
  • D. toda e qualquer publicação produzida por uma assessoria de imprensa.
  • E. um tipo de publicação de pequeno porte normalmente utilizado por empresa, entidade ou instituição para veiculação de tema específico e dirigida a público determinado.

Nas práticas relacionadas à comunicação organizacional, é exigida, em vários momentos, a atuação conjunta de profissionais com diferentes formações. Acerca do publieditorial e outros gêneros de redação publicitária e jornalística, julgue os itens que se seguem.

A atual segmentação dos mercados consumidores em formas e conteúdos comunicativos decorre fundamentalmente da multiplicação de fontes e canais especializados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Usar corpo pequeno para os caracteres e deixar pouco espaço entre as linhas; separar as frases de uma lauda a outra; escrever números ou cifras altas e números ordinais em algarismos; deixar de fazer as indicações, de forma clara e destacada, sobre os elementos sonoros extras a serem introduzidos pelo operador de áudio, são aspectos que:

  • A. constituem falhas na preparação de um script de rádio e tendem a comprometer a qualidade da sua apresentação (locução) e a qualidade da sua compreensão pelo ouvinte.
  • B. constituem falhas na preparação de um script de rádio, mas isso não tem qualquer conseqüência sobre a qualidade da sua apresentação (locução) e recepção.
  • C. constituem falhas na locução de um programa de rádio.
  • D. constituem acertos na preparação de um script de rádio porque a boa locução e fácil compreensão pelo ouvinte dependem fundamentalmente da indicação do nome do redator da matéria e da voz do locutor.
  • E. constituem acertos na preparação de um script de rádio porque a boa locução e uma fácil compreensão pelo ouvinte dependem exclusivamente da voz do locutor.

Assinale a alternativa correta sobre os produtos dos quais uma assessoria de comunicação pode dispor.

  • A. O boletim informativo é usado para comunicações muito curtas e específicas, prestando-se especialmente bem a assuntos como a divulgação de eventos (reuniões, assembléias, shows, palestras, congressos, feiras etc.). Normalmente, não usa linguagem jornalística, não tem periodicidade, nome (título) específico ou número de edição e costuma ser impresso no formato A5 ou menor e não tem qualquer identificação sobre a instituição ou os profissionais que o editam.
  • B. O jornal de empresa é usado para comunicações muito curtas e específicas, prestando-se especialmente bem a assuntos como a divulgação de eventos (reuniões, assembléias, shows, palestras, congressos, feiras etc.). Normalmente, não usa linguagem jornalística, não tem periodicidade, nome (título) específico ou número de edição e costuma ser impresso no formato A2 ou menor e não tem qualquer identificação sobre a instituição ou os profissionais que o editam.
  • C. O panfleto, também popularizado como house organ, é utilizado como um dos veículos oficiais e permanentes da instituição que o edita, destinado a tratar, de forma aprofundada, de diferentes temas. Pode ser impresso no formato A4, tablóide, tablóide germânico, berliner ou standard.
  • D. O panfleto é usado para comunicações muito curtas e específicas, prestando-se especialmente bem a assuntos como a divulgação de eventos (reuniões, assembléias, shows, palestras, congressos, feiras etc.). Não tem periodicidade, nome (título) específico ou número de edição e normalmente é impresso no formato correspondente à metade de um papel A4 ou menor, o que facilita a leitura e a distribuição diretamente ao público desejado.
  • E. O release é usado para comunicações muito curtas e específicas, prestando-se especialmente bem a assuntos como a divulgação de eventos (reuniões, assembléias, shows, palestras, congressos, feiras etc.). Não tem periodicidade, nome (título) específico ou número de edição e normalmente é impresso no formato A6 ou menor, o que facilita a leitura e distribuição diretamente ao público desejado, normalmente em locais de aglomeração.
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