Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Sobre texto jornalístico, é correto afirmar:
Informações não checadas podem ser publicadas, mas devem estar entre aspas.
A estrutura obedece a uma lógica argumentativa. Ou seja, deve, sobretudo, convencer o leitor do que afirma.
O texto jornalístico tem sempre lead e sublead, que é uma invenção brasileira na assimilação da técnica jornalística americana.
O texto segue uma organização hierárquica, dispondo as informações mais importantes no início.
As pessoas citadas devem ser referidas pelo sobrenome, por razões legais, para evitar a atribuição a outrem de possíveis crimes como calúnia, injúria e difamação.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A internet transformou-se, nos últimos cinco anos, na mais extraordinária ferramenta de comunicação do universo. Contudo, o dilema é a disciplina no trabalho para conviver com a massificação da informação. Calcula-se que haja na rede mundial mais de cinco bilhões de palavras. Qual das alternativas é mais compatível com o comportamento do assessor de imprensa no uso da internet?
A internet, pela sua velocidade, obriga o assessor de comunicação a ignorar os demais veículos de comunicação interna de uma organização.
A internet é o único meio capaz de acelerar os trabalhos jornalísticos, quer nas entrevistas, escolha de fontes de informações e para repassar notícias para todos os veículos de comunicação de massa.
A Internet deve ser utilizada de forma disciplinada e organizada, para que o seu conteúdo seja otimizado e os assuntos de interesse arquivados.
A instantaneidade da informação na internet enseja ao jornalista a rapidez e garantia de publicação de todas as suas notícias através dos veículos de comunicação de massa.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As publicações jornalísticas empresariais podem se tornar uma das principais fontes de informação de determinados públicos sobre uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Um jornal empresarial deve ser capaz de atingir os públicos de interesse da empresa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Uma boa forma de mensurar o trabalho realizado com a imprensa é o clipping, que, mesmo possuindo algumas limitações, acaba refletindo o esforço de comunicação da instituição. Com relação às características do clipping, assinale a opção correta.
Para ser eficiente o clipping precisa ser impresso; a versão eletrônica, que tem sido explorada comercialmente, é incompleta e de difícil manuseio.
A centimetragem é a única forma segura de medir o clipping e o trabalho da assessoria de comunicação. Quanto mais matérias, melhor o trabalho.
Para qualificar ainda mais o retorno do trabalho com a imprensa, a centimetragem do clipping deve ser multiplicada pela tabela de anúncio dos veículos, para que se obtenham os valores financeiros do trabalho.
Para que o clipping seja completo, além de selecionar a notícia que é publicada na parte interna do veículo, precisa também selecionar as chamadas de capa ou destaques.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Considere os títulos abaixo e identifique quais deles NÃO são adequados, segundo os princípios jornalísticos da precisão, clareza e independência.
1 e 3 apenas.
1 e 5 apenas.
2 e 4 apenas.
2 e 5 apenas.
3 e 4 apenas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As publicações jornalísticas empresariais podem se tornar uma das principais fontes de informação de determinados públicos sobre uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Um jornal empresarial deve ter autonomia em relação à política da empresa.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
É admissível crer-se que ações de comunicação não se restrinjam a uma pura transmissão de conteúdos. Em suas relações a outras áreas de expressão humana e social, a comunicação se inter-relaciona à arte, sem que a ela venha a se confundir. Comunicador e artista não são, necessariamente, uma só e mesma pessoa.
Dentre as opções abaixo, assinale a que, ao contrastar uma e outra, propõe de maneira adequada sua possível interrelação:
por ser inovadora, a comunicação é sempre criativa, ao passo que a arte, para ser criativa, deve ser renovadora;
a comunicação instaura uma ação de imediato efeito, deixando fluir a criatividade para técnicas e estilos da arte;
contando pela mensagem, a comunicação alimenta a certeza, enquanto a arte, valendo pela obra, nutre a dúvida;
o ato de comunicar é de natureza inefável, ao passo que o fazer artístico pode ser definido por sua falibilidade;
ao comunicamos, acordamos o interesse do destinatário, assim como, com a arte, atuamos sobre sua sensibilidade.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A imagem institucional é um patrimônio que todas as organizações devem preservar e manter. No entanto, a dificuldade encontrada por muitos profissionais que atuam na área é identificar parâmetros tangíveis que produzam resultados eficientes. A respeito da imagem institucional, assinale a opção incorreta.
A imagem de uma instituição é o resultado do balanço entre as percepções positivas e negativas que essa organização passa para determinado público.
A imagem low profile de uma instituição é muito favorável no momento de uma crise.
Uma das formas de trabalhar a imagem de uma organização é começar conhecendo seus atributos positivos e negativos.
Entender a percepção dos atributos da organização, comparálos com a realidade, identificar os possíveis gaps e traçar estratégias que minimizem as falhas são alternativas seguras para obter sucesso na tarefa de gerenciamento de imagem.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Assinale a alternativa cujas frases, que fazem parte de matérias jornalísticas, foram escritas de acordo com as normas adequadas para a redação de textos noticiosos impressos.
O dr. Joseph Gould, do Departamento de Antropologia da USP, lançou ontem seu quinto livro na área em que atua.
O médico André Pereira Vargas, endocrinologista, foi nomeado diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O reitor e sua mulher Tereza compareceram à cerimônia de posse ontem à noite.
Os custos com o programa já atingem R$ 250 milhões de reais.
O doutor Joseph Gould, do Departamento de Antropologia da USP, lançou ontem seu quinto sobre o mesmo tema do título anterior.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As publicações jornalísticas empresariais podem se tornar uma das principais fontes de informação de determinados públicos sobre uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Uma newsletter é caracterizada por uma pauta de temática ampla, que pode incluir até aniversários e programas sociais da empresa, por exemplo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...