Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre texto jornalístico, é correto afirmar:

  • A.

    Informações não checadas podem ser publicadas, mas devem estar entre aspas.

  • B.

    A estrutura obedece a uma lógica argumentativa. Ou seja, deve, sobretudo, convencer o leitor do que afirma.

  • C.

    O texto jornalístico tem sempre lead e sublead, que é uma invenção brasileira na assimilação da técnica jornalística americana.

  • D.

    O texto segue uma organização hierárquica, dispondo as informações mais importantes no início.

  • E.

    As pessoas citadas devem ser referidas pelo sobrenome, por razões legais, para evitar a atribuição a outrem de possíveis crimes como calúnia, injúria e difamação.

A internet transformou-se, nos últimos cinco anos, na mais extraordinária ferramenta de comunicação do universo. Contudo, o dilema é a disciplina no trabalho para conviver com a massificação da informação. Calcula-se que haja na rede mundial mais de cinco bilhões de palavras. Qual das alternativas é mais compatível com o comportamento do assessor de imprensa no uso da internet?

  • A.

    A internet, pela sua velocidade, obriga o assessor de comunicação a ignorar os demais veículos de comunicação interna de uma organização.

  • B.

    A internet é o único meio capaz de acelerar os trabalhos jornalísticos, quer nas entrevistas, escolha de fontes de informações e para repassar notícias para todos os veículos de comunicação de massa.

  • C.

    A Internet deve ser utilizada de forma disciplinada e organizada, para que o seu conteúdo seja otimizado e os assuntos de interesse arquivados.

  • D.

    A instantaneidade da informação na internet enseja ao jornalista a rapidez e garantia de publicação de todas as suas notícias através dos veículos de comunicação de massa.

As publicações jornalísticas empresariais podem se tornar uma das principais fontes de informação de determinados públicos sobre uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Um jornal empresarial deve ser capaz de atingir os públicos de interesse da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma boa forma de mensurar o trabalho realizado com a imprensa é o clipping, que, mesmo possuindo algumas limitações, acaba refletindo o esforço de comunicação da instituição. Com relação às características do clipping, assinale a opção correta.

  • A.

    Para ser eficiente o clipping precisa ser impresso; a versão eletrônica, que tem sido explorada comercialmente, é incompleta e de difícil manuseio.

  • B.

    A centimetragem é a única forma segura de medir o clipping e o trabalho da assessoria de comunicação. Quanto mais matérias, melhor o trabalho.

  • C.

    Para qualificar ainda mais o retorno do trabalho com a imprensa, a centimetragem do clipping deve ser multiplicada pela tabela de anúncio dos veículos, para que se obtenham os valores financeiros do trabalho.

  • D.

    Para que o clipping seja completo, além de selecionar a notícia que é publicada na parte interna do veículo, precisa também selecionar as chamadas de capa ou destaques.

Considere os títulos abaixo e identifique quais deles NÃO são adequados, segundo os princípios jornalísticos da precisão, clareza e independência.

São títulos adequados:

  • A.

    1 e 3 apenas.

  • B.

    1 e 5 apenas.

  • C.

    2 e 4 apenas.

  • D.

    2 e 5 apenas.

  • E.

    3 e 4 apenas.

As publicações jornalísticas empresariais podem se tornar uma das principais fontes de informação de determinados públicos sobre uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Um jornal empresarial deve ter autonomia em relação à política da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

É admissível crer-se que ações de comunicação não se restrinjam a uma pura transmissão de conteúdos. Em suas relações a outras áreas de expressão humana e social, a comunicação se inter-relaciona à arte, sem que a ela venha a se confundir. Comunicador e artista não são, necessariamente, uma só e mesma pessoa.

Dentre as opções abaixo, assinale a que, ao contrastar uma e outra, propõe de maneira adequada sua possível interrelação:

  • A.

    por ser inovadora, a comunicação é sempre criativa, ao passo que a arte, para ser criativa, deve ser renovadora;

  • B.

    a comunicação instaura uma ação de imediato efeito, deixando fluir a criatividade para técnicas e estilos da arte;

  • C.

    contando pela mensagem, a comunicação alimenta a certeza, enquanto a arte, valendo pela obra, nutre a dúvida;

  • D.

    o ato de comunicar é de natureza inefável, ao passo que o fazer artístico pode ser definido por sua falibilidade;

  • E.

    ao comunicamos, acordamos o interesse do destinatário, assim como, com a arte, atuamos sobre sua sensibilidade.

A imagem institucional é um patrimônio que todas as organizações devem preservar e manter. No entanto, a dificuldade encontrada por muitos profissionais que atuam na área é identificar parâmetros tangíveis que produzam resultados eficientes. A respeito da imagem institucional, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A imagem de uma instituição é o resultado do balanço entre as percepções positivas e negativas que essa organização passa para determinado público.

  • B.

    A imagem low profile de uma instituição é muito favorável no momento de uma crise.

  • C.

    Uma das formas de trabalhar a imagem de uma organização é começar conhecendo seus atributos positivos e negativos.

  • D.

    Entender a percepção dos atributos da organização, comparálos com a realidade, identificar os possíveis gaps e traçar estratégias que minimizem as falhas são alternativas seguras para obter sucesso na tarefa de gerenciamento de imagem.

Assinale a alternativa cujas frases, que fazem parte de matérias jornalísticas, foram escritas de acordo com as normas adequadas para a redação de textos noticiosos impressos.

  • A.

    O dr. Joseph Gould, do Departamento de Antropologia da USP, lançou ontem seu quinto livro na área em que atua.

  • B.

    O médico André Pereira Vargas, endocrinologista, foi nomeado diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

  • C.

    O reitor e sua mulher Tereza compareceram à cerimônia de posse ontem à noite.

  • D.

    Os custos com o programa já atingem R$ 250 milhões de reais.

  • E.

    O doutor Joseph Gould, do Departamento de Antropologia da USP, lançou ontem seu quinto sobre o mesmo tema do título anterior.

As publicações jornalísticas empresariais podem se tornar uma das principais fontes de informação de determinados públicos sobre uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Uma newsletter é caracterizada por uma pauta de temática ampla, que pode incluir até aniversários e programas sociais da empresa, por exemplo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...