Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito da história e evolução da imprensa brasileira, julgue os itens subseqüentes.
O lead, introduzido, no Brasil, na década de 50, no Jornal do Brasil, por Danton Jobim e Pompeu de Souza, foi uma transposição adaptada de técnica desenvolvida na imprensa dos Estados Unidos da América.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os instrumentos de que a assessoria de imprensa dispõe para a realização do seu trabalho cotidiano incluem o(a)
I release.
II sugestão de pauta.
III anúncio publicitário.
IV entrevista.
A quantidade de itens certos é igual a
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito da história e evolução da imprensa brasileira, julgue os itens subseqüentes.
O rádio popularizou-se como veículo de massa a partir da década de 20 e o radiojornalismo cresceu em importância durante a Segunda Guerra Mundial.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O texto de um release
deve ser focado em informações técnicas e tabelas demonstrativas.
precisa trazer um conteúdo que seja de interesse público.
deve enaltecer os feitos realizados pela organização.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na definição clássica, pesquisa é o processo de investigação que consiste em coletar, qualificar e analisar todos os fatos e opiniões acerca de determinado problema. Considerando a pesquisa de opinião, julgue os próximos itens.
O uso da técnica de grupo focal, adequado para a verificação de aspectos valorativos e normativos adotados por determinados grupos, como o de usuários de serviços, e para identificação, planejamento, implementação e avaliação de políticas de atendimento, tem como maior objetivo generalizar os achados.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O século XX testemunhou a expansão e consolidação dos denominados meios de comunicação de massa, assim como de várias tentativas de explicação sistemática do fenômeno desde o funcionamento dos meios até seus impactos em diferentes aspectos das sociedades contemporâneas. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A televisão brasileira firmou-se apenas com a implementação de políticas governamentais, embora tenha se caracterizado, desde o seu início em 1950, como veículo publicitário.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A administração de uma crise não é tarefa fácil, mas, se bem conduzida, os danos de imagem de uma instituição podem ser superados e o relacionamento com a imprensa, fortalecido. A esse respeito, assinale a opção incorreta.
A pior reação da instituição durante uma crise é entrar em pânico e criar alternativas mirabolantes em vez de se ater aos fatos concretos.
Uma boa estratégia para enfrentar as notícias negativas durante uma crise é ser proativo e contar tudo que sabe rapidamente para que a imprensa não se alimente de especulações.
A instituição que prevê o surgimento de uma crise não deve atender o jornalista que queira fazer uma matéria negativa.
É importante que a organização escolha um porta-voz único para falar durante a crise, considerando que essa pessoa deve saber se comportar perante os jornalistas e ter as informações necessárias.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Assinale a alternativa cujo texto NÃO respeita o modelo da pirâmide invertida.
Ainda dá! Esse é o sentimento dos corintianos após o segundo gol marcado pelo time aos 46 minutos do segundo tempo. Mesmo assim, o Timão perdeu, de virada, para o River Plate (ARG) por 3 a 2, nesta quarta, pelas oitavas-de-final da Libertadores, no Estádio Monumental de Nuñez.
O PT pediu ontem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que suspenda a propaganda do PSDB veiculada no rádio e na televisão. Na publicidade, há participação do pré-candidato à presidência da República, Geraldo Alckmin. O PT também quer que o TSE multe o PSDB por supostamente fazer propaganda eleitoral fora de época.
SÃO PAULO – Nenhum apostador acertou as seis dezenas do sorteio 758 da Mega-Sena e o prêmio acumulou novamente. Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o próximo concurso deve pagar cerca de R$ 16 milhões.
Britney Spears está grávida de 4 meses de seu segundo filho com o marido Kevin Ferdelin. A própria cantora confirmou a gestação para o site do tablóide americano "US Weekly". A última edição da publicação veio com manchete confirmando a passagem da cegonha.
Uma família da cidade de Montreal, no Canadá, ofereceu hoje US$ 8.800 pela devolução da cabeça de um parente que desapareceu em um roubo à casa funerária onde o corpo estava.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As publicações jornalísticas empresariais podem se tornar uma das principais fontes de informação de determinados públicos sobre uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Uma publicação semanal ou quinzenal, com até 4 páginas e pouca variedade temática, pode ser caracterizada como um boletim.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A concessão de entrevistas e os encontros com jornalistas são formas interessantes de estimular o bom relacionamento com a imprensa. A esse respeito, assinale a opção incorreta.
As visitas de autoridades às redações dos jornais são uma prática comum que deve ser estimulada.
Se a autoridade não tem tempo na agenda para receber e atender os vários pedidos de entrevistas, ela pode se propor a atender os jornalistas em grupos segmentados, como, por exemplo, todos os jornalistas de rádio que tiverem interesse na entrevista.
No caso de atraso previsível de uma entrevista coletiva marcada pela instituição, o melhor é não contar aos jornalistas, para evitar que eles vão embora.
No caso de perguntas inconvenientes serem realizadas durante as entrevistas, é importante que a autoridade esteja ciente de que elas podem ocorrer e, antes de tudo, mantenha a calma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...