Questões de Comunicação Social

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A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A imagem das organizações públicas depende da construção de sua identidade visual e de uma logomarca criada pela assessoria de comunicação por meio de uma agência de publicidade e propaganda. Essa imagem fica portanto, a cargo apenas dos profissionais de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das características mais importantes e valorizadas no rádio, quanto à linguagem, é:

  • A. o estilo coloquial, que significa a narração em forma de solilóquios.
  • B. o estilo formal, contribuindo para a popularização da norma culta da língua nacional.
  • C. o estilo teatral, que visa dar a todos os conteúdos narrados um ar de espetáculo, prática também conhecida como espetacularização da notícia..
  • D. o estilo coloquial, que consiste no uso de vocabulário e sintaxe bem próximos da linguagem cotidiana.
  • E. estilo panfletário, caracterizado pela imitação da simplicidade de um panfleto, daí a denominação de linguagem panfletária.

Analise as alternativas e assinale a que contém a expressão que preenche a lacuna.

A nota oficial é um documento distribuído à imprensa, muitas vezes também veiculado de forma paga, como declaração, posicionamento oficial ou esclarecimento sobre assunto relevante, urgente e de grande interesse público. A nota oficial também é conhecida por ________________ e observa, quanto à redação.

  • A. boletim de sugestões, e precisa ter formato jornalístico, o que não requer qualquer intervenção do assessor de imprensa, embora tenha que ser compreensível para uma diversidade de públicos.
  • B. jornal de empresa, e não precisa ter formato jornalístico, o que não requer qualquer intervenção do assessor de imprensa, embora tenha que ser compreensível para uma diversidade de públicos.
  • C. house organ, e não precisa ter formato jornalístico, o que não requer qualquer intervenção do assessor de imprensa, embora tenha que ser compreensível para uma diversidade de públicos.
  • D. boletim, e precisa ter formato jornalístico, o que requer, obrigatoriamente, a sua redação pelo assessor de imprensa.
  • E. comunicado, e não precisa ter formato jornalístico, mas a necessidade de ser objetiva, clara e compreensível para uma diversidade de públicos pode exigir o envolvimento do assessor de imprensa na sua redação .

A respeito das características do rádio, pode-se dizer que:

  • A. o radioteatro ainda é o único tipo de programa transmitido pelo rádio no Brasil e o motivo da manutenção desse veículo no gosto popular.
  • B. depois do advento da televisão, o rádio quase foi extinto e nunca mais recuperou os níveis de penetrabilidade que ostentava nos anos 1930 e 1940, tidos como a Era de Ouro do rádio no Brasil.
  • C. já perdeu sua hegemonia em termos de penetrabilidade social, em razão da rápida popularização dos aparelhos de televisão digitais portáteis e da adoção da linguagem radiofônica pelas emissoras de televisão.
  • D. ainda é o veículo de maior penetração no Brasil, o que se deve, entre outros fatores, à simplicidade de sua linguagem, ao fato de tocar muita música, à possibilidade de ouvi-lo concomitantemente à realização de muitas outras tarefas (inclusive dirigir carro), embora os custos dos aparelhos receptores e de produção já tenham superados os da televisão.
  • E. ainda é o veículo de maior penetração no Brasil, o que se deve, entre outros fatores, à simplicidade de sua linguagem e ao fato de tocar muita música, à possibilidade de ouvi-lo concomitantemente à realização de muitas outras tarefas (inclusive dirigir carro), ao baixo custo e portabilidade dos aparelhos receptores e, comparativamente à televisão, ao menor custo de produção e de equipamentos.

Um dos recursos mais eficazes no desempenho do trabalho do assessor de imprensa é o mailing de jornalistas, que consiste:

  • A. em uma lista de jornalistas e veículos de interesse de determinada assessoria, que deve ser constantemente avaliada e atualizada para manter a eficácia.
  • B. em um briefing que orienta os jornalistas das redações sobre a matéria ou entrevista a ser feita com o assessorado.
  • C. em uma lista de jornalistas que mantém boa relação com o assessor e que divulgam qualquer informação enviada por este.
  • D. em um relatório de jornalistas que consideram os assessores de imprensa como corruptores de idéias e conteúdos.
  • E. em uma lista de jornalistas engajados em causas sociais.

Em relação às características essenciais dos meios de comunicação:

  • A. a televisão firmou-se no Brasil como um veículo de elite, devido ao alto custo dos aparelhos receptores e devido a sua programação, voltada preponderantemente para a chamada alta cultura.
  • B. o rádio é o único veículo que ainda não pode ser acessado pela Internet, porque não é possível captar suas ondas pelo sistema elétrico e telefônico.
  • C. a Internet é um suporte tecnológico que permite a chamada convergência tecnológica, inclusive aquela que se destina à comunicação interpessoal, como telefone e correio.
  • D. as revistas, no Brasil, baseiam-se essencialmente num modelo conhecido como jornalismo investigativo, que significa profunda investigação, abdicando do método jornalístico e adotando o rigor do método científico.
  • E. o jornalismo declaratório, que consiste na predominância das declarações dos jornalistas sobre as declarações das fontes, é uma prática comum a todos os veículos de comunicação do Brasil.

Quanto às informações de interesse público relativas à instituição ou pessoa assessorada, o jornalista em assessoria de imprensa:

  • A. pode sonegá-las porque não trabalha para instituição jornalística.
  • B. pode sonegá-las porque seu compromisso ético primeiro e principal é com a instituição ou pessoa que assessora.
  • C. assim como qualquer cidadão, não pode frustrar o direito de acesso a essas informações.
  • D. deve divulgá-las, mas tem o direito de maquiá-las de tal forma que não comprometam a imagem da pessoa ou à instituição assessorada.
  • E. deve seguir o Código de Ética Jornalística no que lhe convier.

A área responsável pelo relacionamento com a imprensa de qualquer organização, seja pública ou privada, sempre tem em mente a construção de uma rede eficaz de comunicação com a mídia, capaz de garantir o fluxo de comunicação constante, indispensável para a manutenção e ampliação da imagem da organização junto a opinião pública. Acerca desse relacionamento, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma organização terá um bom relacionamento com a mídia se exercitar cotidianamente o diálogo com a imprensa, mesmo para os assuntos que não sejam muito agradáveis à instituição.

  • B.

    Na primeira vez que uma notícia que desqualifique a instituição for divulgada, a assessoria de comunicação deve reclamar imediatamente com o editor do jornal para que essa prática não se torne freqüente.

  • C.

    A assessoria de comunicação tem a obrigação de vetar a divulgação de temas polêmicos que envolvam a instituição.

  • D.

    Para contar com a boa vontade da imprensa é necessário que a instituição seja anunciante regular dos veículos de comunicação.

A respeito do papel da assessoria de comunicação no relacionamento com a mídia, assinale a opção correta.

  • A.

    O assessor de comunicação costuma dar entrevistas no lugar da fonte, que, geralmente, é uma autoridade e nunca tem tempo para atender aos jornalistas.

  • B.

    Se o jornalista for arrogante, a assessoria de comunicação precisa tratá-lo de forma superior para que ele se coloque no devido lugar.

  • C.

    Se o repórter chegar à instituição com uma opinião preconcebida a respeito do assunto em pauta, é preciso que a assessoria de comunicação seja didática, apresentando os argumentos da instituição de forma paciente e organizada.

  • D.

    Para não se confundir os papéis, os encontros informais entre jornalistas e fonte devem ser evitados. Eventos do tipo caféda- manhã, almoço ou jantares para jornalistas parecer um possível gesto de cooptação da imprensa.

É correto dizer que:

  • A. a redação publicitária segue o mesmo esquema da pirâmide invertida adotada pelo jornalismo, diferindo apenas quanto à possibilidade de adjetivação do texto, permitida na notícia.
  • B. na redação publicitária, o argumento exposto no início costuma ser reforçado no seu final, o que realça a circularidade que caracteriza esse tipo de texto.
  • C. a redação publicitária segue o mesmo padrão do texto científico: introduz o assunto, apresenta as hipóteses e os métodos de trabalho, expõe os argumentos e os dados levantado-se conclui, usando a linguagem erudita da ciência, para reforçar a verossimilhança.
  • D. o texto publicitário tem em comum com o texto jornalístico o fato de ser conciso e direto, não sendo permitida, em ambos os casos, a precisão das informações.
  • E. na publicidade é levada ao extremo a máxima de que "uma imagem vale por mil palavras". Por conseqüência, a qualidade do texto é pouco valorizada.
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