Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O jornalismo digital ampliou o conteúdo de sua produção, indo muito além do conhecido trinômio utilizado pelo jornalismo impresso: texto, fotos e gráficos. Há uma série de outros elementos que foram e estão sendo incorporados ao webjornalismo, tais como áudios, vídeos, animações e até informações vindas de e-mails. Isso fez com que o texto no jornalismo digital deixasse de ser

  • A. informativo.
  • B. isento.
  • C. definitivo.
  • D. imparcial.
  • E. analítico.

Durante o media training, o profissional de comunicação deve preparar o assessorado para, na relação com os jornalistas,

  • A. explicitar, sempre que possível, o fato de ser anunciante do veículo noticioso, o que aumentará a chance de publicação de informações favoráveis à empresa.
  • B. solicitar a leitura da matéria antes da sua publicação, de modo a corrigir eventuais equívocos de informação ou ajustar a angulação do texto.
  • C. mostrar-se mais solícito com profissionais de TV, atendendoos primeiro numa coletiva e sempre que possível segurar microfone de modo a esconder a canopla.
  • D. priorizar as frases de efeito e a linguagem técnica em detrimento dos dados concretos, de modo a demonstrar sua erudição e estabelecer a distância necessária em relação ao repórter.
  • E. olhar diretamente para o entrevistador para aumentar a sensação de confiabilidade, a exceção da entrevista para TV, quando o olhar deve ser dirigido para as câmeras, para estabelecer empatia com o telespectador.

A partir do texto apresentado, julgue os itens a seguir.

Ao escrever o texto em questão, os redatores usaram o modelo da pirâmide invertida, pois começam destacando os fatos mais importantes, apresentam as informações de maneira clara e buscam cativar a atenção do leitor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos veículos de comunicação. A seleção dos meios e dos veículos de comunicação é realizada somente após a fase de criação de uma peça publicitária, momento em que será possível a obtenção de mais informações de como se deve trabalhar com o público-alvo da publicidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre os vários gêneros jornalísticos, este se caracteriza por ser um texto assinado que reflete a opinião de seu autor ou um determinado ponto de vista. Trata-se

  • A. da notícia.
  • B. da suíte.
  • C. da reportagem.
  • D. do editorial.
  • E. do artigo.

Uma autarquia ligada à secretaria de governo estadual empreendeu um projeto de ............ com plano de três anos. O objetivo inicial era reverter a ............ negativa da instituição depois de uma crise gerada por uma reportagem veiculada no telejornal de grande audiência. A reportagem denunciava um problema de gestão que acompanhava a instituição por muitos anos. Após pesquisas, como foi diagnosticado que também a ............ da instituição era muito ruim, os assessores de comunicação e os gestores optaram por uma mudança ousada. A troca do nome da autarquia, com o objetivo de gerar uma nova ............ . A partir desta troca, o plano de comunicação envolveu ações como: plano de ............ para que todos os colaboradores estivessem em sintonia; ............, para anunciar a troca do nome, o que envolveu um processo de media training com os gestores; reformulação dos veículos institucionais como o portal corporativo; criação de uma revista, que mensalmente trazia reportagens analíticas sobre temas do cotidiano, tendo como fontes os colaboradores da instituição; a criação de um canal de ouvidoria informatizado para responder rapidamente às dúvidas dos cidadãos e uma equipe de ............ que divulgava periodicamente ............ contendo sugestões de reportagens positivas sobre a autarquia, além de inserções de ............ em programas de rádio e TV.

A alternativa que traz a sequência correta das expressões que completam as lacunas do texto acima é:

  • A. comunicação integrada − imagem − reputação − identidade − comunicação interna − coletiva de imprensa − assessoria de imprensa − releases − propagandas
  • B. comunicação integrada − reputação − imagem − identidade − comunicação interna − coletiva de imprensa − assessoria de imprensa − releases − propagandas
  • C. comunicação institucional − imagem − reputação − logomarca − comunicação integrada − coletiva de imprensa − assessoria de imprensa − propagandas − reportagens
  • D. comunicação institucional − identidade − reputação − logomarca − comunicação interna − coletiva de imprensa − media training − releases − propagandas
  • E. comunicação integrada − identidade − imagem − reputação − comunicação institucional − press kit − assessoria de imprensa − releases − propagandas

Sobre a Comunicação Pública, analise o fragmento a seguir.

“O uso da expressão está associado ao esforço de _____a vida das pessoas pela comunicação. Para conseguir isso, os instrumentos de _____ são usados a partir da perspectiva _____ em sua plenitude e não apenas em suas faces de consumidor, leitor, usuário. Praticar comunicação pública implica assumir o espírito público e privilegiar o interesse _____em detrimento de perspectivas pessoais e corporativas.”

Assinale a opção que completa corretamenteas lacunas do fragmento acima.

  • A. beneficiar – controle – da comunidade – governamental
  • B. estimular – convencimento – da sociedade – empresarial
  • C. influenciar – informação – da comunidade – econômico
  • D. controlar – divulgação – do indivíduo – comunitário
  • E. melhorar – comunicação – do cidadão – coletivo

A partir do texto apresentado, julgue os itens a seguir.

No que tange ao gênero jornalístico, o texto é classificado como perfil, uma vez que destaca as qualidades do entrevistado e procura traçar um desenho de sua personalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos veículos de comunicação. O jornal é o veículo de comunicação mais tradicional no Brasil, e, pelo fato de ser impresso, tem junto à população grande credibilidade, desempenhando um papel social de grande relevância.

  • C. Certo
  • E. Errado

As assessorias de imprensa, no seu dia a dia, exercem inúmeras atividades técnicas. Dentre elas:

I. Realizar visitas pessoais e contatos telefônicos com os vários veículos de imprensa.

II. Cuidar da organização e convocação das entrevistas coletivas que forem necessárias ao assessorado.

III. Sugerir temas para elaboração de artigos ou matérias que despertem o interesse da imprensa.

IV. Fazer a cooptação de profissionais da mídia usando artifícios não retóricos.

Está correto o que se afirma em

  • A. II e IV, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.
  • E. I, II, III e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...