Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na perspectiva das mediações culturais, eventos como a morte de Tancredo Neves são recebidos pela imprensa com uma pretensa racionalidade científica, mas são ressignificados pelo popular e sua forma particular de construção de conhecimento, sendo então reapropriados na comunicação massiva. No caso descrito, como um exemplo latino-americano, o resultado é uma narrativa

  • A. racional.
  • B. moralista.
  • C. melodramática.
  • D. ilustrada.
  • E. factual.

A tipificação mais clássica sobre gêneros jornalísticos é a criada pelo prof. José Marques de Melo. Segundo esta classificação, uma reportagem sobre o aumento do preço da gasolina; a coluna de um economista e o perfil com análise do novo prêmio Nobel de Economia podem ser classificados, correta e respectivamente, como gêneros:

  • A. informativo, interpretativo e informativo.
  • B. informativo, interpretativo e opinativo.
  • C. opinativo, interpretativo e informativo.
  • D. opinativo, informativo e interpretativo.
  • E. informativo, opinativo e interpretativo.

A partir do texto apresentado, julgue os itens a seguir.

Na elaboração desse texto sobre o etnólogo Aryon Rodrigues, os redatores, mesmo que se baseando em fatos reais, ao imaginarem uma cena que não existiu, utilizaram um recurso da literatura para conferir veracidade ao texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos veículos de comunicação. A televisão ainda é o maior meio de comunicação de massa existente, mesmo com o avanço da Internet; entretanto, é mais limitado o alcance da televisão, por depender esta do grau de instrução do telespectador, o que não acontece com a Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

As redações dos veículos recebem diariamente centenas de sugestões de pautas de inúmeras assessorias de comunicação. Para certificar-se de que o material enviado foi recebido pelo pauteiro, o instrumento da comunicação organizacional que deve ser utilizado é o

  • A. mailing list.
  • B. press kit.
  • C. clipping.
  • D. clipping eletrônico.
  • E. follow up.

Um canal de humor foi criado na internet em agosto de 2012, quando veiculou seu primeiro vídeo, com duração total de 15’24”. Paulatinamente as postagens foram reduzidas, sendo que atualmente o grupo de humoristas posta esquetes com, geralmente, 1’30 a 3’, às 11h de segundas e quintas-feiras. Quase três anos depois do primeiro programa, hoje tem mais de 10 milhões de usuários inscritos e seus vídeos costumam passar de 2 milhões de visualizações. Considerando as características da mídia usada, conclui-se que a drástica redução de duração dos vídeos contribuiu para o sucesso do canal porque

  • A. reduziu os custos de produção de vídeos de alta qualidade, permitindo que o grupo viabilizasse financeiramente o projeto.
  • B. a rede social escolhida impõe diversas limitações técnicas para vídeos em alta definição com duração acima de dez minutos.
  • C. mostrou-se mais adequada às narrativas rápidas e compartilháveis da comunicação em rede, enquanto o primeiro programa referenciou-se no consumo de conteúdo na TV.
  • D. os vídeos mais curtos facilitaram a venda de anúncios no começo da exibição, permitindo a viabilidade financeira.
  • E. os temas tratados nos roteiros do grupo são mais adequados a vídeos curtos do que a programas de maior duração.

Há vários tipos de enquadramentos básicos no telejornalismo. Observe as figuras abaixo e identifique cada uma delas.

A sequência correta é

  • A. I − plano geral; II − plano próximo; III − plano de conjunto, IV − plano médio, V − close; VI − plano americano e VII − plano de detalhe.
  • B. I − plano próximo; II − plano geral; III − plano de conjunto, IV − plano médio, V − close; VI − plano americano e VII − plano de detalhe.
  • C. I − plano geral; II − plano próximo; III − plano de conjunto, IV − plano de detalhe; V − plano médio; VI − plano americano e VII − close.
  • D. I− plano geral; II − plano de conjunto; III − plano próximo, IV − plano médio, V − close; VI − plano americano e VII − plano de detalhe.
  • E. I − plano geral; II − plano americano; III − plano de conjunto, IV − plano médio, V − plano de detalhe; VI − plano próximo e VII − close.

A partir do texto apresentado, julgue os itens a seguir.

O material publicado caracteriza-se como dossiê porque expõe textos informativos sobre um único tema, os quais são complementados por boxes, mapas e gráficos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos veículos de comunicação. O rádio é uma das mídias mais populares, graças à sua mobilidade e ao fato de o ouvinte não necessitar parar suas atividades para acompanhar a programação; o que o torna um veículo de muita audiência, com a vantagem de ter um baixo custo para os anunciantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O media training é um instrumento utilizado para o preparo dos assessorados no seu trato e relacionamento com a imprensa de modo geral, sendo fundamental essa formação principalmente nos momentos de gerenciamento de crises. Indica-se que ele seja feito assim que se inicia um novo trabalho de assessoria de comunicação. O media training deve ser feito

  • A. somente pelo principal dirigente responsável pela empresa.
  • B. somente pelos principal dirigente, diretores e gerentes.
  • C. por membros do corpo dirigente e staff de recepção.
  • D. só pelo porta-voz escolhido da empresa.
  • E. só pelo principal dirigente e porta-voz da empresa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...