Questões de Comunicação Social

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"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.

Exposição sistematizada de algum conteúdo, tratado com uma determinada exaustividade, pode ser considerada como uma aula expositiva, com o diferencial de que o professor pode ser substituído pelo programa de vídeo.

  • A.

    Videoapoio;

  • B.

    Videoprocesso;

  • C.

    Videolição;

  • D.

    Videointerativo;

A Agência Nacional de Águas (ANA) está construindo uma campanha nacional para conscientizar a população acerca do uso racional da água e, assim, evitar desperdício. Devido à natureza da campanha, que é parte do programa de comunicação do governo, e a seu caráter de utilidade pública, é necessário que determinados critérios sejam considerados. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A equipe de comunicação da ANA deve criar e desenvolver um conceito único que resuma os objetivos e metas do órgão da administração pública, sem entrar em conflito com as regras gerais da política de comunicação de governo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as seguintes informações:

  • A.

    As estatais aumentaram para R$ 4,123 bilhões a participação no superávit primário do setor público. A informação consta do relatório de abril, sobre março, do Ministério da Fazenda. No total, a economia foi de R$ 13,186 bilhões, somando União, Estados, Municípios e estatais. É o maior valor para o mês de março desde 1991, quando a série histórica foi iniciada.

  • B.

    A economia do setor público consolidado (União, Estados, Municípios e estatais) para o pagamento de juros em março somou R$ 13,186 bilhões. Esse superávit primário (receitas menos despesas, excluindo gastos com juros) é recorde para o mês da série histórica, iniciada em 1991. Esse resultado também é quase três vezes maior que o registrado em fevereiro (R$ 4,729 bilhões) e 7,6% acima do alcançado em março do ano passado (R$ 12,258 bilhões).

  • C.

    O setor público conseguiu atingir a meta de economia no setor público, com folgas, no mês de março. Somando o superávit da União, Estado, Municípios e estatais, a cifra atingiu R$ 13,186 bilhões. Esse superávit primário (receitas menos despesas, excluindo gastos com juros) é recorde para o mês da série histórica, iniciada em 1991. É, também, quase três vezes maior que o registrado em fevereiro (R$ 4,729 bilhões).

  • D.

    Os Municípios foram o único setor público que não conseguiu aumentar o superávit primário (receitas menos despesas, excluindo gastos com juros) em março de 2006, segundo relatório do Ministério da Fazenda. Tanto Estados quanto União e até as estatais conseguiram, de fevereiro para março, economizar mais. A situação pode piorar com a entrada em vigor em maio do novo salário mínimo, de R$ 350,00.

  • E.

    O Ministério da Fazenda divulgou relatório sobre a economia no setor público em março de 2006. Os gastos com despesas correntes subiram de R$ 3,721 para 4,551 bilhões. Além disso, os Municípios foram o único setor que não conseguiu aumentar a economia, caindo de R$1,254 para 1,168 bilhão. Mas estatais, União e Estados compensaram o déficit dos Municípios e conseguiram atingir a marca de R$ 13,186 bilhões de superávit, 7,6% maior que o de março de 2005 e quase três vezes maior que a economia de fevereiro.

"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.

Trabalha com imagens isoladas. É usado como acompanhamento da exposição verbal por parte do professor ou dos próprios alunos. É estabelecida uma interação entre as imagens e o discurso verbal do professor que dá dinamismo às imagens, e estas por sua vez acompanham, demonstram, matizam ou complementam o discurso verbal.

  • A.

    Programa monoconceitual ou filmes-conceito;

  • B.

    Videoapoio;

  • C.

    Vídeodocumento;

  • D.

    Videoarte.

A Agência Nacional de Águas (ANA) está construindo uma campanha nacional para conscientizar a população acerca do uso racional da água e, assim, evitar desperdício. Devido à natureza da campanha, que é parte do programa de comunicação do governo, e a seu caráter de utilidade pública, é necessário que determinados critérios sejam considerados. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A imagem externa que se pretende desenvolver e a mensagem que se quer veicular relacionam-se unicamente ao esforço de comunicação de massa desenvolvido pela ANA e estão desvinculadas da geração de fatos de interesse nacional por parte da articulação política e institucional do órgão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relacione os termos da coluna da direita com os elementos apresentados na coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 - 2 - 3 - 4 - 5.

  • B.

    5 - 1 - 4 - 3 - 2.

  • C.

    4 - 5 - 3 - 1 - 2.

  • D.

    3 - 5 - 4 - 2 - 1.

  • E.

    5 - 4 - 3 - 2 - 1.

Acerca da produção de mídias eletrônicas, julgue os itens que se seguem.

É considerado sistema aberto de televisão aquele que transmite sinais para todo e qualquer televisor, sem cobrança de tarifas do telespectador. O sistema fechado transmite em regime de circuito fechado ou por assinatura. São exemplos exclusivos de sistema fechado de televisão a TV a cabo e a TV digital.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.

Possibilita uma dinâmica de aprendizagem em que os alunos se sentem criadores ou, pelo menos, como sujeitos ativos, como protagonistas. Podem ser incluídos os trabalhos de criação artística. É uma das fórmulas mais criativas no uso didático do vídeo que pode e deve ser reinventada a cada dia.

  • A.

    Videoarte;

  • B.

    Videolição;

  • C.

    Videoanimação;

  • D.

    Videoprocesso.

Quanto às novas mídias e tecnologias, às atividades de assessoria de comunicação e marketing e ao código de ética dos profissionais de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

Instrumento de inteligência empresarial, a auditoria de imagem desempenha uma função estratégica ao representar uma leitura adequada da inserção da organização na empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O atual estágio de desenvolvimento dos veículos de comunicação provém de tecnologias surgidas no século XIX, entre as quais estão:

  • A. imprensa, fotografia e cinema;
  • B. telefone, rádio e TV a cabo;
  • C. prensa tipográfica, telégrafo e rádio;
  • D. fotografia, telégrafo e telefone;
  • E. rotativa, televisão e videocassete.
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