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Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.
Exposição sistematizada de algum conteúdo, tratado com uma determinada exaustividade, pode ser considerada como uma aula expositiva, com o diferencial de que o professor pode ser substituído pelo programa de vídeo.
Videoapoio;
Videoprocesso;
Videolição;
Videointerativo;
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A Agência Nacional de Águas (ANA) está construindo uma campanha nacional para conscientizar a população acerca do uso racional da água e, assim, evitar desperdício. Devido à natureza da campanha, que é parte do programa de comunicação do governo, e a seu caráter de utilidade pública, é necessário que determinados critérios sejam considerados. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A equipe de comunicação da ANA deve criar e desenvolver um conceito único que resuma os objetivos e metas do órgão da administração pública, sem entrar em conflito com as regras gerais da política de comunicação de governo.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Considere as seguintes informações:
As estatais aumentaram para R$ 4,123 bilhões a participação no superávit primário do setor público. A informação consta do relatório de abril, sobre março, do Ministério da Fazenda. No total, a economia foi de R$ 13,186 bilhões, somando União, Estados, Municípios e estatais. É o maior valor para o mês de março desde 1991, quando a série histórica foi iniciada.
A economia do setor público consolidado (União, Estados, Municípios e estatais) para o pagamento de juros em março somou R$ 13,186 bilhões. Esse superávit primário (receitas menos despesas, excluindo gastos com juros) é recorde para o mês da série histórica, iniciada em 1991. Esse resultado também é quase três vezes maior que o registrado em fevereiro (R$ 4,729 bilhões) e 7,6% acima do alcançado em março do ano passado (R$ 12,258 bilhões).
O setor público conseguiu atingir a meta de economia no setor público, com folgas, no mês de março. Somando o superávit da União, Estado, Municípios e estatais, a cifra atingiu R$ 13,186 bilhões. Esse superávit primário (receitas menos despesas, excluindo gastos com juros) é recorde para o mês da série histórica, iniciada em 1991. É, também, quase três vezes maior que o registrado em fevereiro (R$ 4,729 bilhões).
Os Municípios foram o único setor público que não conseguiu aumentar o superávit primário (receitas menos despesas, excluindo gastos com juros) em março de 2006, segundo relatório do Ministério da Fazenda. Tanto Estados quanto União e até as estatais conseguiram, de fevereiro para março, economizar mais. A situação pode piorar com a entrada em vigor em maio do novo salário mínimo, de R$ 350,00.
O Ministério da Fazenda divulgou relatório sobre a economia no setor público em março de 2006. Os gastos com despesas correntes subiram de R$ 3,721 para 4,551 bilhões. Além disso, os Municípios foram o único setor que não conseguiu aumentar a economia, caindo de R$1,254 para 1,168 bilhão. Mas estatais, União e Estados compensaram o déficit dos Municípios e conseguiram atingir a marca de R$ 13,186 bilhões de superávit, 7,6% maior que o de março de 2005 e quase três vezes maior que a economia de fevereiro.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.
Trabalha com imagens isoladas. É usado como acompanhamento da exposição verbal por parte do professor ou dos próprios alunos. É estabelecida uma interação entre as imagens e o discurso verbal do professor que dá dinamismo às imagens, e estas por sua vez acompanham, demonstram, matizam ou complementam o discurso verbal.
Programa monoconceitual ou filmes-conceito;
Videoapoio;
Vídeodocumento;
Videoarte.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A Agência Nacional de Águas (ANA) está construindo uma campanha nacional para conscientizar a população acerca do uso racional da água e, assim, evitar desperdício. Devido à natureza da campanha, que é parte do programa de comunicação do governo, e a seu caráter de utilidade pública, é necessário que determinados critérios sejam considerados. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A imagem externa que se pretende desenvolver e a mensagem que se quer veicular relacionam-se unicamente ao esforço de comunicação de massa desenvolvido pela ANA e estão desvinculadas da geração de fatos de interesse nacional por parte da articulação política e institucional do órgão.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Relacione os termos da coluna da direita com os elementos apresentados na coluna da esquerda.
1 - 2 - 3 - 4 - 5.
5 - 1 - 4 - 3 - 2.
4 - 5 - 3 - 1 - 2.
3 - 5 - 4 - 2 - 1.
5 - 4 - 3 - 2 - 1.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da produção de mídias eletrônicas, julgue os itens que se seguem.
É considerado sistema aberto de televisão aquele que transmite sinais para todo e qualquer televisor, sem cobrança de tarifas do telespectador. O sistema fechado transmite em regime de circuito fechado ou por assinatura. São exemplos exclusivos de sistema fechado de televisão a TV a cabo e a TV digital.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.
Possibilita uma dinâmica de aprendizagem em que os alunos se sentem criadores ou, pelo menos, como sujeitos ativos, como protagonistas. Podem ser incluídos os trabalhos de criação artística. É uma das fórmulas mais criativas no uso didático do vídeo que pode e deve ser reinventada a cada dia.
Videoarte;
Videolição;
Videoanimação;
Videoprocesso.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às novas mídias e tecnologias, às atividades de assessoria de comunicação e marketing e ao código de ética dos profissionais de comunicação, julgue os itens subseqüentes.
Instrumento de inteligência empresarial, a auditoria de imagem desempenha uma função estratégica ao representar uma leitura adequada da inserção da organização na empresa.
O atual estágio de desenvolvimento dos veículos de comunicação provém de tecnologias surgidas no século XIX, entre as quais estão:
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