Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Não está entre as finalidades do Programa Nacional de Incentivo à Cultura, instituído pela Lei Rouanet:

  • A.

    priorizar o pequeno e médio produtor cultural.

  • B.

    estimular a produção e difusão cultural e artística regional.

  • C.

    preservar o patrimônio cultural e histórico brasileiro.

  • D.

    dar prioridade ao produto cultural brasileiro.

  • E.

    proteger as diferentes expressões culturais da sociedade brasileira.

No final de 2005, época de matrículas escolares, uma instituição de ensino de Curitiba utilizou-se do marketing direto para conquistar novos clientes "pais de alunos" e fidelizar antigos. A ação consistia em enviar uma mala direta composta de um kit impresso e um DVD. Dessa experiência, é correto apontar como vantagem do uso de mala direta:

  • A.

    a possibilidade de utilizar diversos veículos de comunicação para entrega postal, tais como catálogos, cartas, folhetos, cd's, dvd's.

  • B.

    um alto índice de retorno.

  • C.

    o funcionamento independente de outras ações de marketing.

  • D.

    público selecionado, flexibilidade, ausência de concorrência no mesmo veículo e personalização.

  • E.

    a confiabilidade dos mailing lists.

Tratando do tema Assessoria de Imprensa no Brasil, Jorge Duarte (in Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia; teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003) observa que as assessorias de imprensa “tornaram-se o embrião de novas estruturas de comunicação” (p. 81). Uma assessoria de imprensa se qualifica como:

  • A.

    meio institucional adotado e posto em prática por uma empresa, visando manter um bom relacionamento com órgãos de imprensa;

  • B.

    um instrumento midial de contato com distintos públicos, ao qual a empresa poderá recorrer sempre que estiver em dificuldades;

  • C.

    uma maneira inteligente de, sobre uma empresa, suprir eventuais demandas de informação por parte de outras empresas;

  • D.

    uma das formas de a empresa estar presente na mídia, tornando-se visível a seus públicos e à sociedade em geral;

  • E.

    uma política de comunicação dedicada à integração organizacional, pela qual se enfatiza a presteza de contatos com a imprensa.

No dia 28 de abril o Governo Federal publicou um decreto que regulamenta a Lei Rouanet. Entre as mudanças apresentadas não está o (a):

  • A.

    possibilidade de aquisição de ingressos para espetáculos culturais com abatimento no imposto de renda.

  • B.

    apresentação da forma de democratização do acesso aos bens e produtos culturais.

  • C.

    possibilidade da abertura de editais por meio de mecenato

  • D.

    inclusão de programas e ações culturais como atividades a serem apoiadas por meio da lei.

  • E.

    aumento nos percentuais de renúncia fiscal para projetos de cultura popular.

Quanto ao uso de mala direta, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

Ao redigir-se um press release, deve-se levar em linha de conta que este texto:

  • A.

    desempenha a função de informar, devendo-se evitar a emissão de juízos críticos;

  • B.

    deve causar impacto, motivo pelo qual será preciso a ele imprimir um tom publicitário;

  • C.

    serve para a qualificação da fonte emissora, apontandoa como entidade jurídica;

  • D.

    é nota oficial que requer cuidados com a expressão lingüística, não permitindo neologismos;

  • E.

    vale como um boletim de informações oficiais, adotando a composição verbal de um lide.

A um veículo impresso, noticioso, constituído de folhas soltas, de tiragem regular, que divulga notícias de ordem geral, dá-se o nome de:

  • A.

    folhetim;

  • B.

    revista;

  • C.

    imprensa;

  • D.

    jornal;

  • E.

    gazeta.

Entre os caracteres distintivos da televisão, figuram:

  • A.

    sistema de transmissão e recepção de sinais eletromagnéticos por meio de ondas hertzianas;

  • B.

    atividade técnica, administrativa e política pela qual se realizam difusões em narrowcasting;

  • C.

    veículo de expressão eminentemente popular, voltado para a divulgação de novos conteúdos;

  • D.

    emissões regulares em broadcasting que se destinam a um público seleto e ampla audiência;

  • E.

    sistema eletrônico multidirecional para a transmissão de informações sonoras e imagéticas.

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

McQuail diz, claramente, que somente os Estados mais desenvolvidos economicamente fazem parte da chamada sociedade da informação, derivada dos avanços tecnológicos das últimas décadas do século passado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em nossos dias, setores representativos do mundo dos negócios enxergam, na publicidade feita por via eletrônica, uma importante etapa evolutiva da comunicação publicitária. Anunciar pela internet tem, entre outras, a seguinte vantagem:

  • A.

    faculta a consumidores em potencial o acesso a todo tipo de informação, de modo a que não se deixem influenciar em suas decisões de compra;

  • B.

    auxilia a internautas interessados na aquisição de produtos, bens e serviços, a procurar, em sites de grande fluxo, banners com mais informações;

  • C.

    serve a um acréscimo qualitativo da capacidade de disponibilização de informações de interesse geral para internautas consumidores;

  • D.

    propicia elevado grau de interatividade com os consumidores, permitindo que busquem informações segmentadas de seu interesse;

  • E.

    incentiva consumidores potencialmente interessados a navegar pela rede, buscando sites em que encontrem dados informativos adicionais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...