Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não está entre as finalidades do Programa Nacional de Incentivo à Cultura, instituído pela Lei Rouanet:
priorizar o pequeno e médio produtor cultural.
estimular a produção e difusão cultural e artística regional.
preservar o patrimônio cultural e histórico brasileiro.
dar prioridade ao produto cultural brasileiro.
proteger as diferentes expressões culturais da sociedade brasileira.
No final de 2005, época de matrículas escolares, uma instituição de ensino de Curitiba utilizou-se do marketing direto para conquistar novos clientes "pais de alunos" e fidelizar antigos. A ação consistia em enviar uma mala direta composta de um kit impresso e um DVD. Dessa experiência, é correto apontar como vantagem do uso de mala direta:
a possibilidade de utilizar diversos veículos de comunicação para entrega postal, tais como catálogos, cartas, folhetos, cd's, dvd's.
um alto índice de retorno.
o funcionamento independente de outras ações de marketing.
público selecionado, flexibilidade, ausência de concorrência no mesmo veículo e personalização.
a confiabilidade dos mailing lists.
Tratando do tema Assessoria de Imprensa no Brasil, Jorge Duarte (in Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia; teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003) observa que as assessorias de imprensa tornaram-se o embrião de novas estruturas de comunicação (p. 81). Uma assessoria de imprensa se qualifica como:
meio institucional adotado e posto em prática por uma empresa, visando manter um bom relacionamento com órgãos de imprensa;
um instrumento midial de contato com distintos públicos, ao qual a empresa poderá recorrer sempre que estiver em dificuldades;
uma maneira inteligente de, sobre uma empresa, suprir eventuais demandas de informação por parte de outras empresas;
uma das formas de a empresa estar presente na mídia, tornando-se visível a seus públicos e à sociedade em geral;
uma política de comunicação dedicada à integração organizacional, pela qual se enfatiza a presteza de contatos com a imprensa.
No dia 28 de abril o Governo Federal publicou um decreto que regulamenta a Lei Rouanet. Entre as mudanças apresentadas não está o (a):
possibilidade de aquisição de ingressos para espetáculos culturais com abatimento no imposto de renda.
apresentação da forma de democratização do acesso aos bens e produtos culturais.
possibilidade da abertura de editais por meio de mecenato
inclusão de programas e ações culturais como atividades a serem apoiadas por meio da lei.
aumento nos percentuais de renúncia fiscal para projetos de cultura popular.
Quanto ao uso de mala direta, considere as seguintes afirmativas:
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Ao redigir-se um press release, deve-se levar em linha de conta que este texto:
desempenha a função de informar, devendo-se evitar a emissão de juízos críticos;
deve causar impacto, motivo pelo qual será preciso a ele imprimir um tom publicitário;
serve para a qualificação da fonte emissora, apontandoa como entidade jurídica;
é nota oficial que requer cuidados com a expressão lingüística, não permitindo neologismos;
vale como um boletim de informações oficiais, adotando a composição verbal de um lide.
A um veículo impresso, noticioso, constituído de folhas soltas, de tiragem regular, que divulga notícias de ordem geral, dá-se o nome de:
folhetim;
revista;
imprensa;
jornal;
gazeta.
Entre os caracteres distintivos da televisão, figuram:
sistema de transmissão e recepção de sinais eletromagnéticos por meio de ondas hertzianas;
atividade técnica, administrativa e política pela qual se realizam difusões em narrowcasting;
veículo de expressão eminentemente popular, voltado para a divulgação de novos conteúdos;
emissões regulares em broadcasting que se destinam a um público seleto e ampla audiência;
sistema eletrônico multidirecional para a transmissão de informações sonoras e imagéticas.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
McQuail diz, claramente, que somente os Estados mais desenvolvidos economicamente fazem parte da chamada sociedade da informação, derivada dos avanços tecnológicos das últimas décadas do século passado.
Em nossos dias, setores representativos do mundo dos negócios enxergam, na publicidade feita por via eletrônica, uma importante etapa evolutiva da comunicação publicitária. Anunciar pela internet tem, entre outras, a seguinte vantagem:
faculta a consumidores em potencial o acesso a todo tipo de informação, de modo a que não se deixem influenciar em suas decisões de compra;
auxilia a internautas interessados na aquisição de produtos, bens e serviços, a procurar, em sites de grande fluxo, banners com mais informações;
serve a um acréscimo qualitativo da capacidade de disponibilização de informações de interesse geral para internautas consumidores;
propicia elevado grau de interatividade com os consumidores, permitindo que busquem informações segmentadas de seu interesse;
incentiva consumidores potencialmente interessados a navegar pela rede, buscando sites em que encontrem dados informativos adicionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...