Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
O governo brasileiro optou recentemente pelo padrão japonês de TV digital (ISDB). Também disputam o mercado brasileiro os sistemas norte-americano (ATSC) e europeu (DVB). Resumidamente, os pontos fortes e fracos de cada sistema são:
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.
São programas curtos (4 ou 5 minutos), geralmente mudos, e que desenvolvem um só conceito, um aspecto parcial e concreto de um tema, um fenômeno, uma noção ou um fato.
Videoespelho;
Programa monoconceitual ou filmes-conceito;
Videolição.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Se a imagem e a identidade de uma organização pública são construídas sobre seus fatores internos e a partir da visão que o cidadão e a opinião pública têm dessa organização, então elas dependem tanto da excelência de seus produtos e serviços quanto da divulgação que faz deles.
Um dos episódios mais espetaculares da evolução da imprensa foi o período do "jornalismo amarelo", que se distinguiu por:
uma forte reação às regulamentações impostas às práticas jornalísticas por meio de cânones e códigos legais;
um contexto competitivo e uma concorrência brutal entre grandes jornais rivais em busca de mais leitores;
um fortalecimento do jornal como meio dedicado, primordialmente, à difusão de opiniões político-partidárias;
um crescente número de periódicos editados e publicados por grandes figuras literárias da época;
uma intensa campanha dirigida à opinião pública, em prol da democracia representativa e do direito ao voto.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Em relação às características do jornalismo desenvolvido especificamente em suporte comunicativo on-line, podemos dizer que:
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Responda verdadeiro (V) ou falso (F) de acordo com as normas técnicas para a criação de apresentações eletrônicas em videoconferência:
( ) O fundo das apresentações eletrônicas devem estar em cores fortes para evitar que a transmissão fique visualmente cansativa para os participantes.
( ) A cor das fontes deve ser branca e de um tamanho grande o suficiente para ser bem entendido na tela da TV.
( ) Usar tipos de fonte de fácil entendimento e com serifas.
( ) Os gráficos ou imagens devem ter cores fortes e devem estar em um tamanho suficiente para ser bem compreendidos na tela de TV.
( ) Utilizar imagens listradas e quadriculadas nas apresentações para evitar o chamado "batimento" (impressão que as imagens estejam se movendo na tela).
V, V, V, V e V;
F, F, F, F e F;
F, V, F, V e F;
V, F, V, F e V.
O número experimental circulou em novembro de 1965, com apenas 5 mil exemplares. Com tiragem mensal, a publicação permitia ao repórter se esmerar no texto, confundir sua experiência pessoal com o tema retratado, aventurar-se em uma experimentação estética e sensorial. Tudo inspirado no new journalism americano. A imagem fotográfica não era mero acessório, mas a expressão visual do texto, cujo padrão e nível de profundidade não podia ser comparado ao das concorrentes. A descrição acima se refere à revista:
Constituem corretamente lógicas, as seguintes afirmativas sobre teorias e sistemas de cores:
I. A fotometria estuda os aspectos psicofísicos de energia radiante sem se preocupar com a cor.
II. No estudo da cor, seu modelo espacial (distribuição espectral) não tem muita importância.
III. Um sistema físico refletivo de cor é formado por finitos sensores que funcionam como filtros do sinal luminoso.
IV. As cores da reta acromática correspondem ao preto, branco e às diversas tonalidades de cinza.
V. O magenta é o nome usado internacionalmente para indicar a cor púrpura existente no espectro da luz branca.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s):
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A seguir, cada item descreve uma abordagem utilizada em cursos oferecidos na modalidade de "Educação a Distância", objetivando a aprendizagem. Escolha a alternativa com a seqüência correta:
Atividades didáticas com enfoque na construção do conhecimento têm início quando o conteúdo do aprendizado é assimilado.
Atividades centradas nos objetivos da aprendizagem, estabelecidas no Projeto Político Pedagógico, fazem referência a conteúdos do material didático.
Atividades didáticas para construção de conhecimentos, fomentando a interação entre atores do processo educacional.
Utiliza conceitos e estratégias pedagógicas, com projetos específicos, seja na oferta de material didático ou outros tópicos desses conceitos tais como: conceitos elaborados de forma colaborativa, auto-aprendizagem, solução de problemas, entre outros.
Abordagem, instrucional, construtivista, pedagógica e interacional;
Abordagem, interacional, pedagógica, construtivista e instrucional;
Abordagem construtivista, instrucional, interacional e pedagógica;
Abordagem, pedagógica, interacional, instrucional e construtivista.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O século XX testemunhou a expansão e consolidação dos denominados meios de comunicação de massa, assim como de várias tentativas de explicação sistemática do fenômeno desde o funcionamento dos meios até seus impactos em diferentes aspectos das sociedades contemporâneas. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A relação informativa moderna pressupõe a organização da comunicação em instituições empresariais ou não, que podem e devem excluir do seu âmbito qualquer mediação tecnologizada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...