Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O governo brasileiro optou recentemente pelo padrão japonês de TV digital (ISDB). Também disputam o mercado brasileiro os sistemas norte-americano (ATSC) e europeu (DVB). Resumidamente, os pontos fortes e fracos de cada sistema são:

  • A. Japonês: alta definição, interatividade, mobilidade e portabilidade, mas não a multiprogramação. Europeu: multiprogramação (possibilidade de novas emissoras, maior diversidade e disputa pelo mercado), mas menor qualidade de definição. A tecnologia da interatividade precisa de adaptações e aquelas que permitem a mobilidade e a portabilidade estão em testes. Norte-americano: alta definição e interatividade, mas não permite a portabilidade (recepção em celular, por exemplo) e a mobilidade (recepção em automóveis, por exemplo).
  • B. Japonês: multiprogramação, mas menor qualidade de definição. A tecnologia da interatividade precisa de adaptações e aquelas que permitem a mobilidade e a portabilidade estão em testes. Europeu: alta definição, interatividade, mobilidade e portabilidade, mas não a multiprogramação. Norte-americano: alta definição e interatividade, mas não permite a portabilidade e a mobilidade.
  • C. Japonês: alta definição e interatividade, mas não permite a portabilidade e a mobilidade. Europeu: alta definição, interatividade, mobilidade e portabilidade, mas não a multiprogramação. Norte-americano: multiprogramação, mas menor qualidade de definição.
  • D. a única característica que os diferencia é a multiprogramação, que só o modelo japonês tem. Esse foi o motivo de sua adoção pelo governo brasileiro, com o apoio das emissoras de rádio e televisão.
  • E. a única característica que os diferencia é a portabilidade, motivo pelo qual o modelo japonês foi adotado pelo governo brasileiro, com o apoio das empresas de telefonia.

"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.

São programas curtos (4 ou 5 minutos), geralmente mudos, e que desenvolvem um só conceito, um aspecto parcial e concreto de um tema, um fenômeno, uma noção ou um fato.

  • A. Vídeo interativo;
  • B.

    Videoespelho;

  • C.

    Programa monoconceitual ou filmes-conceito;

  • D.

    Videolição.

A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Se a imagem e a identidade de uma organização pública são construídas sobre seus fatores internos e a partir da visão que o cidadão e a opinião pública têm dessa organização, então elas dependem tanto da excelência de seus produtos e serviços quanto da divulgação que faz deles.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos episódios mais espetaculares da evolução da imprensa foi o período do "jornalismo amarelo", que se distinguiu por:

  • A.

    uma forte reação às regulamentações impostas às práticas jornalísticas por meio de cânones e códigos legais;

  • B.

    um contexto competitivo e uma concorrência brutal entre grandes jornais rivais em busca de mais leitores;

  • C.

    um fortalecimento do jornal como meio dedicado, primordialmente, à difusão de opiniões político-partidárias;

  • D.

    um crescente número de periódicos editados e publicados por grandes figuras literárias da época;

  • E.

    uma intensa campanha dirigida à opinião pública, em prol da democracia representativa e do direito ao voto.

Em relação às características do jornalismo desenvolvido especificamente em suporte comunicativo on-line, podemos dizer que:

  • A. forma uma rede linear de blocos de texto, som e imagem que permite ao leitor on-line a personalização do conteúdo informativo.
  • B. o termo multimidialidade refere-se à possibilidade de múltiplas conexões de conteúdo estruturado em rede.
  • C. o ciclo produtivo contínuo e a limitação de espaço para divulgação on-line dos textos contribuem para a produção de notícias curtas.
  • D. acentua o desafiode editar o conteúdo jornalístico por permitir convergência de mídias, interatividade e leitura não-linear.
  • E. os bancos de dados são os únicos elementos paratextuais do jornalismo on-line.

Responda verdadeiro (V) ou falso (F) de acordo com as normas técnicas para a criação de apresentações eletrônicas em videoconferência:

 ( ) O fundo das apresentações eletrônicas devem estar em cores fortes para evitar que a transmissão fique visualmente cansativa para os participantes.

( ) A cor das fontes deve ser branca e de um tamanho grande o suficiente para ser bem entendido na tela da TV.

( ) Usar tipos de fonte de fácil entendimento e com serifas.

( ) Os gráficos ou imagens devem ter cores fortes e devem estar em um tamanho suficiente para ser bem compreendidos na tela de TV.

( ) Utilizar imagens listradas e quadriculadas nas apresentações para evitar o chamado "batimento" (impressão que as imagens estejam se movendo na tela).

  • A.

    V, V, V, V e V;

  • B.

    F, F, F, F e F;

  • C.

    F, V, F, V e F;

  • D.

    V, F, V, F e V.

O número experimental circulou em novembro de 1965, com apenas 5 mil exemplares. Com tiragem mensal, a publicação permitia ao repórter se esmerar no texto, confundir sua experiência pessoal com o tema retratado, aventurar-se em uma experimentação estética e sensorial. Tudo inspirado no new journalism americano. A imagem fotográfica não era mero acessório, mas a expressão visual do texto, cujo padrão e nível de profundidade não podia ser comparado ao das concorrentes. A descrição acima se refere à revista:

  • A. O Cruzeiro;
  • B. Manchete;
  • C. Amanhã;
  • D. Senhor;
  • E. Realidade.

Constituem corretamente lógicas, as seguintes afirmativas sobre teorias e sistemas de cores:

I. A fotometria estuda os aspectos psicofísicos de energia radiante sem se preocupar com a cor.

II. No estudo da cor, seu modelo espacial (distribuição espectral) não tem muita importância.

III. Um sistema físico refletivo de cor é formado por finitos sensores que funcionam como filtros do sinal luminoso.

IV. As cores da reta acromática correspondem ao preto, branco e às diversas tonalidades de cinza.

V. O magenta é o nome usado internacionalmente para indicar a cor púrpura existente no espectro da luz branca.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s):

  • A. I, II e V
  • B. II, III e IV
  • C. I, III e IV
  • D. III, IV e V
  • E. I, II e III

A seguir, cada item descreve uma abordagem utilizada em cursos oferecidos na modalidade de "Educação a Distância", objetivando a aprendizagem. Escolha a alternativa com a seqüência correta:

 • Atividades didáticas com enfoque na construção do conhecimento têm início quando o conteúdo do aprendizado é assimilado.

 • Atividades centradas nos objetivos da aprendizagem, estabelecidas no Projeto Político Pedagógico, fazem referência a conteúdos do material didático.

 • Atividades didáticas para construção de conhecimentos, fomentando a interação entre atores do processo educacional.

• Utiliza conceitos e estratégias pedagógicas, com projetos específicos, seja na oferta de material didático ou outros tópicos desses conceitos tais como: conceitos elaborados de forma colaborativa, auto-aprendizagem, solução de problemas, entre outros.

  • A.

    Abordagem, instrucional, construtivista, pedagógica e interacional;

  • B.

    Abordagem, interacional, pedagógica, construtivista e instrucional;

  • C.

    Abordagem construtivista, instrucional, interacional e pedagógica;

  • D.

    Abordagem, pedagógica, interacional, instrucional e construtivista.

O século XX testemunhou a expansão e consolidação dos denominados “meios de comunicação de massa”, assim como de várias tentativas de explicação sistemática do fenômeno — desde o funcionamento dos meios até seus impactos em diferentes aspectos das sociedades contemporâneas. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A relação informativa moderna pressupõe a organização da comunicação em instituições empresariais ou não, que podem e devem excluir do seu âmbito qualquer mediação tecnologizada.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...