Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São recursos audiovisuais:

  • A.

    Rádios, discos, fitas magnéticas, gráficos, diapositivos, transparências e museus;

  • B.

    Reálias, fotografias, exposição, gravuras, diafilmes e imanógrafo;

  • C.

    Modelos, vivários, espécimes, flanelógrafo, computador multimídia;

  • D.

    Diapositivos e diafilmes com som, cinema, televisão, videocassete e computador multimídia.

       João, servidor público, acha que somente suas idéias são importantes e desconsidera as opiniões dos outros.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

I A dificuldade de relacionamento do servidor está vinculada diretamente à falta de compreensão dos colegas com a sua forma de agir.

II João está correto, pois é necessário que o servidor se imponha no local de trabalho, para poder ser respeitado.

III O modo hostil de agir do servidor pode fazer com que os colegas sintam-se desconsiderados.

IV A relação entre João e seus colegas de trabalho tende a ser tensa e conflitiva.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Acerca da produção de mídias eletrônicas, julgue os itens que se seguem.

Diafragma é a abertura por meio da qual a luz penetra na câmera.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a pirâmide invertida, é correto afirmar:

  • A.

    É o texto escrito a partir de um primeiro parágrafo que responde às seis questões básicas do texto jornalístico: o que, quem, quando, onde, como e por quê?

  • B.

    Surgiu, historicamente, com as agências de notícias, que produziam os textos de forma hierárquica, colocando as informações mais relevantes no início.

  • C.

    Ela descreve apenas uma forma de organizar o texto, mas, segundo Adelmo Genro Filho (O segredo da pirâmide, 1987), não materializa nenhuma visão específica do mundo.

  • D.

    É uma metáfora sobre os fluxos de informação jornalística, partindo sempre dos grupos que detêm mais poder para os segmentos menos organizados da sociedade.

  • E.

    Trata-se de um mito que fundamenta a ação jornalística, pois prega que os jornais estão no lado inverso do poder e devem vigiá-lo.

Um bom plano de comunicação deve prever a:

  • A.

    reação do público-alvo.

  • B.

    conquista de prêmios de propaganda.

  • C.

    reação do cliente.

  • D.

    economia nos custos de comunicação e de veiculação.

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

O autor propõe, no texto, uma revisão dos conceitos da teoria da comunicação e da informação, cujo raio de ação deverá aumentar com a nova ordem social que se delineou durante o século XX.

  • C. Certo
  • E. Errado

O uso de recursos audiovisuais, o modo como se conduz a apresentação e a observação dos participantes, são decisivos para o sucesso de uma apresentação. Responda verdadeiro (V) ou falso (F) e depois escolha a alternativa correspondente:

( ) Mantenha contato visual com os participantes.

( ) Faça com que suas mãos reforcem seu discurso, mantendo-as, contudo, abertas.

( ) Cruze os braços quando não souber o que fazer com eles.

 ( ) Roupas podem iludir e desiludir. Vista-se de acordo com o grupo.

( ) Sorrisos e gestos não ajudam a derrubar as barreiras iniciais.

  • A.

    V, V, V, F e F;

  • B.

    V, F, V, F e V;

  • C.

    V, V, F, V e F;

  • D.

    V, F, F, V e V.

A Agência Nacional de Águas (ANA) está construindo uma campanha nacional para conscientizar a população acerca do uso racional da água e, assim, evitar desperdício. Devido à natureza da campanha, que é parte do programa de comunicação do governo, e a seu caráter de utilidade pública, é necessário que determinados critérios sejam considerados. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A campanha da ANA deve partir dos eixos básicos que sustentam a imagem pública do governo, a fim de que o trabalho da equipe tenha como base a consonância entre os objetivos da campanha e aqueles objetivos gerais da política de comunicação do governo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

  • A.

    1 – 5 – 4 – 3 – 2.

  • B.

    3 – 1 – 5 – 2 – 4.

  • C.

    4 – 2 – 3 – 1 – 5.

  • D.

    2 – 3 – 1 – 4 – 5.

  • E.

    2 – 4 – 1 – 5 – 3.

Qual destas frases está certa?

  • A.

    A mídia deve se limitar ao que o Cliente está pedindo.

  • B.

    Um bom plano de comunicação trabalha o posicionamento e orienta o conceito.

  • C.

    A elaboração de um plano de comunicação dispensa a colaboração da mídia e da criação.

  • D.

    O sucesso de uma campanha de propaganda só depende da criatividade das peças.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...